
Quinta-feira, 08/12/2011
Creche Senninha - Todos pela Fraternidade
No mês de novembro, a Creche Municipal Senninha desenvolveu um excelente projeto em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, envolvendo crianças, educadores, pais e comunidade escolar.
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” (Nelson Mandela)
Os projetos realizados na Educação Infantil é visto de pertinho pelos responsáveis e o impacto positivo é perceptível através do interesse e mudanças de postura e comportamento. Há poucos anos, as creches eram conceituadas como um espaço que servia apenas para cuidar de crianças, alimentar, dar banho ... Atualmente, o Cuidar está aliado ao Educar, e a comunidade escolar já reconhece que a Creche é uma Instituição Educacional.
A Creche Senninha, está localizada no Parque da Alegria, Caju, local conhecido pela violência entre facções e confrontos com a polícia. Deste modo, a equipe da creche, liderada pela competente gestora Elnira, entende que os projetos desenvolvidos devem destacar a paz, o respeito e a fraternidade.
No mês de novembro, no qual comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra, as educadoras da Creche Senninha desenvolveram um trabalho voltado para o respeito que devemos ter com todas as pessoas.
"A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei". ( Constituição da República Federativa do Brasil - Art. 5º, XLII )
As crianças vivenciaram experiências significativas, através de músicas ,histórias, teatro, culinária e muitas brincadeiras. O projeto deu destaque a africanidade e a valorização dos afro-descendentes, com sua cultura, costumes e hábitos herdados. Os pequenos tiveram oportunidade de criar instrumentos de percussão, participar de atividades ligadas ao som dos instrumentos, movimentos corporais e danças típicas.
Um dos momentos mais aguardados pelas crianças foi a roda de capoeira .Os pequenos treinaram a ginga e se divertiram reproduzindo os golpes. Também não faltou criatividade para a preparação da comida, as educadoras realizaram uma deliciosa receita típica.
As turminhas confeccionaram fantoches de meia, trabalharam suas características físicas, estimulando a percepção de suas semelhanças e diferenças, e depois construíram um mural com o retrato étnico da turma.
A comunidade escolar teve participação da construção do mural da fraternidade, com personalidades negras que alcançaram a fama.
A culminância do projeto ocorreu no pátio da creche , com uma grande confraternização, simbolizando a fraternidade, a igualdade entre os povos e raças e o respeito e valorização dos afro-descendentes.
O Rioeduca parabeniza a Diretora Elnira e toda equipe da Creche Senninha por desenvolver com nossas crianças este maravilhoso trabalho!
Convidamos o leitor para conhecer todo o projeto, clicando na imagem abaixo:
Sua escola realizou um projeto de sucesso? Envie relato com fotos ou vídeos para ruteferreira@rioeduca.net
|


Postado por JOSÉ LUIZ em 08/12/2011 07:22
Postado por Cláudia Reis em 08/12/2011 09:13
Postado por Fatima Lucia Braga em 08/12/2011 12:28
Postado por Sueli em 08/12/2011 15:26
Postado por Kessia em 08/12/2011 16:33
Postado por vivian em 08/12/2011 22:17
Postado por Rosemere em 09/12/2011 20:33
Postado por Cristiane em 12/12/2011 08:59
Postado por Régia Ribeiro em 25/12/2011 08:43