A A A C
email
Retornando 46 resultados para o mês de 'Setembro de 2017'

Terça-feira, 26/09/2017

Agendamento de Visitações do Museu Itinerante De Neurociências - “Dia Do Cérebro”

Tags: museu, cérebro, edital.

 

O projeto Museu Itinerante de Neurociências (MIN), de Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), leva até as escolas da cidade do Rio de Janeiro e dos municípios da região metropolitana o “Dia do Cérebro”.

Inscreva sua Escola!

 

 

 

O projeto Museu Itinerante de Neurociências (MIN), de Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN – Registro SIGProj N°: 223684.1147.86166.15022016), leva até as escolas da cidade do Rio de Janeiro e dos municípios da região metropolitana o “Dia do Cérebro”, um conjunto de atividades práticas e palestras focadas na promoção da alfabetização/educação/divulgação científica. O projeto tem por finalidade oferecer os primeiros contatos de alunos e visitantes com fundamentos básicos de neurociências, auxiliando a formação de conhecimentos que poderão ser recuperados, posteriormente, durante o ensino formal.

O MIN vai às escolas e aos espaços não formais de ensino uma vez por mês, sempre às sextas feiras, a visita começa pela manhã com a chegada dos integrantes do MIN e montagem de todas as oficinas para que as atividades ocorram no turno da tarde (de 13:00 às 17:00 hs).
 

Datas Importantes

18/09/2017 a 30/11/2017: Período de inscrição. Envio de fotos do local e da documentação assinada.

19/09/2017 05/12/2017Confirmação do recebimento da documentação.

09/12/2017: Divulgação das instituições selecionadas, até as 23:59, com distribuição conforme calendário divulgado no site: http://www.cienciasecognicao.org/min.

Entre Dezembro/2017 e Janeiro/2018: Agendamento das visitas técnicas às instituições selecionadas, para os períodos de fevereiro (para as instituições seleciondas para o 1o. semestre) e julho (para as instituições seleciondas para o 2o. semestre).

 

Leia o Edital na ítengra e realize as inscrições pelo link: 

http://www.cienciasecognicao.org/min/?page_id=19


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 25/09/2017

Tech Aula:Robótica em Sala

Tags: 1ªcre, projetos, eventos, inovação, tecnologia, ginásiocarioca.

 

Disciplina Eletiva de Robótica promove Valorização do Espaço Escolar.


Formado em matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o professor Thiago Fortunato, que atua no Ginásio Carioca Celestino da Silva, no Centro da Cidade Maravilhosa, implementou na unidade a disciplina eletiva denominada Tech Aula , para alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental.


Tendo como um dos objetivos desenvolver o raciocínio lógico a partir da programação aliada à robótica, a ideia da disciplina TECH AULA surgiu a partir de uma formação que foi realizada na escola, promovida pela RECODE, parceria com a GITE, a Gerência de Inovação e Tecnologia, da Secretaria Municipal de Educação. O projeto chamado TEC ESCOLA levou para os professores do ginásio informações valiosas sobre como eles poderiam utilizar a tecnologia para engajar os alunos.


A partir dessa formação, professor Thiago começou a pesquisar maneiras de engajar os alunos em um projeto tecnológico e ao mesmo tempo promover melhora acadêmica. E ele nos conta um pouco do processo de criação da eletiva: “Nesse contexto a programação se encaixa perfeitamente pois trabalha o raciocínio, atenção e conceitos matemáticos básicos. Porém ainda faltava algo que os trouxesse para o projeto. Programação apenas por programação parecia pouco. Foi nesse momento que conheci o microcontrolador Arduino, que já vinha sendo consolidado como um recurso competente por aliar de maneira objetiva, concreta e relativamente barata a programação com robótica.Essa pesquisa iniciou-se em Fevereiro deste ano e começou a ser implementada em sala em Abril”.

 

Professor Thiago ao lado de colegas, Equipe Gestora do Ginásio e alunos: apoio e integração

 

Além de trabalhar o raciocínio lógico, outros objetivos foram traçados pelo professor na implementação da disciplina, entre eles propiciar o contato dos alunos com a robótica e eletrônica básica, trabalhar pesquisa otimizada de informações na internet , criar um espaço de trocas e livre criação, além de criar equipamentos que tenham impacto na vida escolar.

E os benefícios do projeto de robótica não tardaram em aparecer. Thiago nos conta que o principal e mais importante é a valorização do espaço escolar. “Acredito que quando o aluno valoriza esse espaço ele cuida melhor dele e entende sua importância, bem como das pessoas que trabalham por esse lugar e por eles. Também percebi uma melhora no desenvolvimento do raciocínio lógico. Conseguimos fazer como que os mais curiosos se tornassem monitores dos demais. Acredito que seja cedo para cravar o quanto isso representou em notas, mas com a continuidade do trabalho isso será um resultado natural”, relata Thiago.

Professor e alunos analisando informações

 

São atendidos alunos dos grupamentos de 7º e 8ºano com um envolvimento muito grande por parte deles. Eles conseguem perceber como fazer um produto tecnológico é desafiador e trabalhoso. Thiago acredita que ter como produto final algo que todos da escola verão é crucial para que eles permaneçam engajados.

Os alunos conseguiram concluir produtos importantes: Um robô controlado pelo celular que consegue medir a temperatura e a humidade do ar, que deram o nome de SILVA. Ele é o pioneiro e será a base para os outros projetos. Ele está numa versão ainda simplificada, mas que será melhorada pelos próximos alunos que entrarão na eletiva. Com SILVA,  professor Thiago e alunos estão realizando um projeto com a professora de Geografia Paula Pitombeira, para mapear ilhas de calor ao redor da escola. O robô contribuirá dessa forma para a reflexão dos problemas ambientais.

 

Processo criativo: Robô Silva em Ação

 

Outro dado interessante é que esse robô se alimenta de baterias de celular que foram descartadas. Isso levou a uma discussão sobre lixo eletrônico, como descartar e como esse lixo pode degradar o meio ambiente.

Um outro produto importante criado pelos alunos nos encontors da Tech Aula foi um dispositivo robótico que tocará o sinal automaticamente no horário correto.

São projetos que deixarão um legado da eletiva para a escola.

A Diretora Alice Pereira nos fala um pouco do trabalho do professor Thiago: “O professor Thiago Fortunato é muito dedicado em tudo que faz. Durante o trabalho com robótica, não mediu esforços para que os alunos compreendessem a dinâmica. Os encontros foram devidamente planejados, no intuito de atender a especificidade de cada aluno. Sendo assim, os alunos aproveitaram cada instante de informação, desenvolvendo projetos, analisando situações, entendendo, assim, robótica , afinal, aprender fazendo, colocando a " mão na massa" desperta habilidades. Agradeço ao professor por ter despertado nos alunos suas habilidades. Aprender com prazer, faz toda diferença !”

 

Alunos pesquisadores: protagonismo juvenil

 

E você, ficou curioso em conhecer um pouco mais acerca do trabalho e da eletiva do professor Thiago Fortunato?

Para Saber Mais:

Ginásio Carioca Celestino da Silva

Rua do Lavradio,56 - Centro

Direção: Alice Cardoso Pereira

Cordenador Pedagógico: Vera Espasandin Constancio

Professor Responsável: Thiago Fortunato

Telefone:2224-2688

E-mail: emcsilva@rioeduca.net


   
           



Yammer Share

Sábado, 23/09/2017

Consulta Pública para o Time de Alfabetizadores

Tags: consulta, alfabetização.

 

V Semana de Alfabetização da Cidade do Rio de Janeiro
“A leitura e a escrita das crianças na ciência, na arte e na vida.”

18 a 22 de setembro de 2017



A V Semana de Alfabetização será um momento de reflexão sobre a alfabetização na cidade, propondo um conjunto de ações articuladas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com o intuito de refletir sobre a alfabetização a partir das práticas pedagógicas realizados pelos professores.

Temos assim, como objetivo olhar para as escritas das crianças e compreender os modos de ensinar a ler e escrever praticados por seus professores que perpassa as várias áreas do conhecimento e as experiências culturais vividas pelas crianças na cidade.

 Ao longo desta semana estamos fazendo uma Consulta Pública para aqueles professores interessados em fazer parte do grupo de alfabetizadores para atuar no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental em 2018.

 


Você professor, que tem este desejo, preencha o formulário no link abaixo:

 

CONSULTA PÚBLICA AOS ALFABETIZADORES /2018 - 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL


   
           



Yammer Share

Sábado, 23/09/2017

Dia 26 de setembro - Dia Nacional do Surdo

 

 Dia 26 de setembro - Dia Nacional do Surdo, instituído pela Lei Nº 11.796 de 29/10/2008 .

 

Dia em que a comunidade surda brasileira comemora seu dia, o seu Setembro Azul. A data tem como marco a fundação da primeira escola de surdos no Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, pelo então imperador do Brasil D. Pedro II, junto ao professor francês, surdo, E. Huet.

É uma data cujo objetivo principal está em refletir sobre os direitos e inclusão das pessoas surdas, surdocegas e/ou com deficiência auditiva na sociedade, principalmente na educação bilíngue que propomos na rede.

Que este dia seja de festa e comemorado nas instituições escolares como um momento de divulgação da Libras - Língua Brasileira de Sinais e da cultura surda, inserida na comunidade escolar.

 

 

 


   
           



Yammer Share