A A A C
email

Quarta-feira, 31/08/2011

Janaína Corenza uma EDUCOPROFESSORA no PEJA

Tags: peja, educopédia.


 

Conheçam a professora que aceitou o desafio de inovar e mergulhou fundo nas pesquisas em busca da qualidade de suas atividades no PEJA.

"Quando participei da seleção para ser Educopedista do PEJA, confesso que não tinha dimensão da riqueza e da ousadia desta plataforma. Sempre acreditei que a educação do Rio de Janeiro poderia sair da mesmice, mas não vislumbrava que seria tão breve!


A produção das aulas na Educopédia demanda uma intensa pesquisa de atividades que buscam a aprendizagem dos conteúdos (de acordo com as orientações curriculares do PEJA) de uma maneira inovadora: links de jogos, vídeos, atividades lúdicas, imagens, montagens de textos, leitura virtual e acesso a internet são alguns exemplos a serem dados.


Todo esse processo de elaboração das aulas é enriquecido pelo “vai e vem” das produções, ou seja, as aulas só são postadas na plataforma após o refinamento das atividades propostas. Afirmo que o processo de aprimoramento das aulas é que mais me enriquece, pois por vezes crio aulas que na minha concepção estão claras e objetivas e ao olhar de um outro educador (coordenador, validador ou professores da rede) são constatadas novas nuances que passam despercebidas e que comprometem a sua qualidade. Ser educopedista para mim, é com certeza, um processo de aprendizagem!


Minha aprendizagem não para na produção das aulas. Constato que nós, professores do PEJA, temos ainda o desafio de desmistificar o uso do computador para os nossos alunos adultos, que trazem consigo um receio ‘compreensível’ ao uso da máquina. Acredito que a Educopédia pode mostrar a esses alunos que esta ‘máquina’ é um mecanismo de aprendizagem rico e fabuloso para o seu processo de aprendizagem!


Outro momento rico de aprendizagem são os educoencontros. Estes favorecem um crescimento da equipe por meio da integração de todas as famílias da Educopédia. As reuniões e capacitações são importantes para a apropriação da plataforma e para os novos conhecimentos por ela construídos.


Por fim, parabenizo aqueles que pensaram nesta maneira de ensinar e de aprender, pois em pleno século XXI não podemos fazer uso, nas salas de aula, apenas do quadro e dos livros didáticos. Novos tempos, novas tecnologias, até mesmo para os nossos adultos, tão receiosos ao uso da máquina, mas que podem se encantar com as possibilidades que surgem com um trabalho de responsabilidade e comprometimento por meio da Educopédia!


Segundo Perrenoud, o professor “deve ser capaz de observar, analisar, tirar proveito das experiências, organizar as ideias, debater, pesquisar, questionar-se. São as competências que todo professor supostamente tem; o que falta é aplicá-las na própria ação." Com a Educopédia estou tendo a oportunidade de aplicar tais competências!"


Janaína de A. Corenza
Educopedista da Família PEJA
Professora Orientadora do PEJA do CIEP Ministro Gustavo Capanema
Pedagoga e Mestre em Educação

Parabéns a Professora Janína por ousar, acreditar e realizar um trabalho de excelência  para o PEJA da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

                                           

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

peja (37)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.