A A A C
email

Quarta-feira, 30/11/2011

Neno e as Memórias da Turma Show de Amizade

Tags: 3ªcre, riodeleitores, protagonismojuvenil, visitas.

 

Turma 1403 da E.M. Nicolau Antonio Taunay 3ª CRE lança o livro Neno e as Memórias da Turma Show de Amizade que registra as atividades do Clube de Leitura Pescando Aventuras. Sob a batuta da Profª Márcia Cristina Pessoa, o projeto registrou em livro as leituras, produções, visitas e demais atividades realizadas durante todo o ano letivo.

 

O Clube de Leitura Pescando Aventuras foi criado pela Profª Márcia, logo no início de 2011, para registrar as ações da turma 1403. A proposta, baseada no pensamento de Celestin Freinet, Paulo Freire e Levi Vigostsky, visa a valorização do registro, da autonomia, da identidade, da relação com o outro e da livre expressão.

 


 

 

O projeto iniciou informalmente no ano passado, quando a prof.ª Márcia Pessoa reunia seus alunos, uma vez por semana, para compartilhar leituras, trocar experiências e contar histórias, ao final os alunos levavam um livro para casa. Este ano, acompanhando a turma, o projeto tomou corpo e decidiu-se pelo registro dos acontecimentos significativos para turma com a futura publicação do livro. Os alunos escolheram o nome do clube e seu lema: Ler é navegar na imaginação. Além disso um símbolo foi desenhado pelos alunos representando graficamente as ideias que proliferam no clube.

 

 

 

Pescando Aventuras e Navegando na Imaginação

 

É quem é Neno? A professora nos esclarece: " Quanto ao Neno... é uma longa história... Ele é o mascote do livro e vai contando as histórias, apresentando os assuntos, interagindo assim com os leitores. No inicio do ano, durante a recreação, a turma encontrou pássaro ferido e deram o nome a ele de Neno. Um aluno levou o pássaro para casa, mas ele não resistiu e morreu. Então, quando surgiu a ideia do mascote para o livro, logo lembraram do Neno." Mais uma vez o reconhecimento da escrita como ferramenta de registro significativo e expressão da coletividade da turma.

 

 


 

 

 

Eles escrevem um pouco de tudo no livro. Alguns textos são individuais, outros, coletivos sobre assuntos que circularam na escola durante o ano.São atividades propostas a partir de livros lidos, de propostas dos cadernos pedagógicos, RAP, entrevistas, registros de visitas. " Assim, ao longo do ano, fomos produzindo textos. Os cadernos pedagógicos sempre traziam uma proposta de produção de texto a partir do gênero trabalhado. Assim produzíamos e selecionávamos um para o livro. Fizemos relatos das aulas-passeios. O livro apresenta dicas de leitura, a partir das obras lidas no Clube. Fala sobre a dengue. Cada aluno conta um pouquinho a sua história de vida. Temos HQ, poemas e muito mais. Ficou bem bacana!" A estréia do Clube foi marcada pela peça A Bela Borboleta, baseada no livro homônimo, lido e adaptado pela turma para a encenação.

 

 

A turma 1403 caracterizada para a peça A Bela Borboleta

 

O Clube de Leitura Pescando Aventuras em plena atividade

 

O lançamento do livro aconteceu nesta terça-feira, 29 de novembro, na escola, mas você também pode conferir: Neno e as Memórias da Turma Show de Amizade.Confira também os melhores momentos do evento no vídeo. Concordo com as palavras da diretora Márcia Regina, foi um show!

 

 

 

 

 

Para finalizar uma frase da Profª Márcia Pessoa retirada do relato recebido via e-mail: "Sempre fui apaixonada por literatura infantil. E fazer com que os alunos percebam a função da escrita é o nosso grande desafio."

 

 

 

 


Parabéns à turma 1403 e à sua Profª Márcia Pessoa pelo desafio superado! 

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3ªcre (326)
riodeleitores (185)
protagonismojuvenil (76)
visitas (62)

Comentários
PARABÉNS!!! FICOU MUITO BONITO E CRIATIVO.

Postado por Renata em 30/11/2011 17:28

Belíssimo trabalho, perfeito, adorei!!

Postado por Ana Accioly em 30/11/2011 23:51

Compartilhar um trabalho como esse é gratificante! Parabéns Professora Márcia e turma 1403. O produto ficou emocionante e valioso!

Postado por Rita de Cássia Marques em 01/12/2011 14:49

Vivenciar este projeto foi uma experiência desafiadora e maravilhosa! Estou orgulhosa de vocês meus queridos alunos escritores! Parabéns!!!!!

Postado por Marcia Pessoa em 01/12/2011 17:48

Turma 1403 e Márcia, parabéns pelo excelente trabalho!

Postado por Marlete Palma em 01/12/2011 19:01

Me sinto muito honrada em ter acompanhado de perto todo o desenvolvimento desse maravilhoso trabalho. Parabéns por mais essa vitória.

Postado por Márcia em 05/12/2011 20:22

foi uma honra ter participado como estágiaria nesta turma ,que foi um grande desafio parabéns professora por este belissimo trabalho.

Postado por ELZA MARTINS DOS SANTOS em 05/12/2011 23:01

Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postado por Fatima Lucia Braga em 07/12/2011 20:38

Estou encantada com o resultado do trabalho da turma e da professora Márcia! Vocês foram incríveis com tamanha persistência e força de vontade! Amei! Parabééns!

Postado por Mariana Marques em 09/12/2011 16:51