A A A C
email

Quinta-feira, 01/12/2011

Kit Férias - Alegria e Aprendizado

Tags: 1ªcre, projetos.

 

A Escola Municipal Floriano Peixoto recebeu a Subsecretária de ensino, Helena Bomeny para oficializar a entrega do Kit Férias que os alunos levarão para casa quando o ano letivo terminar. Certamente, uma ação inovadora  que trará  excelentes resultados !

 

O  tão esperado mês de dezembro chegou. O cheirinho de férias já invade as salas de aula, e agita a garotada, afinal todo mundo quer descansar, passear, viajar, acordar mais tarde... As festas de final de ano têm um ar especial e os alunos torcem para que as aulas cheguem logo ao fim!

 

Férias é momento de diversão e descanso, no entanto é também tempo de revisar o que se aprendeu. A rede de Educação de nossa cidade quer aproveitar cada oportunidade para que o trabalho desenvolvido durante o ano letivo de 2011 seja consolidado. Desta forma, foi com carinho e zelo que a Secretaria Municipal de Educação preparou o Dever de Férias para mais de 215 mil alunos da Educação Infantil e do 1°, 2° e 3° anos das Escolas Municipais.

 

  Subsecretária Helena Bomeny apresenta o Kit Férias aos pais da Escola Municipal Floriano Peixoto

 

A escola Municipal Floriano Peixoto foi uma das selecionadas para o lançamento do kit Férias. Estiveram presentes ao evento a Subsecretária de Ensino, Helena Bomeny, Valéria Jacobiano, da Gerencia de Educação da 1ª CRE e muitos outros convidados. As famílias dos alunos compareceram em grande número e concordaram com a decisão da Educação em consolidar o aprendizado durante as férias.

 

Pensam que as crianças ficaram tristes ao saber do dever de férias? Que nada! Elas queriam ver logo o que tinha dentro da pastinha azul, e ficaram ansiosas para levar para casa. O Kit Férias contém um almanaque, lápis, borracha, apontador e caixa de giz de cera. Os alunos do 3º ano ainda receberão o livro Jabuti Sabido e Macaco Metido” da escritora Ana Maria Machado e os da Educação Infantil, o Guia da educação em família – alfabetização para ser lido pelos pais.

 

 

Essa atitude mobilizou as famílias, que concordaram em apoiar os filhos nas lições , estabelecendo laços que promovem interação, responsabilidade, e envolvimento das famílias com os filhos e com a escola. As tarefas , que serão realizadas com o apoio dos pais, trazem temas que já foram trabalhados com as professoras, e que de forma lúdica e agradável propõe novos desafios para o período de férias. Os alunos também gostaram da proposta e no início do ano letivo, levarão os deveres preenchidos para entregar aos professores.

 

Os professores e as famílias da Escola Municipal Floriano Peixoto acreditam que esta novidade dará bons frutos. A meninada terá tempo de sobra pra brincar, mas já sabe que tem o compromisso de realizar as tarefas do almanaque. As mães e pais concordam que este desafio será para o melhor aprendizado de seus filhos, e portanto apoiam a iniciativa.

 

 

Foi neste clima de férias, e ao mesmo tempo de responsabilidade que famílias e convidados assistiram a apresentação dos alunos, "Eu sou o Samba, alegria dos corações brasileiros" com músicas de Nelson do Cavaquinho, e exposição de trabalhos sobre o tema, que faz parte do projeto da escola.

 

A Exposição de Nelson Cavaquinho é fruto do trabalho de todo ano. Este projeto foi realizado por todas as escolas da Primeira Coordenadoria de Educação e teve a culminância no Centro Cultural Justiça Federal. Para relembrar a Maratona de Histórias clique na imagem abaixo:

 


 

 

Clique  AQUI  para conhecer mais projetos da Escola Municipal Floriano Peixoto

 

Para que o projeto de sua escola

seja destaque no portal Rioeduca.net

envie relato com fotos para ruteferreira@rioeduca.net

 

 

 

                                                              

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
1ªcre (379)

Comentários
Bela iniciativa da SME... A E.M. Floriano Peixoto merecia este evento de lançamento do Kit Férias! Parabéns a todos pela organização e carinho...

Postado por José Luiz em 01/12/2011 07:43

Quando a questão é consolidar a aprendizagem dos alunos, o dever de férias é valido! Eu apoio esta iniciativa!

Postado por Marilia - 3ª CRE em 01/12/2011 10:10

Acho o kit férias tudo de bom! Meu filho não é do município , mas já vou levar a ideia para a escola dela! Também quero meu filho estudando um pouquinho em janeiro.

Postado por Luana Sales em 01/12/2011 10:24

Que legal! Meu filho vai fazer vestibular agora, acabou agora o Ensino Médio. As escolas não mandavam dever, mas eu sempre ensinava em casa nas férias. Deu certo! As vezes ele reclamava, mas acho que valeu a pena! Também acho a ideia do kit muito boa!

Postado por Rosemere Gervasio em 01/12/2011 14:30

Muito interessante, os alunos não tinham isso, e agora terão novos desafios e oportunidades! A proposta mostra a preocupação da rede pública em melhorar o ensino dos alunos. Parabéns!!!

Postado por Rosane Maria de Almeida Moreira em 01/12/2011 15:07

Minha neta estuda na Educação Infantil, não sei se ela vai ter, mas acho bacana esse incentivo!!! Tomara que ela receba o livrinho e o Guia da Educação em família.

Postado por Sueli Vieira em 01/12/2011 15:17

Ótima ideia

Postado por Letícia em 01/12/2011 18:52

Estudar e aprender é bom e importante para a vida de nossas crianças mas férias deve ser para brincar ...brincar e brincar e não estudar.

Postado por Fatima Braga em 01/12/2011 19:55

Participar do momento em que a Educação Carioca assume o papel de parceira da sociedade, consciente da sua responsabilidade em formar cidadãos críticos, reflexivos, capazes de exercer com sabedoria seus direitos e deveres, me faz muito feliz! Adorei ver a iniciativa da Escola, em valorizar não só o material que o aluno recebe mas sobretudo a importância que ele exerce na vida de cada um! Parabéns!!!!!

Postado por Claudia de Moraes Nascimento em 01/12/2011 20:18

O Dever de férias é importante pra criança não esquecer o que aprendeu. Acho que elas não devem achar legal isso, mas com ajuda dos pais e jeitinho , elas acabam fazendo. E é o melhor pra elas, né? Parabéns pra Escola Floriano Peixoto pelo evento bonito! Quantos pais presentes!!!!

Postado por Késsia Vinicia em 02/12/2011 11:25

Achei maravilhosa esta iniciativa e espero ansiosa a continuidade da atividade. Bjks

Postado por Tania Moulin em 05/01/2012 09:59