
Terça-feira, 12/09/2017
Cantinho Jornalístico da Leitura e RJ 56: No EDI Tenente Pedro de Lima Mendes
A professora Alexandra Paixão, do EDI Tenente Pedro de Lima Mendes, tem ampliado de forma simples e prazerosa, não só o conhecimento dos alunos, como também o vocabulário, através das notícias de jornal e telejornal. CONFIRA!
A partir do projeto "Histórias que vem, histórias que vão... Cada uma ensina uma lição. Siga esta trilha" a professora Alexandra Paixão da turma EI - 56, tem se utilizado das notícias de jornal e telejornal para não só ampliar o vocabulário dos alunos, mas também explorar os múltiplos usos e funções da língua oral e escrita, desenvolver o gosto e o prazer pela leitura e escrita, além de oportunizar o amplo debate acerca das notícias.
Professora Alexandra Paixão junto com alunos da turma EI - 56
O projeto se torna oportuno, visto que, conforme relato da professora, "em tempos de interatividade via telefone celular e internet, cada vez mais próximos da realidade de nossas crianças, fazer com que elas se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas, certamente, é fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem informados. Para uma criança tomar gosto pelo jornal, o primeiro passo é acabar com a ideia de que o jornal é coisa de “gente grande” e proporcionar, por meio da ludicidade, uma gama de propostas que façam com que o trabalho com o mesmo possa ser desenvolvido de forma leve e prazerosa".
Cantinho Jornalístico da Leitura, antiga Locomotiva da Leitura
Cantinho Jornalístico da Leitura
Uma vez por dia, a professora convida um grupo de 3 a 5 crianças para sentar no “Cantinho”. A seguir, pede para que cada um pegue um jornal, escolha uma palavra, recorte e cole num pedaço de papel. Como usam a letra caixa alta, depois que a criança cola a palavra, Alexandra escreve a mesma com o tipo de letra que trabalham e convida a fazer uma leitura.
Desenhando e levantando hipóteses com relação a escrita
Neste momento, todos que estão por ali com ela realizam suas tentativas. Com relação às possíveis dificuldades, a professora vai mediando de modo que eles se ajudem. Finalizada as tentativas, toda turma é convidada a fazer uma grande roda e as palavras são expostas. As crianças que estavam no “Cantinho” apresentam suas palavras e seus respectivos significados e, logo a seguir, a professora retoma a palavra dentro da notícia onde estava para ampla discussão e para verem se dentro da notícia o significado continua o mesmo.
RJ 56
O nome escolhido faz referência ao telejornal que as crianças conhecem e ao número que identifica nossa turma. É composto por uma TV gigante encapada com jornal e um microfone decorado com desenhos feitos pelas crianças. A TV é utilizada pelas crianças a fim de que elas possam se posicionar em relação a quaisquer questões que possam surgir no decorrer do trabalho com notícias. A princípio, elas a estão utilizando para darem suas opiniões, mas, a seguir, abordaremos a crítica, o entretenimento, a culinária. Vale ressaltar que, nesta última semana, a professora adaptou a TV e o microfone à Semana da Educação Infantil a fim de colher depoimento dos responsáveis e crianças acerca da proposta.
Funcionárias da escola participando do Plantão SEI (Semana da Educação Infantil)
Parabéns professora Alexandra! Com certeza a paixão não está só em seu sobrenome, mas também na paixão de realizar um trabalho de excelência que repercute positivamente a todos em sua volta!
Quer saber mais sobre?
Unidade Escolar: EDI Tenente Pedro de Lima Mendes
Telefone: 2463-8957 ou 3393-0052
Contato para publicações:


Terça-feira, 12/09/2017
Destaques do #educa desta semana
Merenda especial e Prova Brasil são destaques em #educa
Casos como diabetes, hipertensão, doença celíaca, fenilcetonúria, alergias e intolerância à lactose fazem com que o Instituto Annes Dias ofereça, desde 2003, uma alimentação diferenciada para alunos com restrições alimentares da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro. Nesta terça (12), o programa #educa vai mostrar como é montado esse cardápio especial. A jornalista Flávia Lobo recebe Mônica Teixeira, diretora do Inad, para falar sobre o trabalho que envolve a garantia de uma alimentação adequada aos estudantes.
Já na quinta-feira (14), o tema de #educa será a Prova Brasil. O convidado especial da edição é Márcio da Costa, assessor especial da Secretaria Municipal de Educação do Rio e integrante da equipe do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE/UFRJ).
A websérie #educa é exibida, ao vivo, às 12h30, pela página da MultiRio no facebook (www.facebook.com/MultiRio). Durante as transmissões, os convidados esclarecem questões enviadas pelos usuários nos comentários do vídeo, e após a live, os vídeos continuam disponíveis para assistir e compartilhar.


Terça-feira, 12/09/2017
Produções da Rede Participam do Vídeo Fórum na Mostra Geração do Festival do Rio
15 Produções da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro Participam do Vídeo Fórum na Mostra Geração do Festival do Rio
O programa Vídeo Fórum é o espaço dentro da Mostra Geração onde crianças e jovens apresentam seus filmes e trocam impressões sobre linguagem audiovisual. Ao longo dos últimos 18 anos, assistimos a trabalhos com mais abrangência e apuro técnico. A iniciativa vem dando a este público a possibilidade de se expressar. Seu filme foi selecionado? Curta e Compartilhe com seus amigos no Facebook essa ótima notícia.
Ao todo foram escolhidos 42 filmes que irão participar desta edição, que acontece de 5 a 15 de outubro. As projeções serão seguidas de debate, em dias a serem definidos. Conheça as produções selecionadas!
A seguir, os 15 filmes produzidos por professores e alunos de escolas municipais do Rio de Janeiro selecionados pelo Vídeo Fórum (Mostra Geração/Festival do Rio).
Parabéns aos realizadores!
- A VINGANÇA DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS
Realização/ Direction: E.M. Professor Vieira Fazenda
- O AVIÃOZINHO DE PAPEL
Realização/ Direction: E.M. Professora Márcia Francesconi Pereira
- A PAZ QUE QUEREMOS!
Realização/ Direction: Núcleo de Arte Grécia
- JORNAL DA TARDE
Realização/ Direction: Núcleo de Artes Avenida dos Desfiles
- O FIM DO BULLYING E O COMEÇO DA PAZ
Realização/ Direction: CIEP Arlindo Marcilio Doutel
- ME ENSINA A OLHAR?
Realização/ Direction: E.M. Francisco Manuel
- E AGORA PROFESSORA?
Realização/ Direction: Ginásio Carioca Grécia
- O MÁGICO DE OZ – THE WIZARD OF OZ
Realização/ Direction: CIEP Presidente Agostinho Neto
- A MENINA QUE VIVIA NO MUNDO DOS LIVROS
Realização/ Direction: E. M. Bombeiro Geraldo Dias
- OS MISTÉRIOS DA ESCOLA
Realização/ Direction: CIEP Doutor Adão Pereira Nunes
- A FAMÍLIA DOS QUADRILÁTEROS
Realização/ Direction: E. M. Roraima
- O ENCONTRO DA CÁPSULA
Realização/ Direction: E. M. Maurice Maeterlinck
- ÁGUA É H2O SEM ELA FICA BEM PIOR!
Realização/ Direction: E. M. Senador João Lyra Tavares
- O AMOR ACIMA DE TUDO
Realização/ Direction: Ginásio Carioca Orsina da Fonseca
- EU QUERO QUE VOCÊ FIQUE
Realização/ Direction: E. M. França


Segunda-feira, 11/09/2017
Quem Canta e Dança...Encanta...E Seus Males Espanta!
Diversidade Musical Brasileira serve como eixo norteador em Espaço de Desenvolvimento Infantil da 1ª Coordenadoria Regional de Educação.
Localizado no bairro do Estácio, bairro boêmio e um dos berços do samba da capital carioca, o EDI Beatriz Vicência Bandeira Ryff tem no Projeto “Quem canta e Dança... Encanta...E seus Males Espanta”, o eixo norteador para desenvolver em seus alunos o enriquecimento de suas vivências musicais, proporcionando um trabalho multidisciplinar através da musicalidade, permeado pelas diferentes áreas do conhecimento e buscando o desenvolvimento das crianças em seus aspectos físico, cognitivo, afetivo e social.
Pensado em conjunto por toda comunidade escolar, o projeto vem sendo desenvolvido ao longo do ano: no início foi trabalhado com o aluno a percepção para ouvir os diferentes sons que nos cercam. Os alunos foram levados a ter atenção com os sons do corpo, da natureza, dos animais, do ambiente que cerca a escola... Já no segundo bimestre os alunos tiveram contato com os diversos ritmos que fazem parte da cultura de nossa cidade e de nosso país.
Histórias e características do frevo, funk, samba, carimbó e forró, dentre outros , fizeram parte do cotidiano das crianças, que puderam estabelecer uma intimidade cultural e musical através das vivências com as características dos diversos ritmos.
O foco do trabalho ao longo do 3º bimestre são as brincadeiras cantadas, que fazem parte da memória cultural do povo brasileiro. As cantigas apresentam também a diversidade do nosso país.
Para finalizar o projeto anual, a unidade está planejando fazer a festa “Natal Brasileiro”, retratando os costumes através dos ritmos.
Renata Soares, Professora de Educação Infantil, nos fala: ”o projeto nos proporcionou um estudo e ampliou nossa visão musical onde realizamos diversas atividades relacionadas as múltiplas linguagens”. Para a professora Elaine Barcelos, “ o projeto trouxe um enriquecimento cultural e musical, através do qual fizemos uma grande viagem pelas regiões e ritmos trabalhados”.
Os mais encantados com o projeto são os pequenos: o aluno Rômulo, de 5 anos, diz “eu gostei do ritmo do carimbo”. Já o Aluno João Mateus, de 6 anos nos conta :”eu gostei de fazer o boné do funk e adorei a dança”. “Eu gostei muito do galo da madrugada e de fazer o guarda-chuva do frevo”, nos conta a aluna Sophia, de 6 anos.
Para Saber Mais:
EDI BEATRIZ VICÊNCIA BANDEIRA RYFF
Direção: Joseane Abrahão
Diretora Adjunta: Andrea Pacheco
Telefone: 2224-0979
E-mail: edibeatrizvbandeira@rioeduca.net

