A A A C
email
Retornando 46 resultados para o mês de 'Setembro de 2017'

Quarta-feira, 27/09/2017

Design for Change e Criativos da Escola: Visita à Levy Miranda e Seminário

Tags: criativos, seminário, gite.

 

A Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional (GITE), a Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire e a MultiRio, em parceria com o Criativos da Escola e o Instituto Alana, promoveram um dia dedicado ao Design for Change, incluindo visita à E. M. Levy Miranda e um Seminário para professores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 

Kiran Sethi, idealizadora do movimento global Design for Change.

 

Criado pela indiana Kiran Bir Sethi (foto acima), o Design for Change é um movimento global que tem por objetivo oferecer às crianças e jovens a oportunidade de se tornarem mais atuantes na transformação de sua própria realidade. A ideia é que possam impulsionar mudanças em suas comunidades, desencadeando sua superpotência 'EU POSSO'.

No Brasil, o movimento é representado pelo Criativos da Escola, um braço do Instituto Alana. O Criativos promove anualmente um desafio que visa premiar projetos em escolas

Em 2016, a GITE iniciou a parceria com o Criativos para divulgação do Desafio, visando incentivar escolas municipais do Rio de Janeiro a realizarem e inscreverem seus projetos. A E. M. Levy Miranda, localizada na Pavuna, foi uma das 11 vencedoras com o projeto Solta esse Black, concorrendo com escolas públicas e particulares de todo país. Os alunos e a professora Pâmela Souza foram à Salvador receber o prêmio (R$ 500,00 para a educadora e R$ 1.500,00 para a escola desenvolver o projeto) e também para participarem de oficinas junto com alunos das outras escolas vencedoras, o que permitiu uma troca de experiências entre eles.

No dia 25/10/2017 foi realizado um Seminário na Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire, que teve como objetivo apresentar para professores da rede o conceito do Design for Change, experiências exitosas e a importância de pensar inovação colocando "mão na massa". O evento contou com cobertura e transmissão ao vivo pelo Portal da MultiRio.  

 

 

Professora Pâmela Souza, Gabriel Salgado e Angélica Garcia (Criativos da Escola), Gisele Cordeiro (Gerente da GITE) e Carolina Pasquali (Diretora de Comunicação do Instituto Alana).

 

Além do Seminário, Kiran fez uma visita à E. M. Levy Miranda para conhecer o projeto e os alunos que participaram e participam do mesmo. A Escola preparou ainda uma apresentação para a visita.

 

Visita da Kiran à E. M. Levy Miranda. Na foto vemos alunos, o professor Alexandre Rodrigues (representante da SME), Nilu (acompanhante da Kiran), Kiran e Carolina Pasquali.

 

A Direção da E. M. Levy Miranda e seus alunos, que fizeram uma apresentação pra Kiran, além das alunas que participaram do projeto "Solta esse Black".

Equipe GITE, Criativos e professora Pâmela Souza.


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 27/09/2017

Twittaço Literário!

Tags: twittaço, literário, mídias.

 

 

Twittaço do André!

 

Sexta-feira, 29/09, é dia de Twittaço Literário!

Desta vez, o homenageado é André Neves, autor premiado e consagrado da Literatura Infantil.

Vamos twittar sobre sua obra, com citações, entrevistas, vídeos, fotos, links e curiosidades do grande ilustrador!

 

 

Esta é uma ação do Programa Rio, uma cidade de leitores, da Gerência de Mídia-Educação/SME-RJ.

 

Siga @RiodeLeitores e use #RiodeLeitores nos seus tweets.

 

Participe! A gente se encontra no Twitter! Até lá!

 

 

TWITTAÇO LITERÁRIO

 

O QUE É?

 O “Twittaço Literário” é uma iniciativa do Programa Rio, uma cidade de Leitores, voltada para a mobilização virtual, a partir das Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais, em torno de um autor ou tema sugerido, realizada desde 2015. 

 

COMO FUNCIONA?

- As Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais convidam todos os interessados na sua própria unidade a participarem do Twittaço, publicando, ao longo do dia indicado, citações, dicas de links ou comentários sobre o autor ou tema definido previamente pela Gerência de Mídia-Educação.

- Os Twittaços serão realizados sempre na última sexta-feira de cada mês, de acordo com cronograma específico. O próximo Twittaço acontecerá no dia 29 de setembro/2017, em homenagem a André Neves, grande ilustrador da Literatura Infantil.

Os interessados podem participar com a publicação de mensagens relativas ao tema definido, ao longo do dia estabelecido, usando uma hashtag (#): #RiodeLeitores e seguindo o perfil @Riodeleitores no Twitter. Vale Twittar e Retwittar citações, depoimentos, fotos, dicas de livros, vídeos, sites, blogs e curiosidades sobre o autor e sua obra ou sobre o tema indicado.

-Todas as Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais da Rede devem participar com seu twitter próprio (institucional), já existente ou criado para a atividade.

- A participação de alunos, professores e demais interessados é voluntária, com seus próprios endereços de twitter ou com o twitter da sua Sala de Leitura/Biblioteca. Poderão ser utilizados os computadores existentes nas escolas (salas de aula, sala de leitura e laboratório de informática) e Bibliotecas ou, ainda, participar por meios próprios com celulares ou tablets, por exemplo.

- Os professores podem aproveitar o Twittaço para a realização de atividades de preparação ou de desdobramento com os alunos, por exemplo: realização de pesquisas prévias nas salas de leitura para organizar as mensagens que serão postadas; discussão sobre as postagens lidas ao longo do dia; tabulação de número de mensagens postadas pela escola que foram retwuittadas etc.
 

PASSO A PASSO PARA PARTICIPAR DO TWITTAÇO LITERÁRIO:

1- Criar o Twitter da Sala de Leitura/Biblioteca Escolar Municipal ou seu próprio perfil;

2- Seguir, pelo twitter criado, o perfil @RioedeLeitores;

3- Divulgar a atividade, convidando a comunidade escolar e os leitores em geral para participarem;

4- No dia combinado, publicar suas mensagens sobre o autor/ tema indicado, sem esquecer de colocar #Riodeleitores ao final da mensagem. Também é possível retwittar as mensagens de outros participantes.

5- Todos podem participar com quantas postagens desejar. Bom twittaço! Boas leituras!

 

Márcia Romualdo

E/SUBE/CED/Mídia-Educação

 

  


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/09/2017

Aqui É um Lugar de Paz – 2ªCRE

Tags: 2ªcre, paz.

 

As unidades escolares da 2ªCRE continuam realizando ações e participando ativamente da campanha “Aqui É um Lugar de Paz”.

 

A campanha “Aqui É um Lugar” de paz tem como objetivo promover ações que levem a comunidade escolar a uma reflexão sobre atitudes que tornem o ambiente escolar e o local onde se vive em um lugar de paz. Ao longo do primeiro semestre nossas escolas desenvolveram várias atividades sobre o assunto e podem ser conferidas clicando aqui. Estas ações continuam ativamente durante o segundo semestre.

A Escola Mario da Veiga Cabral procura sempre discutir junto a seus alunos o tema “Paz” em suas inúmeras possibilidades: a paz consigo mesmo, a paz com o outro, a paz com o planeta. Ao abordar esse tema, a unidade escolar procura incentivar reflexões e ações de promoção da paz que ganham forma nas brincadeiras, nas cantigas, na produção textual, na leitura, na relação com o outro. E assim, poder dizer que o espaço escolar “é um lugar de paz”.

 

Produção textual: "Eu promovo a paz quando..."

 

A Escola Panamá desenvolveu atividades sobre o tema reunindo as aulas de Educação Física, professora Nanci Pimenta, e Inglês, professora Michele Borges. Os participantes foram os alunos das turmas 1.401 e 1.501.

A atividade envolveu os responsáveis e os alunos das turmas em uma dinâmica de Jogos Cooperativos. Estes jogos buscam a união do grupo para vencer desafios propostos, além de propiciar situações de alegria e descontração.

O objetivo é experimentar uma vivência de respeito mútuo na proposição de soluções de atividades motoras de superação de obstáculos.

 

Professores e alunos durante os Jogos Cooperativos.

 

No mês de agosto,  alunos, professores, funcionários e responsáveis da Escola Pedro Ernesto, EDI Rubem Braga, Escola México e CIEP Presidente Agostinho Neto reuniram-se para dar um abraço a uma praça localizada no mesmo bairro das unidades escolares. Neste ato foi representando o desejo de paz não só dentro das escolas, mas também no ambiente onde vivem.

 

Abraço coletivo em busca da paz.

 

No dia 17 de agosto os alunos da Escola Prudente de Moraes, reuniram-se para apresentar um teatro com a peça “O Mágico de Oz”. A adaptação do texto foi feita pela professora Maria Izabel, da Sala de Leitura.

No pátio da escola também houve exposição de vários trabalhos realizados durantes as aulas e apresentação da música “A Paz”, grupo Roupa Nova, numa atividade integrada entre as aulas de Inglês e Educação Física. Os responsáveis foram convidados a participar e prestigiar o trabalho do professores e educandos.

 

Apresentação de teatro.
 

A equipe da Escola Shakespeare celebrou a Paz em um evento no dia 17 de agosto, aproveitando o plano anual que busca o resgate da infância através de brincadeiras, músicas e histórias infantis.

Assim, a equipe pedagógica levou os alunos para brincar de roda na praça próximo a escola. O entrelace das mãos remeteu a sentimentos de união sem discriminações raciais, culturais sociais ou religiosas.

Os alunos do 5º ano caminharam e auxiliaram nos cuidados com os pequenos da Educação Infantil. Entre as cantigas de roda, a escola trabalhou com os alunos a versão boa da música "Atirei o Pau no Gato", levando a uma reflexão sobre o amor e o respeito aos animais.

 

Atividades realizadas na praça próxima a escola.

 

Na Escola Abelardo Chacrinha Barbosa as atividades sobre o tema “Aqui É um Lugar de Paz”, foram realizadas com o auxílio da comunidade escolar e culminou em um evento com contação de história, presença dos responsáveis e produção de faixas produzidas com total empenho dos alunos, professores e funcionários.

A professora Francisca, regente na unidade escolar, enviou ao portal Rioeduca um relato da Agente Educadora, Sonia Licurgo da Silva, que conta em seu texto o movimento realizado na unidade escolar para o sucesso do projeto “Aqui É um Lugar de Paz”. Este relato pode ser conferido clicando aqui.

 

Ações da campanha "Aqui É um Lugar de Paz"

 

 

Agradecemos as unidades escolares que nos enviaram relatos das atividades realizadas.

 

Os contatos das unidades escolares são:

Escola Mario da Veiga Cabral  emvcabral@rioeduca.net

Escola Panamá empanama@rioeduca.net 

Escola Pedro Ernesto emernesto@rioeduca.net

EDI Rubem Braga jirbraga@rioeduca.net

Escola México emmexico@rioeduca.net

CIEP Presidente Agostinho Neto ciepaneto@rioeduca.net

Escola Prudente de Moraes empmoraes@rioeduca.net

Escola Shakespeare emshakespeare@rioeduca.net

Escola Abelardo Chacrinha Barbosa emchacrinha@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/09/2017

Desfile Cívico: 450 anos da Ilha do Governador

Tags: 11ªcre, desfile, cívico.

 

No dia 05 de Setembro a Ilha do Governador completou 450 anos e os alunos da rede pública municipal não poderiam ficar de fora da comemoração! As escolas da 11ª CRE exibiram seus trabalhos e atividades no Desfile Cívico. CONFIRA!

 

A 11ª Coordenadoria Regional de Educação (11ª CRE) realizou o concurso de Logo dos 450 anos da Ilha do Governador. A aluna Jéssica Cristina da E.M. Dunshee de Abranches teve seu desenho selecionado, servindo de inspiração não só para os meios de comunicação da festa, como também para o bolo que foi cortado após o desfile cívico.

 

Da esquerda para a direita: Professora Dalva Lisboa, aluna Jéssica Cristina, Buchecha e a diretora Gisella Fernandez

 

O concurso consistia em promover, entre os alunos das escolas municipais da Ilha, uma imagem criativa utilizando o número “450”.

 

Folder de divulgação

 

Além do Desfile Cívico, foram realizados diversos serviços gratuitos para a população, tais como: emissão de carteira de trabalho e aferição de pressão. A banda da Guarda Municipal e o cantor Buchecha também de apresentaram, assim como apresentações de DJ.

 

GEC Anísio Teixeira

 

Veja fotos de mais algumas escolas participantes:

 

CIEP Olga Benário Prestes

 

E.M. Padre José de Anchieta

 

Creche Municipal Stella Maris

 

E.M. Cândido Portinari

 

E.M. Professora Lavínia de Oliveira Escragnolle Dória

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: Gerência de Educação da 11ªCRE

Telefone: (021) 3383-8144 

 

 

 

Contato para publicações:

 


   
           



Yammer Share