
Sexta-feira, 22/09/2017
RESULTADO - Processo Seletivo para Curso Critérios de Correção de Produções Textuais
E/SUBE/CED/GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO
Resultado Final da Seleção para o Curso de Critérios de Correção das Produções Textuais
O curso iniciará na próxima 4ª feira, dia 27/09/2017 às 8h , no Instituto Bennett, Flamengo
Como chegar - Instituto Bennett
___________________________________________________
A E/SUBE/CED/GAV – Gerência de Avaliação convida para o processo seletivo de professores para participar do Curso sobre Critérios de Correção de Produções Textuais.
O Curso “Critérios de Correção de Produções Textuais” visa à formação de professores em correção de produções textuais de alunos do Ensino Fundamental dentro de critérios técnicos de avaliação e com apuração de resultados por meio de escala de proficiência.
O Curso faz parte da atividade 2.2.2.1.1 - Implementação dos Critérios de Correção da Produção Textual dos estudantes de Ensino Fundamental cariocas nas avaliações bimestrais das escolas – do Projeto Rio de Excelência.
1. OBJETIVOS DA SELEÇÃO
Selecionar PI, PII e PEF de Anos Iniciais e Finais, com formação em Língua Portuguesa, no mínimo em grau de Licenciatura, para apropriar-se de tecnologia de correção de Produções Textuais a ser implementada na Rede Pública Municipal de Ensino.
2. PRÉ-REQUISITOS
-
Ser Professor I (PI), Professor II (PII) ou Professor de Ensino Fundamental (PEF) da Rede Pública Municipal de Ensino da cidade do Rio de Janeiro;
-
Ter formação superior completa com, no mínimo, Licenciatura em Língua Portuguesa;
-
Ter experiência de pelo menos três anos no magistério municipal em regência de turma, com comprovação;
- Ter disponibilidade para frequentar o curso integralmente, participar de Seminário e dinamizar oficinas sobre essa tecnologia em sua Coordenadoria Regional de Educação, nas seguintes datas:
- Curso: 27 de setembro; 4 de outubro; 11 de outubro; e 18 de outubro, das 8h às 17h;
- Seminário: 25 a 27 de outubro, em um desses dias, manhã ou tarde; a ser marcado o horário;
- Oficina: 6 a 8 de novembro, em um desses dias, manhã ou tarde, em sua CRE.
- Ter conhecimento e experiência na integração de novas tecnologias à educação;
-
Assumir o compromisso de realizar ações de formação na SME.
3. INSCRIÇÃO
3.1 Será realizada no período de 30 de agosto a 13 de setembro de 2017, no site www.rioeduca.net, com o preenchimento do Formulário de Seleção.
3.2 Feita a inscrição, o candidato deverá enviar currículo, em WORD ou PDF, para gerenciadeavaliacao.sme@rioeduca.net. No assunto do e-mail, escrever: CURSO DE CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DE PRODUÇÕES TEXTUAIS – CURRÍCULO DE ________________________ (nome completo).
3.3 No dia da assinatura do Termo de Compromisso, deverá apresentar a comprovação do descrito no currículo resumido.
4. VAGAS
5. CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO
5.1 Os candidatos às vagas de professor regente serão avaliados por meio de currículo resumido, destacando-se formação e experiência na área de Língua Portuguesa, com valor total de 12 pontos.
5.2 Os candidatos às vagas da Coordenadoria Regional serão indicados pela Gerência de Educação, devendo atender aos pré-requisitos expressos no item 2 deste Edital. No caso de não haver na GED professor que atenda aos requisitos, será classificado o segundo colocado dentre os professores regentes concorrentes na CRE.
5.3 No caso de sobra de vaga em alguma CRE, será classificado o candidato mais bem colocado dentre os professores regentes na classificação geral.
5.4 A Gerência de Avaliação indicará seus professores e convidará outros do Nível Central, desde que atendam aos pré-requisitos expressos no item 2 deste Edital.
6. PONTUAÇÃO
Obs.: No item 1, computa-se apenas a pontuação da maior titulação; no item 2, a de maior tempo.
7. DOS RESULTADOS
7.1 A nota final será a pontuação da avaliação do currículo. Em caso de empate, serão observados os seguintes critérios, nesta ordem:
a) Maior nível de formação na área: Língua Portuguesa;
b) Maior tempo de regência de turma na disciplina, na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro;
c) Experiência em correção de redações no ENEM.
7.2 Será classificado o candidato de maior pontuação na CRE. Caso não haja candidato em alguma CRE, será classificado o de maior pontuação geral que ainda não tenha sido selecionado.
7.3 O resultado final será divulgado no Portal Rioeduca, na segunda semana de outubro.
7.4 Os candidatos aprovados no processo de seleção receberão e-mail, informando data e local para entrega dos documentos e assinatura de Termo de Compromisso.
8. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO
O presente processo seletivo terá validade de julho a dezembro de 2017.
9. DOS RECURSOS
Não caberá qualquer recurso de revisão.
Observação: Os casos omissos serão avaliados pela Coordenação da Atividade 2.2.2.1.1.
Agradecemos o seu interesse.
Atenciosamente,
Antônio Augusto Alves Mateus Filho
Assessor II da E/SUBE
Formulário de Incrição: Curso de Critérios de Correção de Produções Textuais


Sexta-feira, 22/09/2017
Pequenas Mãos Constroem o Mundo
No primeiro semestre o EDI Felipe Wu trabalhou atividades com a finalidade de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e sustentabilidade. No segundo semestre, será desenvolvido um projeto para envolver os responsáveis e alunos na busca de um planeta melhor.
O E/CRE (10.26.806) Espaço de Desenvolvimento Infantil Medalhista Olímpico Felipe Almeida Wu está localizado à Rua Antonio Pires, 270, Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro.
A Unidade Escolar foi inaugurada no dia 2 de setembro de 2016 para atender a grande demanda da região, que cresce muito a cada dia. Em 2017, atende 13 turmas da Educação Infantil, sendo 7 turmas integrais na modalidade Creche e 6 turmas integrais na modalidade Pré-Escola. Tem como diretora geral, a professora Claudia de Souza Ramires, como diretora adjunta, a professora Andrea Sardinha da Costa e, como professora articuladora, a professora Eline Quele do Nascimento.
Todos os dias, o EDI atende cerca de 356 crianças 6 meses a 5 anos e 11 meses, e os profissionais da Unidade Escolar desenvolvem um trabalho de qualidade, procurando sempre oferecer tudo que a criança nessa idade precisa, pois é uma fase muito importante, uma vez que é a base para o desenvolvimento do indivíduo como um todo. Além disso, o espaço escolar é propício e oferece condições, meios e oportunidades para que os alunos utilizem seus conhecimentos prévios e construam novas aprendizagens.
— A direção procura sempre participar das atividades e junto com os demais profissionais, prepara um ambiente atrativo e organizado. Outro fator fundamental para o sucesso na vida escolar do aluno é a parceria entre escola e família, que deve participar efetivamente da evolução do seu filho. — afirma a diretora adjunta Andrea
Além dessa preocupação com a formação de cada aluno, a Unidade Escolar desenvolveu ao longo do primeiro semestre inúmeras atividades com a finalidade de conscientizar os alunos e toda a comunidade escolar para a importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.
— Realizamos em parceria com os pais e responsáveis um projeto que visa estreitar os vínculos entre família e escola, onde promovemos oficinas de confecção de artesanatos utilizando materiais recicláveis que comumente são descartados na natureza, os alunos criaram com os professores jogos e brinquedos reutilizando esse material. A coleta de óleo usado foi outra estratégia de integrar os responsáveis em nosso EDI. — afirma a diretora Claudia
Para o segundo semestre, o projeto a ser desenvolvido pelo EDI é “Pequenas mãos constroem o mundo”, que tem como lema que juntos conseguimos alcançar nossos objetivos e principalmente envolver os responsáveis e alunos na busca de um planeta melhor, fazendo a nossa parte como cidadãos.
Quer saber mais sobre o trabalho?
Entre em contato com a Unidade Escolar.
E/CRE (10.26.806) EDI Medalhista Olímpico Felipe Almeida Wu
Telefone: 2081-0150
Email: edimwu@rioeduca.net


Sexta-feira, 22/09/2017
Seminário Criativos da Escola e o movimento global Design for Change
A Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional (GITE), a Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire e a MultiRio, em parceria com o Criativos da Escola e o Instituto Alana, convidam para o Seminário Criativos da Escola e o movimento global Design for Change, a ser realizado no dia 25 de setembro. Veja a seguir um breve texto sobre os participantes.
A indiana Kiran Bir Sethi é a criadora do movimento global Design for Change, que aplica os princípios do design thinking na sala de aula. O movimento está presente em 57 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo a transformarem suas realidades. Kiran também é fundadora da Riverside School, escola que pratica o Design for Change e é referência mundial em educação.
Kiran veio ao Brasil para uma das palestras magnas do Educação 360 e estará na Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire para uma palestra exclusiva para os profissionais da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. O evento contará com tradução simultânea, oferecida pelos seus representantes no Brasil, o Criativos da Escola.
O Desafio Criativos da Escola é um prêmio anual que celebra projetos protagonizados por crianças e jovens que, apoiados por seus educadores, estão transformando a escola e a comunidade. Em 2016, foram selecionados 11 projetos, dentre os 1014 enviados de todas as regiões do Brasil.
A professora Pâmela Souza, da E. M. Levy Miranda, na Pavuna, vai falar sobre o projeto com suas alunas, o Solta esse Black, um dos grandes vencedores do ano passado, concorrendo com escolas de todo País.
Para os profissionais que não puderem assistir presencialmente, será feita uma transmissão on-line pelo Portal da MultiRio: http://www.multirio.rj.gov.br/
PROGRAMAÇÃO:
25 de setembro de 2017
14h: Criativos da Escola: A ação transformadora das crianças e dos jovens no Brasil.
15h30min: Professora Pâmela Souza conta a experiência da E. M. Levy Miranda, com o projeto vencedor do Desafio 2016, o Solta esse Black.
16h: Palestra com a fundadora do movimento global Design for Change, Kiran Bir Sethi.
LOCAL:
Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire (Av. Pres. Vargas, 1314 - Centro, Rio de Janeiro – RJ).
INSCRIÇÃO:
A inscrição pode ser feita pelo link: http://bit.ly/2hgOmQ2
As inscrições ocorrerão até o término das vagas.
Para dúvidas, entrar em contato com comunicacao.educopedia@rioeduca.net.
Problemas com seu e-mail @rioeduca.net? Entre em contato com o suporte:
45014018 | 0800 0316341


Quinta-feira, 21/09/2017
Professores alfabetizadores
A Subsecretaria de Ensino abriu uma chamada pública para professores da SME que queiram participar do time de cerca de 2.000 professores alfabetizadores, em formação. Eles assumirão a regência de turmas do primeiro e do segundo ano do ensino fundamental a partir do próximo ano, com a missão de trabalhar especificamente a proficiência em leitura, escrita e operações fundamentais da matemática.
É uma tarefa estratégica, tendo em vista a eliminação progressiva do analfabetismo funcional na rede. Os professores selecionados receberão formação específica e contarão com o apoio do NIAP, do PSE e de outras estruturas do nível central.
Nos três primeiros dias, 461 professores se inscreveram. Se você quiser fazer parte do time, clique no link e será chamado para uma entrevista. É uma grande missão.
Atenciosamente,
Cesar Benjamin
Secretário

