A A A C
email
Retornando 23 resultados para o mês de 'Setembro de 2017'

Terça-feira, 05/09/2017

Aprendendo a Fazer e Consumo Consciente

Tags: 7ªcre, projetos.

 

As turmas 1601 e 1602 do CIEP Dr. Adelino da Palma Carlos desenvolveram, nesse primeiro semestre, o tema Aprendendo a fazer e consumo consciente. Os alunos apresentaram no dia 12 de julho um desfile de roupas feitas com materiais reciclados  intitulado do lixo ao luxo  .

 

O projeto deste ano do CIEP Dr. Adelino da Palma Carlos está voltado à sustentabilidade. No primeiro bimestre foi trabalhado o tema: "Aprendendo a conviver" para que os alunos soubessem trabalhar em equipe, reconhecessem a importância do consumo consciente e tivessem conhecimentos para chegarem ao tema do segundo bimestre mais focados: "Aprendendo a fazer".

            As flores feitas de garrafas PET englobando os temas : Aprender a conviver e Aprender a fazer: SUSTENTABILIDADE
 

As turmas envolvidas no desfile de roupas foram as turmas 1601 e 1602 regidas pelas professoras Priscila Regina e Rosana Lúcia. E com assessoria da professora de artes Angélica.

 

Milena e João Pedro confeccionando os portas joias em formato de maçã com garrafas pet.

 

Turma 1601 participando da oficina de porta joia de maçã.

 

           Turma 1602 com as maçãs que fizeram para presentearem suas mães. 
 

Os objetivos principais foram:


- Sabendo conviver é possível em equipe,atingir os objetivos propostos sempre respeitando a opinião e a colocação do outro.
- Através da reciclagem podemos confeccionar objetos como : flores para enfeitar, porta joias em formato de maçã para presentar as pessoas mais queridas( como as mães) e por fim, confecionar as roupas em um trabalho de conscientização de reutilização.Onde foi possível a participação da família no projeto com os alunos.

 

Os alunos estiveram voltados neste primeiro semestre em diversas atividades, onde primeiramente foi necessário trabalhar a conscientização sobre reutilizar, reciclar e reaproveitar. Fizeram porta joias em formato de maçã , com garrafas PET para presentear as mães. E também construíram brinquedos como bilboquês e flores para enfeitar e também presentar. Tudo com materiais levados por eles mesmos. 

 

As alunas Raimunda, Milena e Suellen confeccionando os bilboquês. 

 

             Suellen, Gabriela, Daiane, Cláudia, Ruan, Israel, Adailton, Gustavo Henrique e João Pedro com os bilboquês de PET.                      

 

E por fim, no dia 12 de julho, os alunos apresentaram em um desfile: "Do lixo ao luxo " as peças criadas por eles, onde contaram com a participação de seus familiares.

Júri composto por professores e funcionários: Márcio e Mariana ( Inglês) , Adriana (Sala de leitura) , Simone ( diretora adjunta), Maria Célia ( merendeira readaptada e Angélica ( Artes). Em momento de premiação com os figurinos mais bem votados.
 

 

Parte superior:Looks finalistas: Rafael , Leandro, Raimunda, Kaylanne e Daianne e abaixo:Daianne, Milena, Grazielly, Vitória Conceição e Israel.

 

Primeiro lugar: Vitória Conceição
  

Milena: Segundo lugar (esquerda ) e  terceiro lugar: Raimunda (direita).

 

                     Foto maior:Alunas da turma 1601 nos bastidores aguardando para desfilarem.Camille, Adrycia, Isabelle, Gabriela, Maria Victoria e Samille.Na menor:Daianne e Gabriela com suas saias de guarda chuva.

 

Os alunos tiveram aproximadamente 1 mês e meio para criarem suas roupas. Foi um evento de grande alegria, onde toda a Unidade Escolar do CIEP Dr. Adelino da Palma Carlos pôde apreciar o resultado do esforço e dedicação destes alunos.

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

Contato do CIEP Dr. Adelino da Palma Carlos:

cieppalma@rioeduca.net

 

 

 


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 04/09/2017

Projeto Ioga na Escola

Tags: 6.ª cre, aqui é um lugar de paz, ioga na escola.

 

O Projeto Ioga na Escola vem sendo realizado desde o ano de 2015, no Ciep Doutor Adão Pereira Nunes, em Acari, pela professora Heloísa Helena Oliveira, com o objetivo de combater o alto índice de impaciência, intolerância e agressividade apresentado pelos alunos que, em média, possuíam 8 anos de idade.

Vamos ver como tudo aconteceu?

 

 Ioga na Escola em fevereiro de 2017

 

Diante do comportamento apresentado pelos alunos, a professora Heloísa realizou, em primeiro lugar, conversas coletivas e individuais com as crianças e, posteriormente com os responsáveis. Infelizmente, este bate-papo não gerou melhoras significativas para o desenvolvimento do trabalho com a turma. Contudo, ajudou a observar alguns pontos que foram essenciais para o planejamento do próximo passo: os estudantes desconheciam o que era ter paciência e não estavam acostumados com o diálogo.

 

A partir daí, a professora realizou jogos e atividades recreativas para estimular o espírito de equipe e a participação, porém, as agressões ocorriam também durante estas atividades. Ao partilhar o que estava vivenciando com colegas de profissão de outras unidades escolares, ela teve a ideia de iniciar com seus alunos a prática da Ioga; atividade esta que tinha acabado de entrar na sua rotina particular. “Pensei nas muitas variáveis e, percebi com um pouco de esforço, que talvez eles pudessem se interessar e gostar da nova atividade.” – relatou a professora Heloísa

 

Ioga na Escola em junho de 2015

 

Dia Internacional da Ioga - 2016

 

A animação da professora durou pouco: os alunos não conseguiam se concentrar; atrapalhavam uns aos outros. O desânimo bateu e, por um momento, ela pensou em desistir. Até que um aluno perguntou se a turma não teria mais aquela aula que deixava eles mais calmos. A alegria tomou conta da nossa incansável Heloísa, que viu no interesse daquele aluno que todo o seu esforço estava dando frutos e isso já era o suficiente para não desistir. Durante os dois meses iniciais, a prática da Ioga aconteceu quinzenalmente e, diante do interesse, começou a ser realizada semanalmente.

 

A prática da Ioga vem sendo utilizada, desde então, com o mesmo grupo de alunos, pelos quase três anos de projeto. Com o passar do tempo, a mudança no comportamento e no desempenho dos alunos eram visíveis tanto em sala de aula como fora dela; os casos de agressividade tiveram uma queda significativa. “Não queremos dizer aqui que a prática da Ioga zerou os casos de impaciência, intolerância e agressividade, mas a forma de se relacionar com o outro estava sofrendo transformações. Com a prática da Ioga, a taxa de casos de agressividade na turma caiu de forma considerável.”contou Heloísa Helena

 

Dia Internacional da Ioga - 2016

 

Novembro de 2016 - Aulão no Corredor / Entrevista sobre a Prática de Ioga - Julho de 2017

 

O projeto Ioga na Escola reuniu exercícios físicos e mentais que vem trazendo, desde o ano de 2015, muitos benefícios para a vida dos alunos do Ciep Doutor Adão Pereira Nunes: equilíbrio emocional; serenidade; diminuição da violência; melhor convivência social; concentração; melhora no aprendizado e fortalecimento muscular.

 

A cada ano novos desafios surgem e a prática de Ioga aparece como uma aliada na busca de uma cultura de Paz. Esperamos que esta experiência possa inspirar muitos professores e auxiliar em um real processo de transformação. Parabéns professora Heloísa por ser incansável na busca de uma educação que vai além dos muros da escola! Parabéns à toda equipe do Ciep Doutor Adão Pereira Nunes por estar sempre buscando novas formas de contribuir com a formação social e acadêmica de seus estudantes! É um orgulho tê-los na 6.ª CRE!

 

Quer saber um pouco mais sobre o projeto Ioga na Escola? Entre em contato com a professora Heloísa e com a equipe do Ciep Doutor Adão Pereira Nunes!

E-mail: cieppnunes@rioeduca.net

Telefone: 3372-5440

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 01/09/2017

E. M. Alfredo de Paula Freitas na Campanha "Aqui é um Lugar de Paz!"

Tags: 5ªcre, campanha, paz.

 

"O melhor caminho é o da Paz.
Porque é um caminho de amor,
de liberdade, de respeito e de justiça."
                                 (N. Rogero)

 

Com este pensamento a Escola Municipal Alfredo de Paula Freitas iniciou o Plano Anual de 2017, cujo objetivo geral é o desenvolvimento de uma cultura de Paz dentro do espeço da nossa U. E. e que possa ultrapassar os muros da mesma. Veja a seguir as principais ações da escola na campanha da paz implementada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 

 

Durante todo o mês de maio de 2017, foram desenvolvidas ações pedagógicas que levaram nossos alunos e toda a comunidade escolar a refletir através de discussões e tarefas específicas que acabaram por nortear uma bela culminância no dia 26 de maio, através de exposição de trabalhos e apresentações de corais dos alunos.

Foi elaborado um Plano de Ação da Escola visando atender e participar, junto à outras escolas da rede, na campanha "Aqui é um lugar de Paz" e também investir na busca de uma realidade pacífica dentro deste espaço, sendo este documento anexado como parte do Plano de Ação anual da Unidade escolar, seguindo o desenvolvimento do PPP que tem como tema "SUSTENTANDO A PAZ... EM BUSCA DE UM MUNDO MELHOR."

META: Trabalhar em parceria com todos os segmentos revendo e reavaliando questões internas, bem como planejar ações que promovam a cultura da paz dentro dos nossos espaços.

CULMINÂNCIA: 26 de maio - Exposição de trabalhos e apresentação de Coral de Algumas turmas.

 

A seguir, algumas ações desenvolvidas durante o mês de maio, antes da culminância desse projeto.

 

1ª ação | 10 de maio: Coordenação Pedagógica e Corpo Docente.

Abertura do Centro de Estudos com uma coversa sobre os últimos acontecimentos que geraram a necessidade de um movimento maior pela paz em nossa Cidade e uma dinâmica onde cada professor refletisse e complementasse a frase lema da campanha e considerassem este momento como passo inicial do nosso Plano de Ação.

2ª ação | 15 e 16 de maio: Professora de Artes (Profª Erika) e as turmas 1402, 1302 e 1303.

Cada aluno criou uma estampa colorida para a sua pomba mostrando que lugar de Paz é um lugar de alegria, de criatividade, de liberdade de expressão... As pombas coloridas formaram um lindo mural no pátio da U. E.

3ª ação | 16 de maio: Professora de Sala de Leitura, aluna do 6º ano, alunos da turma E. I. 51 e Classe Especial (Profª Lessine, Viviane, Vânier e aluna Vitória).

"Ouvi, gostei e vou recontar" - A aluna do 6º ano, orientada pela professora regente da Sala de Leitura, conta a história "Mil vivas para o amor" para a turma de Educação Infantil a sombra da árvore, no pátio da escola. Depois a mesma aluna conversou com os menores sobre o amor e a paz, sentimentos que estão sempre juntinhos  e de quanto é importante desenvolver os dois para a construção de um mundo melhor para todos nós.

4ª Ação | 19 de maio: Alunos e professora da Educação Infantil – Turma E.I 52 – Profª. Diana.

“Um Mundinho de Paz” A professora contou a história para a turma, conversou na rodinha sobre o tema Paz, fazendo com que cada aluno tenha oportunidade de colocar seu conhecimento sobre o tema e, por último, pediu a cada aluno que confeccionasse uma ilustração que substitua a capa do livro. As ilustrações foram colocadas em um mural na parte externa da sala.

     

5ª Ação | 15, 17 e 19 de maio: Sub-projeto das turmas do 1º Ano (integral) - Profª. Adalgisa e Elizângela.

Dia 15 (Profª Adalgisa) - Cada aluno representou o significado da PAz através de um desenho. Os desenhos elaborados pela turma se transformaram em um lindo livro que foi colocado em exposição. 

Com a turma da professora Elizângela foi realizada uma atividade que partiu do desenho e recorte do contorno da mão de cada aluno que foi transformado em uma pomba, que formaram um cartaz que foi colocado em exposição na culminância.

Dia 17 – A professora propôs a turma que escutasse a música “A Paz” e depois recortassem de revistas, distribuidas pela mesma, figuras que tenham alguma relação com a música ouvida. Depois de recortadas, as figuras foram coladas em um cartaz formando uma grande Pomba da Paz.

Dia 19 – A turma assistiu um video selecionado pela professora “Nosso Amigo – Eu quero a Paz”.  Conversaram sobre o que entenderam do video, qual mensagem foi passada para eles e porque a Paz é tão importante para todos.

6ª Ação | 25 de maio: Professoras e turmas do 5º Ano – Profª. Viviane, Danielle e Aline.

Proposta de produção textual em forma de versos, confeccão de uma pomba de papel oficio que se juntou com as demais até formar uma cortina para exposição. Ouvimos e debatemos a mensagem da música ”Paz” – Roupa Nova.

7ª Ação | 25 de maio: Professora e alunos da turma 1401 – Professora Denise.

Apresentação da música “Paz pela Paz” de Nando Cordel para todos ouvirem. Conversa sobre a mensagem da música e confecção de um cartaz com produções individuais dos alunos sobre o tema. 

8ª Ação | 24 de maio: Professora e alunos da turma 1302 – Professora Adeli.

A turma assistiu o vídeo “O nervosinho”, encenaram algumas partes da história, conversaram sobre o problema apresentado e depois escreveram um bilhete a um amigo sugerindo que assista ao vídeo. No final a professora desenvolveu com a turma a dinâmica “Onde está a Paz”, fazendo com que os alunos reconheçam que a paz é importante em todos os lugares e para todos.

9ª Ação | de 19 até 26 de maio: Alunos das turmas de 6º Ano – Professoras Flávia e Andréa.

Os alunos ouviram a música “A Paz” e foram levados a interpretar a mensagem encontrada na letra da música. Depois de um debate sobre o assunto, os alunos foram estimulados a criarem pequenos textos refletindo sobre as seguintes questões: “O que é a Paz para você?” e “ Quais ações podem nos trazer a Paz?” Os textos produzidos fizeram parte de vários cartazes que foram expostos na Culminância do projeto.

10ª Ação | 22 de maio: Alunos das turmas 1301 e 1303 – Professora Regina.

Partir do diálogo sobre a amizade e paz, deixando com que os alunos expressem suas opiniões. Pedimos que construíssem uma frase a partir de uma gravura que demonstre o tema debatido e pintassem a mesma ( atividade da turma 1303). Após o diálogo, pedimos que os alunos selecionassem, dentro de um conjunto de gravuras trazidas pela professoras, figuras que mostram a presença da paz e outras que mostrem a ausência da mesma, depois produziram uma frase coletiva para cada grupo de gravuras e no final, construiram um belo cartaz ( atividade da turma 1301).

11ª Ação | 23 de maio: Alunos da turma 1402 – Professora Nara.

A professora questionou a turma sobre o que seria um mundo pacífico para cada um, debateu as opiniões colocadas pelos alunos e depois pediu para cada um produzir um texto colocando sua opinião sobre o tema. As produções foram colocadas em um cartaz para exposição na sala e na Culminância.

12ª Ação | 24 e 25 de maio (respectivamente nas turmas): Alunos das turmas 1201 e 1202 e Professora Kelly.

Ouvir a música “A Paz” com a turma, conversar informalmente colocando exemplos simples de atitudes que promovam a paz, ouvindo as opiniões dos alunos e, por último, a professora lançou a proposta de uma produção textual. As produções foram lidas e colocadas em um cartaz para exposição.

13ª Ação – Alunos da E.I 51 – Professora Viviane.

“Semeando para sustentar a Paz”. A professora confeccionou junto com os alunos um cartaz com vários tipos de sementes, mostrando a importância do semear. Depois todos plantaram “sementes” de feijão para que pudessem observar o desenvolvimento da mesma. Como forma de multiplicar a ação, a professora distribuiu sementes para os responsáveis, motivando-os para que cada um faça a sua parte. 

14ª Ação – Realização da Festa Julina - Arraiá da Paz

Todos os professores se mobilizarão para realizar apresentações de danças que representem a diversidade do nosso país em relação a cultura popular.

Todos os professores se mobilizaram para realizar apresentações de danças que representem a diversidade do nosso país em relação a cultura popular.Além das apresentações,no nosso Arraiá da Paz, os responsáveis encontrarão barraquinhas de brincadeiras e comidas típicas para se divertirem junto com seus filhos num ambiente de muita Paz e alegria. 

Texto enviado pela Coordenadora Pedagógica Marta Carvalho.

 

Parabéns pelo reconhecido trabalho de qualidade da escola e pelo engajamento de toda a comunidade escolar na campanha "Aqui é um lugar de paz" da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 

Sobre a escola:

Unidade Escolar: E/CRE(05.14.011) - Escola Municipal Alfredo de Paula Freitas

Diretora: Rita de Cassia Braga de Souza

Diretora adjunta - Maria Luzia do Nascimento Barros

Coordenadora Pedagógica- Marta Carvalho de Oliveira Gomes

Endereço: Rua Gustavo de Andrade 290, Irajá

Telefone: 3372-5009 | 3372-5139

E-mail: empfreitas@rioeduca.net
 

 

 

Gostou da publicação? Deixe seu comentário aqui, pois ele é muito importante para nós!

Sua escola realizou algum projeto interessante? Entre em contato com o Rioeducador da sua CRE.

 


   
           



Yammer Share