A A A C
email
Retornando 46 resultados para o mês de 'Setembro de 2017'

Terça-feira, 12/09/2017

Cantinho Jornalístico da Leitura e RJ 56: No EDI Tenente Pedro de Lima Mendes

Tags: 11ªcre, jornal, notícias, ei.

 

A professora Alexandra Paixão, do EDI Tenente Pedro de Lima Mendes, tem ampliado de forma simples e prazerosa, não só o conhecimento dos alunos, como também o vocabulário, através das notícias de jornal e telejornal. CONFIRA!

 

A partir do projeto "Histórias que vem, histórias que vão... Cada uma ensina uma lição. Siga esta trilha" a professora Alexandra Paixão da turma EI - 56, tem se utilizado das notícias de jornal e telejornal para não só ampliar o vocabulário dos alunos, mas também explorar os múltiplos usos e funções da língua oral e escrita, desenvolver o gosto e o prazer pela leitura e escrita, além de oportunizar o amplo debate acerca das notícias.

 

Professora Alexandra Paixão junto com alunos da turma EI - 56

 

O projeto se torna oportuno, visto que, conforme relato da professora, "em tempos de interatividade via telefone celular e internet, cada vez mais próximos da realidade de nossas crianças, fazer com que elas se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas, certamente, é fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem informados. Para uma criança tomar gosto pelo jornal, o primeiro passo é acabar com a ideia de que o jornal é coisa de “gente grande” e proporcionar, por meio da ludicidade, uma gama de propostas que façam com que o trabalho com o mesmo possa ser desenvolvido de forma leve e prazerosa".

 

Cantinho Jornalístico da Leitura, antiga Locomotiva da Leitura

 

Cantinho Jornalístico da Leitura

Uma vez por dia, a professora convida um grupo de 3 a 5 crianças para sentar no “Cantinho”. A seguir, pede para que cada um pegue um jornal, escolha uma palavra, recorte e cole num pedaço de papel. Como usam a letra caixa alta, depois que a criança cola a palavra, Alexandra escreve a mesma com o tipo de letra que trabalham e convida a fazer uma leitura.

 

Desenhando e levantando hipóteses com relação a escrita

 

Neste momento, todos que estão por ali com ela realizam suas tentativas. Com relação às possíveis dificuldades, a professora vai mediando de modo que eles se ajudem. Finalizada as tentativas, toda turma é convidada a fazer uma grande roda e as palavras são expostas. As crianças que estavam no “Cantinho” apresentam suas palavras e seus respectivos significados e, logo a seguir, a professora retoma a palavra dentro da notícia onde estava para ampla discussão e para verem se dentro da notícia o significado continua o mesmo.

 

RJ 56

O nome escolhido faz referência ao telejornal que as crianças conhecem e ao número que identifica nossa turma. É composto por uma TV gigante encapada com jornal e um microfone decorado com desenhos feitos pelas crianças. A TV é utilizada pelas crianças a fim de que elas possam se posicionar em relação a quaisquer questões que possam surgir no decorrer do trabalho com notícias. A princípio, elas a estão utilizando para darem suas opiniões, mas, a seguir, abordaremos a crítica, o entretenimento, a culinária. Vale ressaltar que, nesta última semana, a professora adaptou a TV e o microfone à Semana da Educação Infantil a fim de colher depoimento dos responsáveis e crianças acerca da proposta.

 

Funcionárias da escola participando do Plantão SEI (Semana da Educação Infantil)

 

 

Parabéns professora Alexandra! Com certeza a paixão não está só em seu sobrenome, mas também na paixão de realizar um trabalho de excelência que repercute positivamente a todos em sua volta!

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: EDI Tenente Pedro de Lima Mendes

Telefone: 2463-8957 ou 3393-0052

 

 

Contato para publicações:

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 12/09/2017

Destaques do #educa desta semana

Tags: multírio, destaques, #educa.

 

Merenda especial e Prova Brasil são destaques em #educa

 

Casos como diabetes, hipertensão, doença celíaca, fenilcetonúria, alergias e intolerância à lactose fazem com que o Instituto Annes Dias ofereça, desde 2003, uma alimentação diferenciada para alunos com restrições alimentares da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro. Nesta terça (12), o programa #educa vai mostrar como é montado esse cardápio especial. A jornalista Flávia Lobo recebe Mônica Teixeira, diretora do Inad, para falar sobre o trabalho que envolve a garantia de uma alimentação adequada aos estudantes.

Já na quinta-feira (14), o tema de #educa será a Prova Brasil. O convidado especial da edição é Márcio da Costa, assessor especial da Secretaria Municipal de Educação do Rio e integrante da equipe do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE/UFRJ).

A websérie #educa é exibida, ao vivo, às 12h30, pela página da MultiRio no facebook (www.facebook.com/MultiRio). Durante as transmissões, os convidados esclarecem questões enviadas pelos usuários nos comentários do vídeo, e após a live, os vídeos continuam disponíveis para assistir e compartilhar.

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 12/09/2017

Produções da Rede Participam do Vídeo Fórum na Mostra Geração do Festival do Rio

Tags: produções, vídeos, fórum, mostra, geração.

 

15 Produções da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro Participam do Vídeo Fórum na Mostra Geração do Festival do Rio

 

 

O programa Vídeo Fórum é o espaço dentro da Mostra Geração onde crianças e jovens apresentam seus filmes e trocam impressões sobre linguagem audiovisual. Ao longo dos últimos 18 anos, assistimos a trabalhos com mais abrangência e apuro técnico. A iniciativa vem dando a este público a possibilidade de se expressar. Seu filme foi selecionado? Curta e Compartilhe com seus amigos no Facebook essa ótima notícia.

Ao todo foram escolhidos 42 filmes que irão participar desta edição, que acontece de 5 a 15 de outubro. As projeções serão seguidas de debate, em dias a serem definidos. Conheça as produções selecionadas!

 

A seguir, os 15 filmes produzidos por professores e alunos de escolas municipais do Rio de Janeiro selecionados pelo Vídeo Fórum (Mostra Geração/Festival do Rio).

 


Parabéns aos realizadores!

 

 

- A VINGANÇA DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS
Realização/ Direction: E.M. Professor Vieira Fazenda

 

- O AVIÃOZINHO DE PAPEL
Realização/ Direction: E.M. Professora Márcia Francesconi Pereira

 

- A PAZ QUE QUEREMOS!
Realização/ Direction: Núcleo de Arte Grécia

 

- JORNAL DA TARDE
Realização/ Direction: Núcleo de Artes Avenida dos Desfiles

 

 - O FIM DO BULLYING E O COMEÇO DA PAZ
Realização/ Direction: CIEP Arlindo Marcilio Doutel

 

- ME ENSINA A OLHAR?
Realização/ Direction: E.M. Francisco Manuel

 

- E AGORA PROFESSORA?
Realização/ Direction: Ginásio Carioca Grécia

 

- O MÁGICO DE OZ – THE WIZARD OF OZ
Realização/ Direction: CIEP Presidente Agostinho Neto

 

- A MENINA QUE VIVIA NO MUNDO DOS LIVROS
Realização/ Direction: E. M. Bombeiro Geraldo Dias

 

- OS MISTÉRIOS DA ESCOLA
Realização/ Direction: CIEP Doutor Adão Pereira Nunes

 

- A FAMÍLIA DOS QUADRILÁTEROS
Realização/ Direction: E. M. Roraima

 

- O ENCONTRO DA CÁPSULA
Realização/ Direction: E. M. Maurice Maeterlinck

 

- ÁGUA É H2O SEM ELA FICA BEM PIOR!
Realização/ Direction: E. M. Senador João Lyra Tavares



- O AMOR ACIMA DE TUDO
Realização/ Direction: Ginásio Carioca Orsina da Fonseca

 

- EU QUERO QUE VOCÊ FIQUE
Realização/ Direction: E. M. França


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 11/09/2017

Quem Canta e Dança...Encanta...E Seus Males Espanta!

Tags: 1ªcre, projetos, eventos, educacaoinfantil.

 

Diversidade Musical Brasileira serve como eixo norteador em Espaço de Desenvolvimento Infantil da 1ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

Localizado no bairro do Estácio, bairro boêmio e um dos berços do samba da capital carioca, o EDI Beatriz Vicência Bandeira Ryff tem no Projeto “Quem canta e Dança... Encanta...E seus Males Espanta”, o eixo norteador para desenvolver em seus alunos o enriquecimento de suas vivências musicais, proporcionando um trabalho multidisciplinar através da musicalidade, permeado pelas diferentes áreas do conhecimento e buscando o desenvolvimento das crianças em seus aspectos físico, cognitivo, afetivo e social.

 


Pensado em conjunto por toda comunidade escolar, o projeto vem sendo desenvolvido ao longo do ano: no início foi trabalhado com o aluno a percepção para ouvir os diferentes sons que nos cercam. Os alunos foram levados a ter atenção com os sons do corpo, da natureza, dos animais, do ambiente que cerca a escola... Já no segundo bimestre os alunos tiveram contato com os diversos ritmos que fazem parte da cultura de nossa cidade e de nosso país.

 

 

Histórias e características do frevo, funk, samba, carimbó e forró, dentre outros , fizeram parte do cotidiano das crianças, que puderam estabelecer uma intimidade cultural e musical através das vivências com as características dos diversos ritmos.

 

 


O foco do trabalho ao longo do 3º bimestre são as brincadeiras cantadas, que fazem parte da memória cultural do povo brasileiro. As cantigas apresentam também a diversidade do nosso país.

 


Para finalizar o projeto anual, a unidade está planejando fazer a festa “Natal Brasileiro”, retratando os costumes através dos ritmos.


Renata Soares, Professora de Educação Infantil, nos fala: ”o projeto nos proporcionou um estudo e ampliou nossa visão musical onde realizamos diversas atividades relacionadas as múltiplas linguagens”. Para a professora Elaine Barcelos, “ o projeto trouxe um enriquecimento cultural e musical, através do qual fizemos uma grande viagem pelas regiões e ritmos trabalhados”.


Os mais encantados com o projeto são os pequenos: o aluno Rômulo, de 5 anos, diz “eu gostei do ritmo do carimbo”. Já o Aluno João Mateus, de 6 anos nos conta :”eu gostei de fazer o boné do funk e adorei a dança”. “Eu gostei muito do galo da madrugada e de fazer o guarda-chuva do frevo”, nos conta a aluna Sophia, de 6 anos.

 

 


Para Saber Mais:

EDI BEATRIZ VICÊNCIA BANDEIRA RYFF

Direção: Joseane Abrahão

Diretora Adjunta: Andrea Pacheco

Telefone: 2224-0979

E-mail: edibeatrizvbandeira@rioeduca.net


 


   
           



Yammer Share