A A A C
email
Retornando 46 resultados para o mês de 'Setembro de 2017'

Segunda-feira, 04/09/2017

Encontro de Professores - Concurso de Redação Wizo - RJ

Tags: concurso, redação, wizo.

 

A Coordenadoria de Educação, por meio da Equipe da Gerência de Projetos Extensão Curricular, vem divulgar o Encontro de Professores referente ao Concurso de Redação Wizo - RJ.

 

O Encontro tem o objetivo informar e apresentar o desenvolvimento do tema - “Florestamento e Reflorestamento em Israel – Desafios e Soluções”, divulgado no Regulamento do Concurso de Redação Wizo - RJ (abaixo).

O encontro será realizado no próximo dia 11 de setembro de 2017, no CASS – Rua Afonso Cavalcanti, n.º 455, 4.º andar - sala 425 - Cidade Nova, de 9h às 13h.

Serão oferecidas 33 (trinta e três) vagas para Professores do 6.º ao 9.º anos que participarão do Concurso de Redação Wizo - RJ. Sendo destinada 3 (três) vagas para cada E/CRE. O convite é extensivo aos representantes da E/CRE/GED. Recomendamos que as escolas, dentro de suas possibilidades, organizem estratégias para viabilizar a participação dos Professores no referido Encontro.

 

As inscrições deverão ser efetuadas pelo link https://goo.gl/forms/I2x86XQGTT0CHZlY2 , até que seja atingido o limite de vagas por E/CRE.

 

Ressaltamos que se trata de uma importante oportunidade para discussão sobre o Regulamento Concurso de Redação Wizo - RJ e do tema a ser trabalhado na redação.

 

Contamos, ainda, com a colaboração dos/das representantes das E/CRE/GED na divulgação dessa ação, junto aos Professores, com vistas à plena participação de todos.

 


Atenciosamente,


Equipe da Gerência de Projetos de Extensão Curricular 

 

 

REGULAMENTO

 

 

Fonte da imagem: http://www.conexaoisrael.org/israel-refloresta-o-negev/2015-02-04/yairmau


   
           



Yammer Share

Sábado, 02/09/2017

Produções da Rede Pública Selecionadas Pelo Festival Internacional Pequeno Cineasta

Tags: midias, cinema, produções.

 

Seis produções da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro foram selecionadas pelo Festival Internacional Pequeno Cineasta e serão exibidas de 18 a 28 de outubro durante a realização da mostra na cidade do Rio de Janeiro.

 

Parabéns aos realizadores!!!

 

MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL CRIANÇAS

CIRANDA DO CARANGUEJO – E.M. Vieira Fazenda

PRETO NO BRANCO – E.M. Roberto Burle Marx

ÁGUA É H2O SEM ELA FICA MUITO PIOR - E.M. Senador João Lira Tavares


MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL JOVEM

CURVADOS – E.M. Comunidade Vargem Grande


MOSTRA NÃO COMPETITIVA SUSTENTE SUA HISTÓRIA

ME ENSINA OLHAR - E.M. Francisco Manoel

UMA ÍNDIA NA CIDADE - E.M. França

CIRANDA DO CARANGUEJO – E.M. Vieira Fazenda

ÁGUA É H2O SEM ELA FICA MUITO PIOR - E.M. Senador João Lira Tavares

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 01/09/2017

E. M. Alfredo de Paula Freitas na Campanha "Aqui é um Lugar de Paz!"

Tags: 5ªcre, campanha, paz.

 

"O melhor caminho é o da Paz.
Porque é um caminho de amor,
de liberdade, de respeito e de justiça."
                                 (N. Rogero)

 

Com este pensamento a Escola Municipal Alfredo de Paula Freitas iniciou o Plano Anual de 2017, cujo objetivo geral é o desenvolvimento de uma cultura de Paz dentro do espeço da nossa U. E. e que possa ultrapassar os muros da mesma. Veja a seguir as principais ações da escola na campanha da paz implementada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 

 

Durante todo o mês de maio de 2017, foram desenvolvidas ações pedagógicas que levaram nossos alunos e toda a comunidade escolar a refletir através de discussões e tarefas específicas que acabaram por nortear uma bela culminância no dia 26 de maio, através de exposição de trabalhos e apresentações de corais dos alunos.

Foi elaborado um Plano de Ação da Escola visando atender e participar, junto à outras escolas da rede, na campanha "Aqui é um lugar de Paz" e também investir na busca de uma realidade pacífica dentro deste espaço, sendo este documento anexado como parte do Plano de Ação anual da Unidade escolar, seguindo o desenvolvimento do PPP que tem como tema "SUSTENTANDO A PAZ... EM BUSCA DE UM MUNDO MELHOR."

META: Trabalhar em parceria com todos os segmentos revendo e reavaliando questões internas, bem como planejar ações que promovam a cultura da paz dentro dos nossos espaços.

CULMINÂNCIA: 26 de maio - Exposição de trabalhos e apresentação de Coral de Algumas turmas.

 

A seguir, algumas ações desenvolvidas durante o mês de maio, antes da culminância desse projeto.

 

1ª ação | 10 de maio: Coordenação Pedagógica e Corpo Docente.

Abertura do Centro de Estudos com uma coversa sobre os últimos acontecimentos que geraram a necessidade de um movimento maior pela paz em nossa Cidade e uma dinâmica onde cada professor refletisse e complementasse a frase lema da campanha e considerassem este momento como passo inicial do nosso Plano de Ação.

2ª ação | 15 e 16 de maio: Professora de Artes (Profª Erika) e as turmas 1402, 1302 e 1303.

Cada aluno criou uma estampa colorida para a sua pomba mostrando que lugar de Paz é um lugar de alegria, de criatividade, de liberdade de expressão... As pombas coloridas formaram um lindo mural no pátio da U. E.

3ª ação | 16 de maio: Professora de Sala de Leitura, aluna do 6º ano, alunos da turma E. I. 51 e Classe Especial (Profª Lessine, Viviane, Vânier e aluna Vitória).

"Ouvi, gostei e vou recontar" - A aluna do 6º ano, orientada pela professora regente da Sala de Leitura, conta a história "Mil vivas para o amor" para a turma de Educação Infantil a sombra da árvore, no pátio da escola. Depois a mesma aluna conversou com os menores sobre o amor e a paz, sentimentos que estão sempre juntinhos  e de quanto é importante desenvolver os dois para a construção de um mundo melhor para todos nós.

4ª Ação | 19 de maio: Alunos e professora da Educação Infantil – Turma E.I 52 – Profª. Diana.

“Um Mundinho de Paz” A professora contou a história para a turma, conversou na rodinha sobre o tema Paz, fazendo com que cada aluno tenha oportunidade de colocar seu conhecimento sobre o tema e, por último, pediu a cada aluno que confeccionasse uma ilustração que substitua a capa do livro. As ilustrações foram colocadas em um mural na parte externa da sala.

     

5ª Ação | 15, 17 e 19 de maio: Sub-projeto das turmas do 1º Ano (integral) - Profª. Adalgisa e Elizângela.

Dia 15 (Profª Adalgisa) - Cada aluno representou o significado da PAz através de um desenho. Os desenhos elaborados pela turma se transformaram em um lindo livro que foi colocado em exposição. 

Com a turma da professora Elizângela foi realizada uma atividade que partiu do desenho e recorte do contorno da mão de cada aluno que foi transformado em uma pomba, que formaram um cartaz que foi colocado em exposição na culminância.

Dia 17 – A professora propôs a turma que escutasse a música “A Paz” e depois recortassem de revistas, distribuidas pela mesma, figuras que tenham alguma relação com a música ouvida. Depois de recortadas, as figuras foram coladas em um cartaz formando uma grande Pomba da Paz.

Dia 19 – A turma assistiu um video selecionado pela professora “Nosso Amigo – Eu quero a Paz”.  Conversaram sobre o que entenderam do video, qual mensagem foi passada para eles e porque a Paz é tão importante para todos.

6ª Ação | 25 de maio: Professoras e turmas do 5º Ano – Profª. Viviane, Danielle e Aline.

Proposta de produção textual em forma de versos, confeccão de uma pomba de papel oficio que se juntou com as demais até formar uma cortina para exposição. Ouvimos e debatemos a mensagem da música ”Paz” – Roupa Nova.

7ª Ação | 25 de maio: Professora e alunos da turma 1401 – Professora Denise.

Apresentação da música “Paz pela Paz” de Nando Cordel para todos ouvirem. Conversa sobre a mensagem da música e confecção de um cartaz com produções individuais dos alunos sobre o tema. 

8ª Ação | 24 de maio: Professora e alunos da turma 1302 – Professora Adeli.

A turma assistiu o vídeo “O nervosinho”, encenaram algumas partes da história, conversaram sobre o problema apresentado e depois escreveram um bilhete a um amigo sugerindo que assista ao vídeo. No final a professora desenvolveu com a turma a dinâmica “Onde está a Paz”, fazendo com que os alunos reconheçam que a paz é importante em todos os lugares e para todos.

9ª Ação | de 19 até 26 de maio: Alunos das turmas de 6º Ano – Professoras Flávia e Andréa.

Os alunos ouviram a música “A Paz” e foram levados a interpretar a mensagem encontrada na letra da música. Depois de um debate sobre o assunto, os alunos foram estimulados a criarem pequenos textos refletindo sobre as seguintes questões: “O que é a Paz para você?” e “ Quais ações podem nos trazer a Paz?” Os textos produzidos fizeram parte de vários cartazes que foram expostos na Culminância do projeto.

10ª Ação | 22 de maio: Alunos das turmas 1301 e 1303 – Professora Regina.

Partir do diálogo sobre a amizade e paz, deixando com que os alunos expressem suas opiniões. Pedimos que construíssem uma frase a partir de uma gravura que demonstre o tema debatido e pintassem a mesma ( atividade da turma 1303). Após o diálogo, pedimos que os alunos selecionassem, dentro de um conjunto de gravuras trazidas pela professoras, figuras que mostram a presença da paz e outras que mostrem a ausência da mesma, depois produziram uma frase coletiva para cada grupo de gravuras e no final, construiram um belo cartaz ( atividade da turma 1301).

11ª Ação | 23 de maio: Alunos da turma 1402 – Professora Nara.

A professora questionou a turma sobre o que seria um mundo pacífico para cada um, debateu as opiniões colocadas pelos alunos e depois pediu para cada um produzir um texto colocando sua opinião sobre o tema. As produções foram colocadas em um cartaz para exposição na sala e na Culminância.

12ª Ação | 24 e 25 de maio (respectivamente nas turmas): Alunos das turmas 1201 e 1202 e Professora Kelly.

Ouvir a música “A Paz” com a turma, conversar informalmente colocando exemplos simples de atitudes que promovam a paz, ouvindo as opiniões dos alunos e, por último, a professora lançou a proposta de uma produção textual. As produções foram lidas e colocadas em um cartaz para exposição.

13ª Ação – Alunos da E.I 51 – Professora Viviane.

“Semeando para sustentar a Paz”. A professora confeccionou junto com os alunos um cartaz com vários tipos de sementes, mostrando a importância do semear. Depois todos plantaram “sementes” de feijão para que pudessem observar o desenvolvimento da mesma. Como forma de multiplicar a ação, a professora distribuiu sementes para os responsáveis, motivando-os para que cada um faça a sua parte. 

14ª Ação – Realização da Festa Julina - Arraiá da Paz

Todos os professores se mobilizarão para realizar apresentações de danças que representem a diversidade do nosso país em relação a cultura popular.

Todos os professores se mobilizaram para realizar apresentações de danças que representem a diversidade do nosso país em relação a cultura popular.Além das apresentações,no nosso Arraiá da Paz, os responsáveis encontrarão barraquinhas de brincadeiras e comidas típicas para se divertirem junto com seus filhos num ambiente de muita Paz e alegria. 

Texto enviado pela Coordenadora Pedagógica Marta Carvalho.

 

Parabéns pelo reconhecido trabalho de qualidade da escola e pelo engajamento de toda a comunidade escolar na campanha "Aqui é um lugar de paz" da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 

Sobre a escola:

Unidade Escolar: E/CRE(05.14.011) - Escola Municipal Alfredo de Paula Freitas

Diretora: Rita de Cassia Braga de Souza

Diretora adjunta - Maria Luzia do Nascimento Barros

Coordenadora Pedagógica- Marta Carvalho de Oliveira Gomes

Endereço: Rua Gustavo de Andrade 290, Irajá

Telefone: 3372-5009 | 3372-5139

E-mail: empfreitas@rioeduca.net
 

 

 

Gostou da publicação? Deixe seu comentário aqui, pois ele é muito importante para nós!

Sua escola realizou algum projeto interessante? Entre em contato com o Rioeducador da sua CRE.

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 01/09/2017

III Seminário do PSE Carioca – Cuidar de Si, Cuidar do Outro, Cuidar do Ambiente

 

Circular E/SUBE/CED N.º 52


Rio de Janeiro, 29 de agosto de 2017. Assunto: III Seminário do PSE Carioca – Cuidar de Si, Cuidar do Outro, Cuidar do Ambiente

Senhor(a) Coordenador(a) de E/CRE,
Senhor(a) Gerente da E/CRE/GED,
Senhor(a) Diretor(a) de Unidade Escolar,
Senhor(a) Professor(a) Regente,

 

A Equipe do PSE Carioca das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos, como encerramento do “Mês do Autocuidado”, vem divulgar, através da Coordenadoria de Educação, o III Seminário do PSE Carioca: Cuidar de Si, Cuidar do Outro, Cuidar do Ambiente.


Data: 5 de setembro de 2017

Horário: 8h às 16h

Local: Auditório I do Hospital Federal dos Servidores do Estado

Endereço: Rua Sacadura Cabral, 178, Gambôa - Rio de Janeiro

 

2. O Seminário contará com a apresentação de experiências exitosas desenvolvidas, nas escolas da Rede, por profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos e por outros parceiros.


3. As apresentações foram selecionadas pelos representantes dos NSECs – Núcleos Regionais de Saúde na Escola e na Creche. Contaremos, também, com a apresentação de outros convidados.


4. Será disponibilizado o seguinte quantitativo de vagas por E/CRE:

  • 1 vaga para o Coordenador da E/CRE ou Assessor
     
  • 1 vaga para o Gerente de Educação
     
  • 1 ou 2 vagas para os Representantes do NSEC – Educação
     
  • 2 vagas para os Representantes dos Conselhos (Professores, Funcionários, Responsáveis ou Alunos)
     
  • 8 vagas para outros Representantes das Unidades Escolares, a critério de cada Coordenadoria Regional de Educação


5. Para o Nível Central será disponibilizado um total de 20 (vinte) vagas. Outros profissionais interessados também poderão se inscrever.

 

6. As inscrições dos representantes da Educação deverão ser realizadas até o próximo dia 1.º de setembro (ou até o término das vagas), através do link https://goo.gl/forms/62Q97qnLVSdX3LO22. Este link também estará disponibilizado no Portal Rioeduca (www.rioeduca.net).

 

7. Considerando a importância desta iniciativa, contamos com a ampla participação e divulgação junto às Unidades Escolares.

 

8. Em anexo, o CONVITE/PROGRAMAÇÃO.


Atenciosamente,


Elisabete Gomes Barbosa Alves
Assessora do PSE Carioca – E/SUBE/CED/PSE
Matr. 11/147.196-0


Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos
Coordenadora da E/SUBE/CED
Matr. 70/193.141-9


   
           



Yammer Share