A A A C
email

Quarta-feira, 29/06/2011

Creche Municipal Ayrton Senna, exemplo de dedicação e de organização

Tags: 10ªcre, creches.

 

“A Educação Infantil é a fase mais importante na vida de uma pessoa, pois é o momento em que fazemos nossas primeiras descobertas. É um prazer muito grande fazer parte dessa rotina escolar, do espaço de aprendizagem e de socialização das crianças, onde vemos a identidade dos nossos pequenos alunos serem constituídas. Eu gostaria de agradecer a todas as pessoas que se empenham para melhorar cada vez mais a qualidade da Educação Infantil da rede municipal.”


Simone Souza, gerente da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, declaração em 17 de maio de 2011, por ocasião da entrega simbólica do Prêmio Anual de Qualidade da Educação.

 

 

Na fotografia, a professora Isaura, diretora da

Creche Municipal Ayrton Senna.

 

 

A Creche Municipal Ayrton Senna, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, foi uma das unidades homenageadas com o “Prêmio Anual de Qualidade da Educação”, confirmando, na prática, que toda a equipe pedagógica, servidores ali lotados e profissionais terceirizados que lá trabalham, estão participando do processo que visa a inclusão da criança no contexto da escola e da comunidade, reconhecendo o trabalho de todos os profissionais que se empenham para melhorar a qualidade dos serviços prestados na educação.

 

Placa de acrílico afixada na parede principal do prédio, demarcando a homenagem recebida pela Creche Municipal Ayrton Senna, da 10ª CRE, que recebeu o "Prêmio de Qualidade da Educação Infantil 2010", concedido pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

1 – Localização da Creche Municipal Ayrton Senna e breve histórico

A creche está localizada no Conjunto Guandu II, também conhecido como “Conjunto Ayrton Senna”. Quem vem pela Avenida João XXIII, no sentido da Avenida Padre Guilherme Decaminada (onde fica localizada a 10ª CRE) para a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), precisa entrar à direita após a ponte do Rio Guandu, passando pelo Conjunto Liberdade, onde se localizam a E.M. Liberdade e a C.M. Amanhecer de Luz.

 


Há três conjuntos habitacionais com a denominação “Guandu”: Guandu I, Guandu II (onde fica a C.M. Ayrton Senna) e Guandu Velho, que, segundo informações obtidas com moradores, foi o primeiro a ser construído.

 


A história da C.M. Ayrton Senna começa na fase de transição da gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para a Secretaria Municipal de Educação. Isso aconteceu com todas as demais creches vinculadas à SMDS, em razão do que está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, determinando que o atendimento em creches públicas deveria ser feito sob a responsabilidade da área educacional.

 


A atual diretora da C.M. Ayrton Senna, professora Isaura Batista Rodrigues, acompanhou todo o processo de transição da gestão da SMDS para a SME, pois participou do processo de inauguração, instalação e início do funcionamento da creche.
 

Isaura Batista Rodrigues, diretora da Creche Municipal Ayrton Senna

“Cheguei aqui em setembro de 2002, mas só em março de 2003 é que saiu a designação oficial das creches e a publicação do nosso cargo. A Secretaria Municipal de Educação já entrou com a proposta de educar e cuidar: Cuidar sim, mas educar sempre!” E isso nós passamos para os pais, mães, responsáveis, em todos os momentos, nas reuniões, nos encontros, nos textos que distribuímos para reflexão.” Comentou a diretora Isaura.

 

Ayrton Senna, Patrono da Creche, foto de 1994.

Sobre o patrono, Ayrton Senna, a diretora Isaura informa que quando chegou ao Conjunto Guandu II, já havia sido prestada a homenagem ao piloto brasileiro, campeão de corridas de Fórmula I, que morreu em acidente automobilístico, em 1º de maio de 1994. Segundo a diretora, a designação deve ter sido proposta pelo presidente da Associação de Moradores do Conjunto, “seu” Jorge.

 


2. “Para ler, contar e recontar é só começar”

 

Capa do Projeto Político Pedagógico da C.M. Ayrton Senna
 

Na capa do Projeto Político Pedagógico da Creche Municipal Ayrton Senna há desenho de um menino sentado lendo um livro, tendo ao seu lado esquerdo, oito exemplares de livros coloridos. É um desenho simbólico e bem representativo do que se propõe a equipe pedagógica da creche, que se resume no “cuidar e educar”.

 


A experiente e dedicada professora Isaura Batista Rodrigues, diretora da C.M. Ayrton Senna, tem plena consciência de que a proposta pedagógica traçada por ela e pela sua equipe, deve atender às necessidades básicas da criança, onde as brincadeiras se interpenetram com as atividades pedagógicas, culturais, motoras e artísticas.

“Procuramos sempre mostrar aos pais e responsáveis, que cada brincadeira, cada apresentação musical ou encenação de peça teatral, além do sentido lúdico, tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento intelectual da criança, nas suas múltiplas dimensões,” declarou Isaura.

A “Malinha Viajante” e o “Livro da Vida” são dois projetos que estão inseridos no Projeto Político Pedagógico da Creche Municipal Ayrton Sena. No primeiro, as crianças levam livros emprestados para as suas casas, e os pais são estimulados a participarem do processo educativo, contando histórias para os seus filhos.

 

O “Livro da Vida” é um registro diário de todas as atividades desenvolvidas pela criança durante a sua permanência na creche. Desenhos, colagens, rabiscos, mensagens e fotografias são anexados em um grande caderno de desenho, que as crianças poderão levar para suas casas no final do ano letivo.

 

“Costumo dizer que o “Livro da Vida” é o primeiro livro escrito pelas crianças, porque ali registramos um pouco de tudo o que elas produzem no dia a dia de sua vivência na creche”, falou a diretora Isaura.

3. Uma equipe que se esforça para melhorar a qualidade dos serviços prestados na educação infantil

Além da professora Isaura, diretora, e da professora Angela dos Santos Rufino Marcheti, diretora adjunta, a equipe pedagógica da Creche Municipal Ayrton Senna, conta também com o apoio de Cristiane Carvalho da Silva Teixeira,que se reveza com Angela, como professora articuladora.

 


Segundo Angela, o papel desempenhado pela professora articuladora em uma creche vai além da coordenação pedagógica, pois além de participar de todo o planejamento das atividades da creche, ela atua também interagindo nas turmas, acompanhando e orientando as recreadoras e agentes auxiliares, em tudo o que se refere às crianças, como registros, acompanhamento pedagógico, processo de socialização, desenvolvimento motor, jogos, brincadeiras e também mantendo contato direto com os pais e com os responsáveis.
 

Angela dos Santos Rufino Marcheti, diretora adjunta e professor articuladora da Creche Municipal Ayrton Senna.

 

Tanto Isaura quanto Angela passaram pelo Instituto Helena Antipoff, onde se capacitaram para atender crianças portadoras de necessidades especiais, além de já ter trabalhando em escolas do ensino regular da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 


Atualmente, a Creche Municipal Ayrton Senna conta com sete auxiliares: Rosenildes, Jéssica, Dirce, Cristiane, Jaqueline, Nilsinete e Alessandra.

 


A Equipe de Recreadores também é formada por sete profissionais: Maria da Conceição, Marli, Márcia, Jacioneide, Jacicleide, Patrícia e Giovana.

 


Adriana de Carvalho Rodrigues e Ronaldo Lemos Bicalho fazem parte da Equipe de Serviços Gerais e Nilce Vianna da Costa e Maria Lucineide dos Santos, compõem a Equipe de manipuladores de alimentos, que prepara quatro deliciosas refeições diariamente: desjejum, almoço, lanche e jantar, tudo com base nas orientações recebidas do Instituto Annes Dias.
 

4. “Se é para fazer, vamos fazer bem feito!”

 

A limpeza, manutenção e organização são pontos positivos que precisam ser destacados na C.M. Ayrton Senna. O prédio, todo pintado de azul, tem em sua área de entorno, um gramado muito bem cuidado e palmeiras, que ajudam a dar o contraste na harmonia do colorido. Há um parquinho infantil coberto e protegido por tela, com diversos tipos de brinquedos, em área toda murada e pintada com personagens da Turma da Mônica, criados por Maurício de Sousa.


Na parte dos fundos, também em ambiente limpo e pintado, está sendo iniciada uma pequena horta, onde as crianças poderão acompanhar diariamente a evolução das hortaliças e legumes que ali estão sendo plantados.


No dia em que estive visitando a C.M. Ayrton Senna, uma das funcionárias havia levado uma tartaruga para ser apresentada às crianças. Segundo Isaura, eles já haviam conhecido um coelho, pois estão participando do Projeto intitulado “Era uma vez uma casinha cheia de vida, Planeta Terra”.
Sendo uma atividade planejada para o 2º bimestre, as crianças estavam sendo apresentadas aos pequenos animais domésticos, e tendo contato com informações sobre outros diversos tipos de animais, a partir de cartazes e murais afixados no pátio interno e salas.


Quando visitei as salas em companhia da diretora Isaura, quase todas as crianças já haviam tomado banho, almoçado e estavam dormindo. As poucas ainda resistentes recebiam um carinho especial das auxiliares e recreadoras que tentavam fazê-las dormir.


Enquanto as crianças descansavam, a equipe de serviços gerais fazia a limpeza do refeitório, e os manipuladores de alimentos davam início ao preparo da carne que seria servida no jantar.


Na secretaria, onde também funciona a sala da direção, conversei com a diretora Isaura e com a sua adjunta Angela, e dali pude observar o zelo, carinho, dedicação e sentido de organização das duas. Projeto Político Pedagógico, relatórios, livros de atas, controle de freqüência das crianças, documentos com informações individuais para avaliação bimestral das crianças, planos semanais das atividades, agendas, livro da vida com as anotações, formulários diversos, tudo muito bem arquivado, visível e facilmente localizado, por quem quer que seja, a qualquer momento. Organização exemplar que deveria servir como parâmetro para outras unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação.

 


“Se é para fazer, é preciso fazer bem feito. Afinal é o nosso trabalho – diz a diretora Isaura – que comenta sobre a visita feita por funcionários do Tribunal de Conta do Município, que ficaram muito bem impressionados com a organização da Creche Municipal Ayrton Senna, mesmo tendo a visita acontecido no dia em que estariam prestando homenagens aos pais, quando se retocava a pintura das paredes internas.


“Eles ficaram admirados por estarmos preparando uma homenagem aos pais dos alunos, e um deles chegou a dizer que na escola do seu filho aquilo não tinha ocorrido. Também elogiaram porque estávamos usando tinta antitóxica e sem cheiro”. Disse Isaura.

 

 

Na Creche Municipal Ayrton Senna, e em todas as demais creches da Rede Municipal de Educação, as crianças recebem quatro refeições diárias: Desjejum (colação), quando chegam, almoço, entre 10h30min e 11h, lanche, entre 13h30min e 14 h e jantar, por volta das 16 horas. O cardápio da creche é elaborado pelos nutricionistas do Instituto de Nutrição Annes Dias - INAD, podendo ser adaptado pelos profissionais da creche, para adequar-se às necessidades da criança, desde que haja uma solicitação médica, por escrito.

 

Crianças da Creche Ayrton Senna em horário de almoço, fotografia do acervo da creche cedida pela direção.

 

                              

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
creches (89)

Comentários
Eu sou fã do trabalho dessa creche e sei que o que está no papel realmente acontece, Isaura e equipe são super competentes, fazem um trabalho lindo e muito dedicado. A Creche é muito linda e tudo é extremamente organizado.

Postado por Lucelia em 29/06/2011 13:06

Eu também sou fã dessa creche! Não só pq a diretora é minha mãe (rs)... Mas pq sei q é tudo de extrema oganização e qualidade. (A diretora desta creche é a minha maior inspiração pra tentar ser uma profissional de qualidade! Orgulho da minha vida...)

Postado por Bruna em 29/06/2011 20:55

Também sou muito fã dessa creche, em especial da diretora Isaura, que é minha mãe linda... Sempre muito comprometida em fazer um lindo trabalho, visando o que há de melhor para o desenvolvimento integral das crianças. Sou professora e tenho essa diretora como minha maior inspiração, é um exemplo!!! Repetindo as palavras da minha mana... Mami é o orgulho da minha vida!!

Postado por Elaine Batista Rodrigues em 08/07/2011 16:03

É muito bom quando o trabalho feito com tanto empenho e carinho ganha visibilidade e reconhecimento. É mais uma forma de multiplicar a excelência da educação através do bom exemplo. Parabéns!

Postado por Patricia Araujo em 04/08/2011 21:21