A A A C
email

Segunda-feira, 24/10/2011

O Despertar da Arte - Maratona de Histórias - 1ª CRE

Tags: 1ªcre, eventos, artesmusicais.

 

 

 

Desde o início do ano letivo, os alunos das escolas da 1ª CRE estão pesquisando a vida e obra de dois grandes nomes da nossa cultura: Nelson Cavaquinho e Érico Veríssimo.

 

Deste modo, os estudantes conheceram a história de amor e sucesso de Nelson, que ganhou o apelido de “Cavaquinho” ainda bem jovem, nas suas primeiras rodas de choro. O violão foi seu fiel companheiro durante toda vida, e ele o tocava com apenas dois dedos da mão direita.

 

A escola do coração de Nelson, era Mangueira. Lá ele conheceu Cartola, Carlos Cachaça e compôs a música “Sempre Mangueira”.

 

Érico Veríssimo, grande nome da literatura brasileira, publicou “Ladrão de Gatos”, seu primeiro conto em 1928. Depois escreveu inúmeros contos, novelas e romances, encantando a milhares de leitores com sua arte.

 

O que Érico Veríssimo e Nelson Cavaquinho têm em comum? Os dois poetas, respiravam a arte, traduziam o amor em versos e música, eram apaixonados e apaixonantes.

 

Para a culminância da Maratona de Histórias, as escolas prepararam danças, coreografias e uma riquíssima exposição sobre os trabalhos vivenciados pelas turmas desde o início do aluno letivo.

 

A culminância aconteceu dia  treze de outubro no Centro Cultural Justiça Federal. Já na entrada era possível se encantar com a arte produzida pelos alunos da rede. Trabalho de altíssimo nível elaborado com beleza e arte pelos alunos das escolas públicas da 1ª CRE: caricaturas, obras de arte, poesia, mídias, releituras...

 

Durante toda à tarde, as crianças e adolescentes presentes no evento participaram de contação de histórias, que não podiam faltar na Maratona!!! Os olhos brilhantes e curiosos dos alunos demonstravam o quanto nossos sonhos podem ser ampliados, e que lindas viagens podemos fazer através de uma história.

 

As apresentações, realizadas no teatro do Centro Cultural , mostraram a dedicação das escolas e a responsabilidade dos alunos e professores. Beleza, arte, cultura, música, sensibilidade e alegria são adjetivos que não alcançam a grandiosidade do evento.

 

 

Os meninos e meninas que com gestos, danças, corpo e voz subiram ao palco, jamais se esquecerão do que aprenderam e vivenciaram. É muito mais que uma culminância, pois define objetivos, envolve a auto estima e desabrocha novos sonhos. Era só olhar para os rostos dos nossos alunos, e contemplar o sorriso estampado, a ansiedade natural do contato com o público, a emoção, o brilho nos olhos.

 

 

Além das coreografias e músicas, o público foi presenteado com uma linda contação de histórias com Elenice Ferreira e Beto Gaspari. Contaram e cantaram quatro histórias: Suspense, medo, alegria e muitas risadas fizeram parte da apresentação. Os atores despertaram a emoção de professores, pais, crianças e adolescentes.

 

 

Ao final da exposição e das apresentações, deparamos com uma chuva fina que caía lá fora... Parecia até mesmo que o céu também participava da emoção de cada criança, adolescente e professor presentes naquela tarde. A sensação de alegria, bem estar, satisfação encharcava nossos corações. É o poder da arte!

 

Não é possível calcular quantos benefícios a Maratona de Histórias pode trazer aos nossos jovens. Sabemos, porém, que Nelson Cavaquinho e Érico Veríssimo tornam-se imortais a cada conto lido, a cada música ouvida, a cada sonho despertado...

 

Parabéns às Escolas da Primeira Coordenadoria de Educação
que trabalharam com tanta paixão!


Nossos alunos e a cultura brasileira agradecem!

 

Para assistir ao vídeo de fotos, clique AQUI
 

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

1ªcre (379)
eventos (318)
artesmusicais (37)

Comentários
Nao sou professor da rede, mas aprecio o trabalho que as escolas desenvolvem. É muito importante ver nossa cultura, nossos poetas renascendo nas obras das crianças. Parabéns pelo trabalho!

Postado por Claudio em 24/10/2011 20:48

Esta publicação foi tão emocionante, que desejei ter estado neste evento! Coisas de qualidade acontecem na Rede Pública de ensino e precisam mesmo ser divulgadas! Parabéns professores, alunos e todos os envolvidos nestes momentos de aprendizado e alegria!

Postado por Adriano em 25/10/2011 18:34