A A A C
email
Retornando 21 resultados para o mês de 'Setembro de 2018'

Segunda-feira, 03/09/2018

Espetáculo Teatral: No Picadeiro do Mundo a Alegria Vira Arte

Tags: 6ª cre, núcleo de arte, teatro.

 

O espetáculo No Picadeiro do Mundo a Alegria Vira Arte foi apresentado na Mostra Final de Trabalhos do 1.º semestre de 2018, realizada na semana de 25 a 29 de junho, no Núcleo de Arte Grande Otelo. Ele contou com a participação dos alunos da Oficina de Teatro e foi dirigido pelo professor Nilton Filho. Vamos conhecer um pouco mais deste trabalho?

 

Prof. Nilton Filho apresentando o espetáculo

 

RESPEITÁVEL PÚBLICO!


O palhaço está em muitos lugares - nas ruas, teatros, televisão, cinema e, é claro, nos circos. Sua tarefa é fazer rir, o que ele sabe fazer muito bem. Mesmo abatido, ele dá um nó na sua tristeza e transforma qualquer dor num sorriso encantado, escrevendo e colorindo a sua história com arte, paixão e com muitos sotaques, numa língua perfeitamente compreensível – a da alegria.

 

Buscando inspiração na arte da palhaçaria, a trupe da Oficina de Teatro, do Núcleo de Arte Grande Otelo, produziu o espetáculo “No Picadeiro do Mundo a Alegria Vira Arte”, no qual contou com muita diversão, estripulias e poesia a bela história do palhaço – a arte de fazer rir que se propagou pelo mundo e que, em algum momento, tinha que ser lembrada, já que marcou os melhores momentos da infância de cada um de nós. 

 

 

Profª Thaiz contribuindo com a maquiagem dos alunos

 

Os bastidores do espetáculo

 

 

O Núcleo de Arte oferece aos alunos da 6.ª CRE, além da Oficina de Teatro, várias outras atividades artísticas

 

 

Todo o planejamento e pesquisa, para a elaboração e realização deste espetáculo nasceu da ideia de se fazer uma grande homenagem aos artistas e a toda manifestação artística dos países participantes da Copa do Mundo de 2018. Sendo assim, a escolha da Inglaterra foi proposital, visto que essa já era a intenção - homenagear a arte do palhaço, e foi justamente lá na Terra da Realeza, onde a história do palhaço moderno ou o clown, efetivamente nasceu. No século XVIII,  um jovem sargento da Guarda Real introduziu em seu circo esses personagens cômicos e hilários das ruas de Londres que divertiam os adultos e as crianças.

 

O espetáculo construido pelo Núcleo teve a sua estreia no dia 21/06/2018, no próprio teatro do Núcleo de Arte Grande Otelo e foi apresentado para convidados e à comunidade escolar do entorno, com muito sucesso e "casa cheia". A Coordenação do espetáculo, as direções geraisl e de arte, o cenário, o figurino e a maquiagem foram de responsabilidade do professor Nilton Filho. Esta última contou com a participação da professora Thaiz. A coreografia cênica foi coordenada pela professora Simone Cristina, com a ajuda das alunas da Oficina de Balé.

 

O aluno Winicius Araújo foi o responsável pela sonorização e iluminação. O elenco foi montado com os alunos da Oficina de Teatro do período da manhã. A direção, a equipe de professores, a funcionária de apoio e as mães dos alunos tiveram uma participação importante na montagem e apresentação deste espetáculo. Sem a colaboração dos envolvidos, em todos os momentos, ajudando em todas as tarefas, nada seria possível.

 

 

Trecho do espetáculo 

 

 

Trecho do espetáculo

 

 

Trecho do espetáculo 

 

 

O contato com a linguagem teatral ajuda crianças e adolescentes a perderem a timidez, a desenvolverem a coletividade, a oralidade, a linguagem musical e, principalmente, a corporal. É um exercício de cidadania e uma forma de ampliar o repertório cultural dos estudantes.

 

Parabéns ao professor Nilton Filho e a todos os envolvidos na criação e apresentação deste belíssimo espetáculo!

 

Quer conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pela equipe do Núcleo de Arte Grande Otelo? Entre em contato com a Unidade Escolar!

 

Núcleo de Arte Grande Otelo

E-mail: nucleartotelo@rioeduca.net

Telefone: 3358-1085

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!



 


   
           



Yammer Share