A A A C
email

Segunda-feira, 12/12/2011

Conta Outra Vez? - O Reino Encantado dos Contos de Fada

Tags: 1ªcre, projetos, riodeleitores, educaçãoinfantil.

 

O CIEP Henfil desenvolveu com as crianças da Educação Infantil, um projeto recheado de encantamento. "Conto de Fadas"   incentivou os sonhos,  deu asas a imaginação das crianças  e deslumbrou os pequenos alunos com atividades lúdicas e prazerosas.

 

 

Quem não tem um conto de fadas preferido? Aquele que a mamãe, papai, titia, vovó ou professor contava, e pedíamos: “Conta de novo...” Essas lembranças permeiam nossa vida com a doçura de um tempo encantado, mágico e repleto das mais belas imaginações: Bruxas com vassouras voando pelo telhado, fadas reluzentes com a varinha de condão, caldeirões com direito a olho de morcego, castelos, príncipes, sapos enfeitiçados, maçãs envenenadas e beijos de um final feliz. Bela Adormercida, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e os Sete Anões são alguns dos muitos contos que crescemos ouvindo e apreciando.

 

O CIEP Henfil acredita na beleza das culturas infantis transmitidas através dos Contos de Fada. Desta forma ,a Professora Samantha da Educação Infantil com a colaboração de Érika, estagiária no CIEP desenvolveram o projeto “Contos de Fadas”.

 

 

As histórias destacadas durante os três meses de projeto foram : Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e João e o Pé de Feijão. As crianças amaram, e os olhinhos brilhavam a cada nova contação.

 

Além da alegria e da mágica própria dos Contos, as crianças tiveram a oportunidade de adquirir muitos conhecimentos através de uma forma lúdica e interessante. Os pequenos de quatro anos produziram conhecimentos sobre a língua falada, exploraram hipóteses sobre a escrita, brincaram de faz de conta, de criação, recriação, leituras e releituras dos contos. A partir das histórias foram trabalhadas as letras do alfabeto número de letras das palavras, cartinhas, convites... A aprendizagem acontecia enquanto eles se divertiam!

 

 

O Rioeduca parabeniza as Professoras Samantha e Érika pelo belíssimo trabalho. Afinal, cada criança envolvida neste projeto guardará momentos encantados, mediados pelo afeto, brincadeiras, imagens e riquíssima literatura.

 


Que cada vez mais crianças tenham acesso a livros, histórias, contos encantados e brincadeiras de faz de conta. Que cada vez mais professores entrem nesse mundo encantado, de fadas e bruxas, sapos e princípes e possam escutar de seus pequenos alunos:
“Professor, conta outra vez?”

 

Conheça o novo blog do CIEP Henfil, clicando na imagem abaixo.

 

 

Para que o projeto de sua escola
seja destaque no portal Rioeduca.net
envie relato com fotos para ruteferreira@rioeduca.net

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
1ªcre (379)
riodeleitores (185)

Comentários
Como é lindo ver minhas colegas de trabalho, do Ciep Henfil, fazendo um trabalho criativo e valorizando essas crianças do Caju, tão necessitadas de momentos lúdicos. Parabéns a todos!

Postado por JOSÉ LUIZ em 12/12/2011 07:23

O mundo do Faz de Contas é encantador! Nossas crianças merecem estes momentos de encantamento e prazer. Muito bom para os pais saberem que seus filhos estão felizes no espaço escolar!

Postado por Neilda em 12/12/2011 09:11

Aprender brincando e se divertindo é tudo de bom!Que Deus ilumine a vida dos professores e destas crianças.Parabéns!

Postado por Fatima Lucia Braga em 12/12/2011 09:44

Já trabalhamos o tema contos de fadas em um de nossos projetos e foi maravilhoso o resultado. Os contos abrem uma gama imensa de assuntos a serem explorados pelo professor e pelas crianças. Parabéns aos professores da 1ª CRE.

Postado por CELIA em 12/12/2011 21:02