A A A C
email
Retornando 46 resultados para o mês de 'Setembro de 2017'

Terça-feira, 19/09/2017

V Semana de Alfabetização

Tags: alfabetização.

 

Circular E/SUBE/CED n.º 054

Rio de Janeiro, 1.º de setembro de 2017.

Assunto: V Semana de Alfabetização

Senhor(a) Coordenador(a) de E/CRE,
Senhor(a) Gerente de E/CRE/GED,


A Equipe de Alfabetização da E/SUBE/CED, em parceria com a MultiRio, a Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire e as Equipes dos Níveis Central e Regional da SME, fará realizar, no período de 18 a 22 de setembro de 2017, a V Semana de Alfabetização da SME, intitulada A leitura e a escrita das crianças na ciência, na arte e na vida.

 

2. A V Semana de Alfabetização, através de um conjunto de ações articuladas do Nível Central, das CREs e das Unidades Escolares, tem o objetivo de refletir sobre a alfabetização na Rede Municipal de Ensino, a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos Professores Regentes.

 

3. Estamos, neste momento, estruturando a programação. É de fundamental importância que as Unidades Escolares envolvam os Professores, os Alunos e as famílias nas ações planejadas.

 

4. Tão logo a programação esteja definida, será disponibilizada nos seguintes endereços:

 

5. Algumas informações/orientações importantes:

  • A Cerimônia Oficial de Abertura será realizada no dia 18/09/2017, das 8h às 12h, no Auditório da Escola de Formação Paulo Freire (Av. Presidente Vargas, 1314 – Centro), e contará com a presença do Sr. Secretário de Educação, César Benjamin.
     
  • Todas as atividades coordenadas pela Equipe de Alfabetização da CED acontecerão na Escola de Formação Paulo Freire, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 
  • A palestra que abordará a temática da Educação de Jovens e Adultos será realizada no dia 22/09/2017, das 18h às 22h, UERJ, auditório 11 no 1º andar.
     
  • A cada dia da Semana (18 a 22/09/2017), das 8h às 12h, a MultiRio transmitirá, ao vivo, para os Polos de cada CRE, as palestras que serão realizadas na Escola de Formação Paulo Freire.
     
  • A assistência a essas transmissões será mediada nos Polos de cada CRE.
     
  • Cada CRE ficará responsável pela inscrição para as palestras em seus Polos de Assistência.
     
  • A presente circular segue acompanhada dos seguintes anexos:

          - ANEXO 1: Programação das Ações Coordenadas pela Equipe de Alfabetização da CED

          - ANEXO 2: Tabela de Distribuição de Vagas

          - ANEXO 3: Quadro de Inscrições

          - ANEXO 4: Quadro da Programação (com o detalhamento da Programação das Unidades Escolares e das CREs: horário, data, local e tipos de atividade)

  • Solicitamos às CREs/GEDs que os ANEXOS 3 e 4 sejam encaminhados, devidamente preenchidos, para o e-mail gef.alfabetizacao@rioeduca.net até o próximo dia 11/09/2017.
     

6. Contamos, mais uma vez, a indispensável parceria das CREs/GEDs, no sentido de que seja oportunizado, a cada um dos participantes, uma efetiva troca de saberes e experiências. 

 


Atenciosamente,

Maria Cristina de Lima
Gerente da E/SUBE/CED/GEF - Equipe de Alfabetização

 

Maria de Fátima Cunha
Gerente da E/SUBE/CED/Gerência de Ensino Fundamental

 

Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos
Coordenadora da E/SUBE/CED

                                                  


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/09/2017

VII Jornada Científica: Doenças Neuromusculares em Discussão

Tags: pse.

 

 

Prezados:

No dia 22/09, a Associação Carioca de Distrofia Muscular (ACADIM) tem a honra de convidar profissionais da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro para o evento que realizará no Salão Nobre da OAB, no Rio de Janeiro (Av. Marechal Câmara, 150 – Centro), a VII Jornada Científica: Doenças Neuromusculares em Discussão, ampliando o debate sobre a oferta de direitos para pessoas com doenças neuromusculares, entre elas as distrofias musculares, nas políticas nacionais de inclusão.

No evento, a ACADIM abrirá espaço de diálogo entre distintos atores com o objetivo de ouvir perguntas e oferecer respostas, para profissionais das secretarias de Saúde, da Pessoa com Deficiencia e Educação do Município do RJ. A meta é ressaltar e compartilhar com a plateia os novos paradigmas nos âmbitos da pesquisa e do cuidado, adotando um enfoque inclusivo , trazendo um novo olhar para a temática abordada.

A Distrofia Muscular de Duchenne, a mais comum e a mais grave entre as diversas miopatias, terá um enfoque especial, dado os avanços alcançados nas últimas décadas no que diz respeito aos cuidados a esses pacientes.

Estarão presentes, ministrando palestra, profissionais com vasta experiencia no assunto, os quais compartilharão seus saberes dentro de três eixos:

 

  • Diagnóstico Diferencial : olhar atento que faz a diferença 

         Justificativa: Os sintomas das doenças neuromusculares possuem semelhanças que dificultam, muitas vezes, um diagnóstico mais preciso. No entanto, há marcadores específicos que possibilitam diferenciá-las. No contexto atual, com terapias específicas, há uma necessidade crescente de um diagnóstico não apenas diferencial, mas precoce. 

         Objetivo geral: Oferecer informações pertinentes à patologia que possibilitem um diagnóstico mais precoce e preciso.

 

  • Consenso do Cuidado – Qualidade de vida

         Justificativa: As doenças neuromusculares, até há pouco tempo atrás, eram vistas não só como incuráveis, mas também sem possibilidade de tratamento. Hoje, há uma clara mudança de paradigma e já um consenso no cuidado, o que tem proporcionado aumento da sobrevida com qualidade.

         Objetivo geral: Oferecer informações pertinentes ao consenso do cuidado, possibilitando o exercício de condutas adequadas, visando o aumento da sobrevida com qualidade.

 

  • Do Tratamento Para a Vida – Derrubando Barreiras e Conquistando Espaços.

          Justificativa: Não basta diagnosticar e tratar o paciente. É necessário oferecer subsídios para que o mesmo exerça atividades de vida diária, mantendo sua independência e autonomia, sendo integrado à sociedade, usufruindo de seus direitos.

          Objetivo geral: Oferecer informações que possibilitem a inserção do paciente na sociedade como cidadão.



PÚBLICO ALVO: profissionais da reabilitação, médicos pediatras, médicos das clínicas da família, médicos de atendimento de emergência, médicos residentes, coordenadores educacionais e professores

DATA: 22/09/ 2017

Local: Salão nobre da OAB

Endereço: Av. Marechal Câmara, 150 – 9º andar – Centro – RJ

Horário: 9:00 h ás 18:00 h


 

Inscrições: https://goo.gl/forms/gxkqACe3hGCAcnds2 

 

 

Clique na imagem para ver ampliada

 

E/SUBE/CED-PSE


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 18/09/2017

Ato pela Paz na 6.ª CRE

Tags: 6ªcre, aqui é um lugar de paz, árvore da paz.

 

No dia 17 de agosto, diretores, professores, funcionários, alunos, responsáveis e equipes da Coordenadoria de Educação participaram do Ato pela Paz promovido pela Secretaria Municipal de Educação. O evento teve por objetivo promover ações em busca da paz através de exibições artísticas e produções das Unidades Escolares.

 

O Ato pela Paz contou com a participação de todas as Creches, EDIs e Unidades Escolares

 

Um grito ecoou por todas as Unidades Escolares da 6.ª Coordenadoria Regional de Educação. Foram várias vozes e um único pedido: exigimos que nossas escolas sejam respeitadas como lugares de PAZ! Por meio de exposição de trabalhos e apresentações culturais, elas procuraram mostrar para toda comunidade escolar que a paz nos espaços escolares é possível e necessária para a formação das crianças e dos jovens.

A professora Rejane Faria, Coordenadora da 6.ª CRE, juntamente com sua equipe, organizou o Ato pela Paz que aconteceu na Arena Jovelina Pérola Negra (Pavuna). O evento teve início às 9 horas e teve em sua programação apresentações musicais, poéticas, de dança e teatrais. Foi acreditando que a paz inicia no interior de cada ser humano que família, escola e comunidade se juntaram para reconstruir os laços necessários para o fortalecimento de uma rede de solidariedade, vencendo o desafio de reduzir a violência e ampliar as práticas diárias de generosidade; compreensão; respeito à vida e à diversidade; construção de autonomia e liberdade; democracia e participação.

 

Exposição de trabalhos sobre a Paz

 

Ações desenvolvidas nas Unidades Escolares durante o 1.º semestre

 

Dentre as atrações musicais, tivemos o coral de alunos do CIEP Rubens Gomes e do CIEP Poeta Fernando Pessoa. A E. M. Zilda Nunes da costa encantou a todos com a apresentação da banda. O CIEP Zumbi dos Palmares emocionou a plateia com a interpretação da música “Aquarela”, de Toquinho. A E. M. Grandjean de Montigny mostrou, através da música “Paz pela Paz”, que a paz do mundo começa em cada um de nós. A equipe do Núcleo de Arte Grande Otelo realizou uma oficina de música. A anfitriã do dia, Arena Jovelina Pérola Negra, empolgou todos os presentes com o Sarau Jovelina, com o gaitista José Staneck, com a MC Ruiva e outros convidados.

No recital, os alunos da E. M. Monte Castelo e da E. M. Charles Anderson Weaver declamaram poesias que mostraram que para construir a paz é necessário cultivar o amor fraterno diariamente; um amor que se preocupa com o outro e que vai além de si mesmo. A música “A Paz”, de Gilberto Gil, foi coreografada pelos estudantes da E. M. Escragnolle Dória. A apresentação teatral, que teve por tema o respeito pelo outro, foi brilhantemente interpretada pelos alunos da E. M. Alexandre Farah.

 

Apresentações artísticas - Prof.ª Rejane Faria (Coordenadora da 6.ª CRE) com alunos do 2.º segmento

 

Apresentações culturais

 

6.ª CRE - Ato pela Paz

 

O dia 17 de agosto vai ficar na história, na cabeça e no coração de cada uma das pessoas que fizeram este evento ser o sucesso que foi. As escolas mostraram que, através de pequenas ações, realizadas com dedicação e muito amor, estão transformando estes espaços em lugares onde se aprende a ser, a conviver, a conhecer e a fazer. Mestres e aprendizes trabalharam juntos para mostrar que sonhos podem se tornar realidade e que a educação é o passaporte da liberdade, da autonomia e da promessa de futuro.

Parabéns a todos os envolvidos na realização do evento Ato pela Paz! Parabéns por acreditar na força da educação para o desenvolvimento de uma verdadeira cultura de Paz! É um orgulho tê-los na 6.ª CRE!

 

Quer saber um pouco mais sobre o evento Ato pela Paz? Entre em contato!

6.ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: cre06@rioeduca.net

Telefone: 3017-6989


Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós! Até a próxima semana!

 


 


   
           



Yammer Share

Domingo, 17/09/2017

Alteração de Datas do Calendário Escolar de 2017 e Prova Brasil

Tags: calendário, prova, .

 

 

Circular E/SUBE nº 38

                    Rio de Janeiro, 04 de setembro de 2017.

 

Assunto: ALTERAÇÃO DE DATAS DO CALENDÁRIO ESCOLAR DE 2017 E PROVA BRASIL

 

Sr(a). Coordenador(a) de E/CRE
Sr(a). Assessor(a) de Integração da E/CRE
Sr(a). Gerente de Educação da E/CRE
Sr(a). Assistente de Informática da E/CRE
Sr(a). Diretor(a) de Unidade Escolar

 

Ficam alteradas as seguintes datas do Calendário de Provas Bimestrais e de outras atividades previstas no Calendário Escolar de 2017:

SIMULADO 2017: 19 de setembro – Prova de Língua Portuguesa e de Matemática, para o 5º e o 9º Anos. Digitação no DESESC até 22 de setembro.

 

PROVAS DO 3º BIMESTRE:

a) 4º ao 9º Ano

- 20 de setembro - Língua Portuguesa–Leitura;

- 21 de setembro – Matemática;

- 22 de setembro – Ciências;

- 21 de agosto a 20 de setembro – Língua Portuguesa–Escrita (Produção Textual).

* Digitação no DESESC até 29 de setembro.

 

b) 1º ao 3º Ano:

- 25 de setembro - Língua Portuguesa–Leitura;

- 26 de setembro – Matemática;

- 28 de setembro – Alfabetização Escrita;

- 21 de agosto a 20 de setembro – Língua Portuguesa–Escrita (Produção Textual) – só para o 3º Ano.

* Digitação no DESESC até 04 de outubro.

 

PROJETOS: Os projetos Aceleração 1, Aceleração 6 e Aceleração 8 aplicarão suas provas, conforme orientação da Coordenação desses Projetos, no seguinte período: 19 a 22 de setembro. Digitação no DESESC até 29 de setembro.


CONSELHO DE CLASSE DO 3º BIMESTRE: 04, 05 e 06 de outubro. Fechamento da digitação do COC: 16 de outubro.

REUNIÃO COM OS RESPONSÁVEIS: Será realizada na semana de 16 a 21 de outubro.

 

ALTERAÇÃO DE DATAS PREVISTAS NA CIRCULAR E/SUBE nº 37, de 1º de setembro de 2017:

- Produção Textual: 21 de agosto a 20 de setembro.

- Recuperação do 3º COC: 02 de outubro a 1º de novembro, com lançamento de dados até 06 de novembro.

- ABERTURA DO 3º COC NO SGA: 11 de setembro. Fechamento do COC no SGA: 25 de outubro.

- CENTRO DE ESTUDOS: 18 de outubro.

- PROVA BRASIL 2017: 23 de outubro a 03 de novembro de 2017. Prova de Língua Portuguesa (Leitura) e Matemática, para o 5º e o 9º Anos.

 

PROCEDIMENTOS IMPORTANTES SOBRE A PROVA BRASIL

 

Encaminhamos as orientações relativas à PROVA BRASIL 2017, com o objetivo de informar a todos sobre o processo dessas avaliações, de forma a favorecer a tranquilidade necessária a seu êxito.

Enfatizamos que, no período previsto para a PROVA BRASIL, a escola não deve programar qualquer atividade extra para as turmas avaliadas. Se tal acontecer, não será justificativa para repescagem.

Lembramos a responsabilidade de divulgar o calendário dessa prova junto à comunidade escolar, estimulando a presença maciça dos alunos no dia dessas avaliações, pois elas permitem perceber a qualidade real do trabalho desenvolvido e aprimorá-lo.

A aplicação da prova de Leitura e Matemática é da responsabilidade do MEC/INEP, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. O supervisor da área ou o aplicador da escola contatará a mesma, indicando o dia da aplicação. Essa é a orientação dada pelo MEC/INEP, porém deve-se estar preparado para a chegada do aplicador sem prévio aviso, visto que fatores outros podem interferir no contato, como, por exemplo, o telefone passado a ele ser um antigo ou ter havido problemas na linha. Assim, é bom reforçar que a escola deve estar à disposição para essa aplicação no período de 23 de outubro a 03 de novembro.

2. Na PROVA BRASIL, nenhum material é entregue ou fica guardado na escola. Os aplicadores chegam e saem com o material. É necessário frisar que, por orientação do MEC/INEP, não pode ser feita nenhuma cópia dos cadernos de prova.

3. IMPORTANTE: Caso alguma escola não receba a aplicação da PROVA BRASIL no período de 23 de outubro a 03 de novembro, ou caso seja constatada alguma irregularidade na aplicação da prova que possa interferir no resultado da escola, a direção da mesma deverá fazer Ofício, detalhando todo o acontecido, inclusive com o nome e documento do aplicador, e encaminhá-lo à E/CRE no próprio dia agendado para a prova, no caso de falta do aplicador, ou no dia seguinte à aplicação, no caso de irregularidades, ou, ainda, no dia 03 de novembro, se ninguém avisou da prova com antecedência e ela não foi aplicada até essa data, sempre enviando uma cópia por e-mail para antonio.augusto@rioeduca.net e gerenciadeavaliacao.sme@rioeduca.net. 

4. Cabe lembrar, ainda, que a PROVA BRASIL originará o IDEB 2017. Além disso, é necessário informar que o INEP NÃO divulgará o IDEB das escolas cuja frequência, no dia da PROVA BRASIL, for inferior a 80%.

5. Segue, em anexo, a apresentação do SAEB 2017, divulgada pelo INEP.

 

Solicitamos ciência desta Circular a toda a comunidade escolar.

 

Agradecemos sua valiosa colaboração.

 

Atenciosamente,


Antonio Augusto Alves Mateus Filho
Assessor II da E/SUBE
 


   
           



Yammer Share