A A A C
email

Terça-feira, 13/12/2011

A EMOM, sua Vida e Patrono, Resumida na I Bienal do Livro

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas, visitas, riodeleitores.

 

A Escola Municipal 05.15.003 Olegário Mariano, fundada no fim da década de 50, tendo como patrono o “Príncipe dos Poetas”, não poderia ser para seus alunos senão um portal para esta atividade extremamente rica e complexa, cultural e ideológica, desafiadora e ao mesmo tempo lúdica que é a leitura e a EMOM resumiu
sua história e a vida do seu patrono num único lugar,
na I Bienal do Livro.

 

 

Dias antes da I Bienal do Livro da EM 05.15.003 Olegário Mariano, mais precisamente dia 25 de novembro, estive visitando a  escola representantdo o Rioeduca/5ªCRE, para falar sobre o blog recentemente criado, conhecer o trabalho da U.E., a equipe da direção, além de conversar sobre o Portal Rioeduca.

 

 

 Da direita para a esquerda a profª Carmen Luiza_Diretora Adjunta, a CP_profª Sandra Mara, a Diretora_profªAna Lucia e a prof ª ReginaBizarro_Representante do Rioeduca/5ªCRE.

 

A escola continua movimentada conforme anos atrás, mas com outra aparência externa e algumas modificações internas.
 

Antes...

 

 ... Depois

 

 

Crianças, professores, funcionários, responsáveis, todos com muita satisfação pelas mudanças ocorridas e pelo trabalho desenvolvido na escola.

 

Breve histórico sobre a Escola, seu Patrono e o PPP


A Escola Municipal 05.15.003 Olegário Mariano, situada a Praça das Esmeraldas, nº 65, Rocha Miranda (bairro adjacente aos bairros de Madureira e Colégio), atende a aproximadamente 1030 crianças que vão da Educação Infantil ao 5º ano, com turmas de Aceleração 1A e 1B e Realfabetização.

 

Foi fundada em 06 de janeiro de 1959 e tem como Patrono o poeta, conhecido como o Príncipe dos Poetas e o Poeta das Cigarras, Olegário Mariano.  
 

Saiba mais sobre a vida do Patrono clicando AQUI 

 

Seu Projeto Político Pedagógico intitulado "Ler e Escrever, com Muito Prazer" tem objetivos que demandam: fortalecer em toda a comunidade escolar o sentido de cooperação, confraternização e participação dentro de uma perspectiva pedagógica, entendendo que o maior beneficiado seja o aluno; permitir a participação de familiares e da comunidade nas atividades escolares com o objetivo de ajudar no sucesso escolar e diminuir e evasão e a violência; priorizar a valorização da Unidade Escolar a fim de conscientizar toda a comunidade da importância que a Escola Olegário Mariano tem na vida de cada um; refletir sobre o bairro em que a escola está situada, sua gente, sua trajetória histórica, sua cultura, seu patrono; alcançar as metas estabelecidas pelos governos federal e municipal.
 

Conheça na íntegra o PPP da escola, clicando AQUI


 

Aconteceu a I Bienal do Livro da EMOM

 
A Escola Municipal Olegário Mariano abriu as portas à comunidade e convidados no dia 30 de novembro para a I Bienal do Livro da EMOM, como culminância do PPP "Ler e Escrever, com Muito´Prazer".
  

 

 

 

O evento cultural contou com a presença da Srª Secretária Municipal de Educação, profª Claudia Costin; da Gerente de Educação da 5ªCRE, profª Célia Napole; do chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Sr. Almir de Oliveira; do escritor Julio Emílio Braz; de atores de teatro de fantoches; professores, alunos e responsáveis.
 

A Secretária, profª Claudia Costin participou vendo peça de teatro da Educação Infantil, que naquele momento acontecia no auditório, falou com todos os professores visitando todas as tendas, bateu papo com alunos, enfim, passou uma bela tarde, que para todos da EMOM foi de extrema importância.  

 

 

 Na primeira foto, da esquerda para direita, a CP da EMOM_profª Sandra Mara, a Grente de Educação da 5ªCRE_profª Celia Napole, a Diretora da EMOM_profª Ana Lucia, a Secretária de Educação _profª Claudia Costin e a representante do Rioeduca na 5ªCRE_profª Regina Bizarro

 

 

Várias tendas faziam a exposição dos livros na I Bienal  do Livro da EMOM, que ainda contou com peças de teatro da Educação Infantil, teatro de fantoches, palestra com o escritor Julio Emilio Braz, várias tendas relacionadas aos trabalhos desenvolvidos pelos professores nas turmas, além de homenagear o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire com um tenda especial, onde os visitantes tinham a oportunidade de ver um vídeo de entrevista do educador sobre a Educação no Brasil.

 

 

 Teatro de Fantoches

 

Auditório repleto de alunos e responsáveis na palestra do escriitor Julio Emílio Braz

 

 Escritor Julio Emílio Braz palestrando sobre sua vida desde criança e como chegou a autoria de mais de 100 livros, alguns traduzidos em outras línguas

 

 

 Caracterização de Rainha, Príncipe e Cinderela do conto de fadas da Literatura Infantil A Cinderela

 

  

 Professoras da área de Língua Inglesa

 

  

Voluntária fazendo a medição da pressão arterial numa responsável presente a Bienal 

 

  

Livrão de histórias confeccionado pela profª Ana Cristina com produção de textos dos alunos  

 

  

Professora caracterizada de bruxa na Tenda da Imaginação

 

 

 Tenda de livros produzidos pelos alunos, ratificando o Projeto Político Pedagógico da escola, intitulado             Ler e Escrever com Muito Prazer

 

Foi realmente um grande prazer passar uma tarde cutural na Escola Municipal Olegário Mariano.

 

A cada dia que visito escolas, creches ou CIEPs me espanto com tamanha dedicação dos professores. É necessário agradecê-los pela imensa contribuição que esses profissionais da educação dão para o Brasil.

 

Se você professor e/ou sua escola desenvolvem ou desenvolveram algum projeto
ou atividade interessante; se você, sua escola ou se algum aluno tem blog,
clique na imagem abaixo para obter o e-mail do representante do
Rioeduca na sua CRE.

 

 

Representante do Rioeduca na 5ªCRE - Profª Regina Bizarro
E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
Twitter: @rebiza

 

Achou interessante esta publicação?
Então comente e/ou clique nas imagens abaixo e divulgue o Rioeduca.

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)
blogsdeescolas (402)
riodeleitores (185)
visitas (62)

Comentários
A Escola Municipal Olegário Mariano agradece as belíssimas e gentis palavras que expressaram o trabalho desenvolvido pela equipe EMOM.

Postado por Sandra Mara Carvalho Oliveira em 13/12/2011 12:53

Foi com muito prazer que participei da I Bienal EMOM, como professora da Educação Infantil. Agradeço, em nome da EMOM, aos gentis comentários sobre nosso trabalho com toda a comunidade escolar!!!

Postado por Michelle Moreira em 13/12/2011 13:23

Este foi um dia especial para todos alunos e professores. Nosso objetivo é mostrar as nossas crianças o quanto é prazeroso o mundo da leitura. Obrigada pelas palavras de carinho pelo nosso trabalho.

Postado por Ana Márcia Vieira em 13/12/2011 19:17

Para mim é um prazer publicar o trabalho que vocês desenvolvem. É como um feedback de belos trabalhos. Parabéns à EMOM que me proporciononou mais essa experiência.

Postado por ReginaBizarro em 13/12/2011 20:21

Parabéns à todos da escola Olegário Mariano!! Fico encantanda por colegas nos presentear com tantas maravilhas pedagógicas. E saber que esta dedicação resulta em belíssimos frutos para nossos alunos. Estes trabalhos são ingredientes energéticos para nos enriquecer e motivar no nosso cotidiano escolar!! PARABÉNSSSSS!!! Profª Marleyde Fernando - CP - EM Dom Pedro I

Postado por Marleyde Fernando em 14/12/2011 08:49