A A A C
email

Quinta-feira, 01/09/2011

Parcerias: grandes contribuições, belas atuações! EM Sebastião de Lacerda em ação_5ªCRE

Tags: 5ªcre, escolasdoamanhã, riodeleitores, bairroeducador, blogs.

A EM Sebastião de Lacerda, situada no bairro de Irajá, bem próxima à Avenida Brasil, tem parceria com o Bairro Educador.

Finalidade: levar aos alunos um prazer a mais para melhorar a aprendizagem.

 

 

O Projeto Bairro Educador faz parte do Programa Escolas do Amanhã e tem como meta contribuir para a formação integral dos alunos de primeiro e segundo segmento da rede municipal de educação. Para isso, investe no fortalecimento da comunidade escolar por meio de alianças e articulações com atores locais e regionais que possam contribuir para aprendizagem dos alunos. O Projeto promove e estimula as redes e processos de comunicação local, com o foco no aumento da participação de indivíduos e instituições nos processos educativos da comunidade escolar.
 

No dia 26 de agosto a EM Sebastião de Lacerda, realizou a “Festa do Interior” com a participação de todos os estudantes e equipe docente.

 

"Comida, diversão e arte: alimentação saudável nas festas folclóricas", este é o título do projeto desenvolvido pela EM Sebastião de Lacerda, justificando que em toda boa Festa Junina, festas do interior, festas regionais, existem comidas típicas saborosas que deixam qualquer um com água na boca, além da rica cultura nordestina.

 

Toda equipe docente organizou diferentes atividades educativas. E para contribuir com o trabalho realizado na festa, o Bairro Educador levou o Sr. Honorato, cordelista de renome, para realizar oficinas de literatura de cordel.

 

Além disso, a gestora de comunicação do Bairro Educador, Danielle Ribeiro, desenvolveu uma oficina de artesanato com a utilização de material reciclável.

 

 

 

Mas, o que é a Literatura de Cordel?


É uma manifestação cultural, como qualquer outra forma artística, que por meio da escrita são transmitidas as cantigas, os poemas e as histórias do povo — pelo próprio povo.


O nome de Cordel teve origem em Portugal, onde os livretos, antigamente, eram expostos em barbantes como roupas no varal.


Ela destaca-se em regiões onde a cultura é mais valorizada e delineada, como nas regiões Nordeste e Sul, por serem muito mais culturais do que intelectuais.


A literatura de cordel mudou bastante. Os temas já não são como antigamente, quando falavam o sofrimento do povo nordestino. Hoje, reflete a nova realidade que o povo vive, devido a urbanização e a marginalização dos antigos camponeses.


 

 

"Tal atividade está sendo de grande valia, uma vez que estamos envolvidos com a "Festa do Interior", valorizando nossa cultura e a contribuição desse típico brasileiro que com sua origem nordestina contribui imensamente para a formação de nosso povo e nossa história", narra a profª Neiva, diretora da U.E., através do blog da escola.

 

 

Ela relata que a participação de todos foi contagiante e as turmas do 3º ano confeccionaram os cordéis expostos na "Festa do Interior".

 

Oficina de Cordel

 

 

A EM Sebastião de Lacerda tem em seu blog outros projetos interessantes.

Para conhecê-los, acesse o blog da escola: http://emslacerda.blogspot.com/

Blog Bairro Educador, com a publicação deste evento: http://bairroeducador.blogspot.com/2011/08/festa-do-interior-na-em-sebastiao-de.html

 

 Se você, professor, ou sua escola, desenvolveu ou desennvolve algum projeto escreva para nós através dos e-mails de cada Representante de CRE.

Para saber, clique na foto da Equipe Rioeduca e procure sua CRE.

 

                                            

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)
riodeleitores (185)
bairroeducador (18)
blogs (12)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.