A A A C
email

Sexta-feira, 05/08/2011

Blog sobre Neurociência da Professora Rosilene

Tags: 7ªcre, blogsderioeducadores.

 

 

A professora Rosilene Pereira, formada em Educação Física com especialização em Dança, Psicomotricidade e Neurofisiologia, desenvolve um trabalho de conscientização importantíssimo com os seus alunos. Segundo a sua visão, o ensino eficiente e construtivo de dança pode proporcionar ao aluno o seu crescimento em todos os aspectos do desenvolvimento humano. Para tanto, o ensino não pode limitar-se apenas ao conhecimento de técnicas e movimentos.

 

 

A docente, que atua na E. M. Jorge Amado e no Clube Escolar Rio das Pedras, procura trabalhar em sua disciplina estratégias que contextualizem o cotidiano dos alunos, de forma que o trabalho educativo não seja alheio a sua realidade, ou seja, alienante. Em seu blog, a professora defende que a dança deve que ser usada como fonte de autoconhecimento cultural e corporal, como um meio de sensibilização e reflexões sobre o universo do aluno. Nas palavras da professora, o papel da dança seria “levar o aluno através das vivências corporais e pela pesquisa a desenvolver autonomia, pensamento crítico e reflexões sobre os diversos assuntos que atuam na sociedade, isto é, dançar a dança da vida.” Nesta perspectiva, a disciplina teria uma função muito mais ampla do que a elaboração de coreografias para eventos escolares, ao contrário do que comumente se supõe.

 

Além de fotos e textos sobre o ensino e atividades de dança, o blog também apresenta um vídeo que traz noções básicas de Neurofisiologia e sua relação com o aprendizado, que traz reflexões interessantes para professores. O espaço também inclui textos que abordam a experiência cotidiana da professora em seu campo de atuação e com seus alunos, o que pode ser inspirador a todos os demais professores e interessados no ensino de um modo geral. Não deixem de visitar o blog “Profª Rosilene e aNeurociência”!

 

Conheça o blog e o trabalho de dança que a professora Rosilene desenvolve no Clube Escolar Rio das Pedras. "O Brasil que veio da África" foi tema de vários números musicais que além de cumprirem o objetivo de levar os alunos a conhecerem as origens da cultura brasileira, formaram o Projeto "Os 3 Ds do Clube Escolar Rio das Pedras:Dança, Diversão e Desenvolvimento".

 

Na foto de destaque desta postagem, crianças do Clube Escolar Rio das Pedras representando as "baianinhas" que fazem parte de nossa raiz cultural.

 

Clique AQUI e acompanhe todas as postagens!
 

 

                                          

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

7ªcre (332)
blogsderioeducadores (64)

Comentários
Fui diretora adjunta de uma creche em Rio das Pedras, e tive a oportunidade de ver o trabalho da professora Rosilene de perto. Excelente trabalho! É de profissionais assim, com tanto talento e dedicação, que a nossa Educação merece. Parabéns professora! E vai aqui meu recado: Não desista, nossas ciranças agradecem.

Postado por Conceição em 08/08/2011 23:01

Oi Rose!!! Adorei o seu blog e suas danças!!! Parabéns pelo seu trabalho,sua dedicação e seu carinho!!! Sei como é difícil trabalhar,de forma diferenciada,em escolas públicas...mas,vc conseguiu!!! Torço para que seu trabalho não pare por aqui!!! Bjs com carinho!!!

Postado por Claudia em 16/08/2011 21:43