A A A C
email

Quinta-feira, 09/06/2011

E.M. José Lins do Rêgo – 3ª CRE - convida para a comemoração dos 110 anos de seu patrono.

Tags: 3ªcre, eventos, atividades.

 

“Quisera que todos os meninos me ouvissem com a ansiedade e o prazer com que eu escutara a velha Totônia do meu engenho. Se eu tiver conseguido este milagre não precisarei de maior alegria para a minha vida”.

JOSÉ LINS DO RÊGO

 

Paraibano, nascido em 3 de junho de 1901, transformou-se num dos maiores romancistas brasileiros. Garoto muito curioso, gostava de saber como funcionava a maquinaria do engenho de cana do avô. Tomava banho de rio com os moleques da fazenda, montava a cavalo, brincava de cangaceiros e ouvia as histórias que os adultos contavam em volta da fogueira.

 

 

Ao lado de sua intensa atividade literária, José Lins, também é fanático por futebol. Flamenguista doente, até hoje é homenageado pelo clube.

 

Em 1955, é eleito para a Academia Brasileira de Letras. Em 12 de setembro de 1957, morre no Rio de Janeiro. A herança literária deixada por ele é maravilhosa: Riacho Doce, Fogo Morto, O Menino Ricardo , sua obra-prima Menino de Engenho e outras obras e também não contempla o público infantil.
Escreveu o livro “Histórias da Velha Totônia”. Nele retratou as histórias de Totônia, uma senhora magrinha, que fazia as crianças das fazendas aguardarem, com o coração batendo de alegria, para ouvir suas histórias. Neste livro, José Lins disse a frase que abre este artigo.

 

Ele conseguiu o milagre citado na frase e não só as crianças, mas o público em geral, do Brasil e fora dele, vive e se emociona com suas histórias.

 

A Escola Municipal José Lins do Rêgo , além do nome, possui também o trabalho voltado ao mundo literário como esse famoso escritor e estará comemorando, no próximo dia 10 às 9h, o 110° aniversário de José Lins do Rêgo, com a presença das filhas dele e outras autoridades, exposição de trabalhos dos alunos, roda de capoeira da comunidade, apresentação dos talentos da U.E. e muito mais.

 

Todos estão convidados!

 

Texto adaptado daquele recebido da equipe:

Diretora: Márcia Caetano

Diretor Adjunto: Almir Freitas

Coordenadora Pedagógica: Telma Iff

 

 

 

                              

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3ªcre (326)
eventos (318)
atividades (6)

Comentários
PARABENIZAMOS TODA A EQUIPE DA EM JOSÉ LINS DO REGO PELO EXCELENTE TRABALHO QUE REALIZAM E PELA HOMENAGEM AO BRILHANTE ESCRITOR, PATRONO DA ESCOLA. ABRAÇOS DA EQUIPE PADRE NELSON.

Postado por EDI 03.28.801 PADRE NELSON em 09/06/2011 06:48

PARABÉNS A TODA A ESCOLA !!! UM ABRAÇÃO!!!!

Postado por Profª. Ana Neves em 09/06/2011 08:56

Assim como a locomotiva que passsava pelo Engenho de "Zé Lins", enviamos a todo vapor, em cada vagão, para toda equipe Padre Nelson, o nosso abraço, carinho, solidariedade, parceria, muito sucesso e a gratidão pelo reconhecimento do trabalho dedicado ao nosso ilustre patrono.

Postado por Diretora Márcia Caetano em 09/06/2011 21:33

Querida Aninha...... Saudades!!!!! Obrigada pelo carinho. 1000 bjs

Postado por Diretora Márcia Caetano em 09/06/2011 21:44