A A A C
email

Segunda-feira, 24/10/2011

Escola Municipal Otelo de Souza Reis,reutilizando papéis no Ano Internacional das Florestas.

Tags: 10ªcre.

 

 

Nas escolas municipais do Rio de Janeiro, alguns professores costumam chamar a atenção dos alunos para que não inutilizem desnecessariamente as folhas dos cadernos. Em geral, quando querem fazer alguma campanha para a redução do consumo, os professores falam das dificuldades e custos do papel que depende para a sua produção, da polpa de madeira de árvores, principalmente pinheiros e eucaliptos.

 

O logotipo oficial do Ano Internacional das Florestas foi idealizado por designers gráficos e desenvolvido em colaboração com o Departamento de Informação Pública da Secretaria Geral. Recebeu aprovação do Conselho de Publicações das Nações Unidas em 9 de julho de 2010, tendo sido apresentado publicamente em todos os idiomas oficiais da Organização, a 19 de julho de 2010. O tema é "Florestas para o povo", exaltando o papel fundamental das pessoas na gestão, conservação e exploração sustentável das florestas do mundo.

 


Nem sempre foi assim. Antes da utilização da celulose, o papel era fabricado a partir de pastas produzidas com algodão, linho e cânhamo. Hoje, os papéis fabricados de fibras de algodão, são bem mais caros, e a sua produção destina-se aos trabalhos de restauração de documentos antigos, de gravuras e desenhos que exigem um suporte mais resistente e de melhor qualidade.

 

Professora Gorete com seus alunos da turma 1101, da E.M. Otelo de Souza Reis, durante a oficina de reutilização de papéis.

Professora Rachel com seus alunos da turma 1102, da E.M. Otelo de Souza Reis, durante a oficina de reutilização de papéis.

Alunos da turma de Educação Infantil EI-12 com a professora Verônica mostrando orgulhosos os blocos ilustrados e produzidos a partir das folhas que seriam descartadas no lixo.


Como o papel produzido hoje em dia tem a sua matéria básica extraída de fibras produzidas a partir das células vegetais, e como 2011 foi declarado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o “Ano Internacional das Florestas”, a Escola Municipal Otelo de Souza Reis resolveu iniciar uma série de ações visando fazer a reutilização das folhas de papel que seriam descartadas no lixo a ser recolhido pela Comlurb.
 

Os elementos iconográficos do logotipo do Ano Internacional das Florestas - 2011 representam alguns dos numerosos valores das florestas e neste contexto, fazem um apelo para urgentes mudanças que se fazem indispensáveis. Florestas fornecem abrigo para as pessoas e um habitat para diversidade biológica, são uma fonte de alimentos, medicamentos e água potável e desempenham um papel vital na estabilização do clima e do meio ambiente mundial.

 

Professor Álvaro Jorge M.B. Almeida, do Núcleo de Educação Ambiental da 10ª CRE - NEA 10, acompanhou a oficina de reutilização de papéis na Escola Municipal Otelo de Souza Reis.

 

 

Segundo a coordenadora pedagógica Cristina Barbosa Gross Martins Monteiro, “trata-se de um trabalho de formiguinha” que ela vem realizando desde 2010, e já conta com o interesse, apoio e participação de vários professores da E.M. Otelo de Souza Reis.
 

 

Para sensibilizar alunos, professores, funcionários, pais, responsáveis e membros da comunidade da área de entorno da Escola Municipal Otelo de Souza Reis, sobre a importância de se comemorar o “Ano Internacional das Florestas”, e dar início ao trabalho de conscientização sobre os Três R’S do chamado consumo ecoeficiente (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), Cristina fala sobre pequenos gestos e atitudes, que podem contribuir para a mudança dos nossos hábitos de vida.

 

Professora Carolina, com seus alunos da turma de Educação Infantil EI-14, que mostram os blocos produzidos na oficina realizada na E.M. Otelo de Souza Reis, no dia 10 de outubro de 2011.

Professora Alecta com alunos da turma 8401.

Professora Michele com alunos da turma 1402.

 


Para os defensores dos Três R’S, o fundamental é começar reduzindo o consumo de todas as formas possíveis, por exemplo, comprando produtos mais duráveis e preferindo aqueles que venham em embalagens recicláveis. Só então começa a ter sentido o “R” da reutilização, de forma a evitar que vá para o lixo aquilo que poderá ser reaproveitado de forma criativa e inovadora.

 


É isso, exatamente, o que os alunos das diversas turmas da Escola Municipal Otelo de Souza Reis, da 10ª CRE, estão aprendendo a praticar neste Ano Internacional das Florestas.
No dia 10 de outubro de 2011 (segunda-feira), a escola organizou-se para uma oficina de reutilização do papel.

 


Segundo Cristina Gross, as turmas foram divididas em quatro grandes grupos, de acordo com os horários previamente definidos em comum acordo dos professores, para a confecção de blocos, com as folhas que deveriam ter sido descartadas, mas que foram separadas para a reutilização.

 


“Cada criança montou o seu próprio bloco sob a orientação das professoras que utilizaram técnicas variadas, como pintura com cola colorida, pintura a partir de molde vazado, cenário utilizando papel glacê, etc.” “Enfim, _ escreveu entusiasmada a coordenadora pedagógica – foi um dia muito interessante, descontraído e de grande aprendizado.”

 


A Escola Municipal Otelo de Souza Reis é citada pelo professor Álvaro Jorge M.N. Almeida, do Núcleo de Educação Ambiental da 10ª CRE – NEA 10, como uma das unidades escolares de Santa Cruz empenhadas nas campanhas, programas, projetos e ações de conscientização ambiental e sustentabilidade, como no caso do recolhimento de pilhas e baterias, que já vem sendo feito na escola há vários anos.

 


Ainda segundo Cristina Gross as pilhas usadas são trazidas pelas crianças e entregues à professora Gorete, que as deposita em uma garrafa pet verde, devidamente identificada para tal fim, que, após estar cheia é levada para o destino final que será dado a partir do Núcleo de Educação Ambiental da 10ª CRE.

 


Todas as etapas do trabalho de reutilização do papel na Escola Municipal Otelo de Souza Reis foram devidamente registradas e fotografas pela coordenadora pedagógica Cristina Gross, que já imagina, para futuros projetos e ações, a sequência de atividades com o terceiro “R”, o da reciclagem, tema que já foi discutido por ela com os demais professores, ainda não viabilizado porque depende de espaço próprio, de equipamentos e de capacitação profissional.

 

 

 

Os alunos erguem com satisfação os trabalhos que produziram na oficina de reutilização de papéis.

Professora Cíntia com a turma de Educação Infantil EI-13.

Professora Maria Lúcia com alunos da turma de Educação Infantil EI-22.

Professora Mônica com alunos da turma 1304.

Alunos da turma 1305, que fizeram seus trabalhos orientados pela professora Marcela.
 

Alunos da turma 1501, mostrando os trabalhos que fizeram na oficina de reutilização de papéis, orientados pela professora Adriana.

 

Por mais singela que possa parecer, a oficina de reutilização de papéis na Escola Municipal Otelo de Souza Reis, é uma ação de grande relevância, pois oferece uma oportunidade de sensibilizar os alunos para os problemas que afetam todas as florestas do mundo e as pessoas que delas dependem. Parabéns, Cristina Gross, professores e alunos!

 

 

 

 

 

                                          

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)

Comentários
Parabéns todos os professores desta escola.Esta foi a minha primeira escola .

Postado por Fatima Lucia Braga em 24/10/2011 00:07

Eu faço minhas as palavras da minha Coordenadora, foi realmente "um dia muito interessante, descontraído e de grande aprendizado.” Nossa escola tem uma grande equipe...sou feliz por fazer parte desse grupo. Parabéns

Postado por Rachel Santana em 24/10/2011 11:55

Somos uma verdadeira equipe. Sou muito feliz por fazer parte deste grupo. Não troco essa escola por nenhuma outra!!!!

Postado por Cristina Gross em 24/10/2011 15:26

Ai que saudade ver a escola em que comecei a trabalhar!!! Parabéns! Lindo o trabalho da escola! Beijos para Cintia,Gorete, Maria Lúcia e Cristina!

Postado por Suzane Almeida em 25/10/2011 00:35