A A A C
email
Retornando 46 resultados para o mês de 'Setembro de 2017'

Quinta-feira, 21/09/2017

CIEP Pontes de Miranda participa da XX OBA e do Projeto “Ambienta Rio”

Tags: 9[cre, ambienta rio, jubileu de prata.

 

 

O CIEP Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, dirigido pela Professora Selma Fátima, que neste ano comemora suas Bodas de Prata, envolveu toda a comunidade escolar para participar, pela segunda vez, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). 

Desta vez, os alunos participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) tiveram a oportunidade de participar da 11ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), com lançamentos expressivos na quadra da escola. As ações foram pensadas tendo em vista a participação da U.E. no Projeto “Ambienta Rio” da SME.

 


 

Durante a preparação para a prova, que ocorreu no dia 19 de maio, várias ações foram sendo desenvolvidas, a fim de dar maior suporte tanto aos alunos que participaram da Avaliação quanto aos demais alunos, desde a Educação Infantil. Afinal de contas, saber mais sobre a “nossa casa” (o Planeta Terra) é de fundamental importância para todos. Assim, foram realizadas diferentes atividades que enriqueceram o Projeto “Construindo a Cidadania através de aprendizagens significativas”, coordenado pela Professora Cristiane Brandão (Regente de Sala de Leitura) em parceria com a Coordenadora Pedagógica Claudia Teixeira.

 

• Roda de leitura com diferentes obras literárias: O Mundinho Azul, O Pequeno Príncipe, O Planeta Fantástico, O Guardião do Espaço, Onde estamos etc.;

• Exibição de vídeos sobre o Sistema Solar/Universo: WALL-E, Guardiões da Galáxia etc.;

• Produção do ABC da Astronomia e da Cidadania;

• Confecção de Telescópio de mão, para observação do Sol, com material cedido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST);

• Produção de cartazes e maquetes sobre o Sistema Solar;

• Oficina de confecção de foguetes, com cartolina fina e rolinho de papel higiênico;

• Lançamento de Foguetes (MOBFOG), com garrafa PET;

• Planetário Inflável (UERJ), que atendeu desde a Educação Infantil e Classe Especial ao 6º ano;

• Geo-Oficinas (UNIRIO) sobre Rochas e Dinâmica externa da Terra.

 

 

 

 

 Alunos medalhistas:
Nível 2
Lianderson Marcos da Silva Brandão
Medalha: Ouro
João Pedro Ramos da Silva
Medalha: Prata
Lucas Rodrigues de Lima
Medalha: Bronze

Nível 3
Lindson Marcos da Silva Brandão
Medalha: Ouro
Mateus Paulo Caldeira Carvalho 

 

Todas as atividades foram bastante proveitosas, culminando na Semana do Meio Ambiente, realizada na Unidade Escolar, em consonância as demais ações do Projeto “Ambiente Rio”. Nossos alunos, sem dúvida, perceberam a importância de serem coautores de sua própria história, além da construção pontes para o futuro. E, para fechar com “chave de ouro”, o CIEP Pontes de Miranda conquistou bons resultados, inclusive, com alunos medalhistas na OBA!

Parabéns a toda Equipe engajada nessa parceria, que visa à construção da cidadania a partir de aprendizagens significativas. São 25 anos de história e de conquistas, com o foco sempre voltado para o protagonismo infanto-juvenil.


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 21/09/2017

Treinamento Vocal 11ªCRE

 

 

Sr Diretor,

Informo que ainda temos vagas para nosso Treinamento Vocal II.

Lembro que é importante enviar para nossa Gerência o e-mail (fonocre11@rioeduca.net) com as informações do Treinamento Vocal, com a assinatura dos professores comprovando que tomaram ciência do convite para o Treinamento.

Peço ampla divulgação.

O Treinamento ocorrerá em apenas um dia.

Embora nosso foco seja atingir os professores que nunca fizeram o Treinamento, também estamos aceitando a inscrição dos professores que já fizeram e desejam uma reciclagem.

Contamos com a colaboração de todos.

Peço que enviem suas inscrições por e-mail (fonocre11@rioeduca.net) e posteriormente as encaminhem impressas pelo Protocolo.

 

 

Certa da colaboração de todos agradeço!!!

 

Ruth Martinez Rejala
Assistente I - E/11ª CRE/GRH 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 20/09/2017

Meu Mundo, Muitas Histórias: Diversidade Cultural!

Tags: 8ªcre, diversidade, edi, educação infantil.

 

Não é preciso aguardar o dia 19 de abril para abordar a temática do índio no Brasil. A riqueza da cultura indígena pode e deve ser conhecida durante todo ano! Foi assim no Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Maria Cecília Ferreira, uma experiência muito especial para todos os participantes.

 

 

A cultura indígena sempre esteve presente na história do Brasil e influencia constantemente as tradições do País, isso torna importante que a escola promova momentos de contato com as tradições e contribuições culturais do índio brasileiro.

Essa iniciativa proporciona aos alunos não só maiores oportunidades de conhecer e entender o processo de construção do País, mas também como compreender a história indígena do passado e do presente, conhecendo seus desafios e lutas, inclusive os aspectos positivos dessa população em relação à riqueza da cultura brasileira.

Desde os anos iniciais a temática indígena é abordada nas escolas. Geralmente o tema é apresentado nas comemorações do dia 19 de abril, mas no Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Maria Cecília todo o 2º bimestre foi dedicado às aprendizagens ligadas à Cultura Indígena.

 

 

Durante todo o segundo bimestre os alunos do EDI Professora Maria Cecília mergulharam na cultura indígena. A temática contagiou toda a unidade escolar, fazendo assim uma viagem na diversidade do nosso país.

O momento de grande importância no projeto foi a visita de dois índios da tribo Ticuna, do Amazonas. Os dois índios passaram o dia fazendo atividades com as crianças. Eles cantaram, representaram e fizeram pinturas no rosto das crianças, assim como fazem com os pequenos índios de suas tribos.

Os alunos observaram os instrumentos de caça e pesca dos índios e a curiosidade os fez participar atentamente de cada etapa desse projeto tão especial para todos!

 

"Mais que aprender, nós vivemos, experimentamos! Partilhamos carinho e afeto. Viva o povo indígena! Viva o EDICeci!" 

                                                                                                          Professor Bruno Rossato - Diretor do EDI Professora Maria Cecília

 

 

Trazer para as unidades escolares o conhecimento sobre o índio, suas vivências, suas necessidades e anseios é um movimento que visa trazer à compreensão da diversidade de nosso povo. 

As questões do índio no Brasil estão intimamente ligadas à preservação do ambiente. As atividades desenvolvidas no EDI Maria Cecília no projeto deram enfoque à conscientização do fazer diário de cada um visando o cuidar com a natureza.

O projeto "Meu Mundo, Muitas Histórias: Unidos pela Diversidade Cultural" foi uma grande oportunidade para alunos e professores e a visita dos índios Ticuna tornou esse momento ainda mais especial.

 

 

 

"Qualquer vida é muita dentro da floresta

Se a gente olhar de cima, parece tudo parado

Mas por dentro é diferente

A floresta está sempre em movimento

Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar.

Vem o vento

Vem a chuva

Caem as folhas

E nascem novas folhas

Das flores saem os frutos

E os frutos são alimentos

E os frutos são alimentos

Os pássaros deixam cair as sementes

Das sementes nascem novas árvores

E vem a noite

Vem a lua

E vem as sombras que multiplicam as árvores

As luzes dos vagalumes são estrelas na terra

E com o sol vem o dia

Esquenta a mata

Ilumina as folhas

Tudo tem cor e movimento."

                                                                                                     (Poema de um índio Ticuna) 

 

 

O Rioeduca parabeniza a equipe do EDI Professora Maria Cecília pela realização do projeto!

 

 

 

Para conhecer mais um pouquinho do EDI Professora Maria Cecília, visite a página no Facebbok: 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100012780048879

 

Contato: edimferreira@rioeduca.net

 

Entre em contato com o Rioeduca e compartilhe as ações da sua escola!

 

 

 

*Fonte: http://pprecisa.blogspot.com.br/2011/12/poema-de-um-indio-ticuna.html


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/09/2017

Mais Educação na E. M. Finlândia

Tags: 7ªcre, projetos.

 

Com atividades significativas e diferenciadas, o projeto Mais Educação na Escola Municipal  Fiinlândia está estimulando o aprendizado dos alunos.

 

A partir do Programa Novo Mais Educação, que amplia a jornada escolar das crianças e adolescentes em cinco horas semanais, a E. M. Finlândia elaborou uma proposta pedagógica dinâmica, alegre e cativante que tem como objetivo principal promover a integração entre as experiências dos alunos e a construção significativa dos conhecimentos. Uma das atividades propostas envolveu o aprendizado a partir do conhecimento da história dos cupcakes.

 

 Alunos confeccionaram o chapéu de mestre cuca para as atividades envolvendo o tema cupcake.

 

O processo de formação das turmas iniciou com uma reunião entre os Professores de Língua Portuguesa e Matemática que indicaram alunos, tanto com dificuldades cognitivas quanto aqueles que necessitam de maior apoio quanto à relação interpessoal.

Atualmente o projeto Mais Educação da Escola Municipal Finlândia tem 4 turmas com uma média de 20 alunos em cada. As atividades acontecem  com dois facilitadores indicados pela comunidade. O acompanhamento pedagógico ocorre com todo o planejamento e atividades elaboradas pela Equipe de Direção.

 

Proposta de Atvidade : Aprendendo a partir do cupcake

 

Como exemplo de atividade significativa, os alunos assistiram  ao vídeo da origem do cupcake, confeccionaram chapéu de Mestre Cuca e foram realizadas atividades interdisiciplinares envolvendo conteúdos relativos às faixas etárias atendidas. 

1ª Atividade: Assistir aos vídeos da origem do cupcake e confecção de chapéu de Mestre Cuca.

 

  Exibição dos vídeos sobre a origem dos cupcakes.

 

 

 

 

 

2ª Atividade: Confeitando o cupcake (Confeitando o bolinho individualmente e em grupo. Concurso)

 

Confeitando os cupcakes.

 

Concurso entre os alunos.

  

3ª Atividade: Desdobramento (Atividades interdisciplinares)

 

Realização de atividade escrita  a partir da origem dos cupcakes.

 

 

Atividade interdisciplinar  escrita sobre os cupcakes.

 

4ª Atividade: Relacionando preços (relacionando custos e trabalhando com o sistema monetário)

 

A partir dos ingredientes dos cupcakes, análise de preçós, custos e sistema monetário.
 

 

Os alunos do projeto Mais Educação na E. M. Finlândia são avaliados cotidiana e individualmente através da realização das tarefas, comunicação, comprometimento e envolvimento nas ações coletivas e atividades propostas. O desenvolvimento das atividades partem de situações concretas e das vivências de práticas que se desdobram em atividades interdisciplinares, de forma dialética. A leitura de mundo se mostra presente tanto nas vivências quanto nos registros. O aluno é levado a refletir intensamente sobre cada proposta de atividade. Os conteúdos nunca estão desassociados.

 

Direção: Ana Cristina Coutrim G.L. Marcelino e Michele Valois Resende
Professores de Língua Portuguesa: Eloisa Carreira de Oliveira, Jaqueline Aragão Vieira, Roberta
Preissler Marcolino
Professores de Matemática: Enrique José Orlean, Henrique de Lima Apolinario, Everton de Freitas
Godinho, Valter Jose Pereira.
Facilitadores: Brenda dos Santos Argollo e Muller Silva Dias

 

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

Em breve, estaremos apresentando mais atividades realizadas na E.M. Finlândia!

 

 

 

Para acompanhar a Escola Municipal Finlândia no Facebook:

Escola Finlândia

Para acompanhar a escola no seu canal do Youtube:

Escola Finlândia

Para acompanhar a escola no twitter:

Escola Finlândia

Contato da E.M. Finlândia:

emfinlandia@rioeduca,net

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 


   
           



Yammer Share