A A A C
email

Sexta-feira, 16/12/2011

Sinfonia Natalina, Integrando Professores e Alunos da EMIZ

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas, educopédia, visitas.

 

 Em 2011, a Escola Municipal Irmã Zélia viveu momentos gloriosos
com exemplos de educação, superação e dedicação,
informando, reconhecendo e disseminando tais iniciativas,
fechando o ano letivo com a 4ª Culminância Sinfonia Natalina
numa grande “feira cultural” de produção dos alunos
a partir dos conteúdos desenvolvidos ao longo do ano.

 

 

Dia 29 de novembro aconteceu, na Escola Municipal 05.15.060 Irmã Zélia, a 4ª Culminância Sinfonia Natalina, quando a EMIZ, como é conhecida, transformou salas de aula, pátio interno e externo, corredor da escola, numa grande feira cultural de produções dos alunos, orientados pelos professores de diversas disciplinas ao longo do ano.


Logo que cheguei à EM Irmã Zélia fui recebida pela Coordenadora Pedagógica, professora Janete Lang, com quem tenho tido mais contato por e-mail e telefone. Ela me apresentou todos os espaços da escola.

 

O primeiro local a ser visitado foi a quadra de esportes improvisada e um grupo da “melhor idade” estava no seu momento aquecimento, exercício inicial do Projeto Qualivida - Ginástica para a Terceira Idade, acolhido pela EMIZ.

 

 

 

 

A coordenadora do Projeto Qualivida na escola, Flora de Castro, falou deste projeto e da necessidade de uma quadra coberta, anseio dos idosos que procuram por uma melhor qualidade de vida. São 120 pessos que usam a quadra no horário das 7:00h às 9:00h. A procura é muita, por isso a necessidade do investimento.

 

 

 

 

No segundo andar funcionam as turmas de 8º e 9º ano. Lá, conheci o prof. Marcelo, da disciplina de Matemática, que trabalha com outros professores da escola as aulas digitais da Educopédia. A coordenadora Janete me informou que duas das quatro salas preparadas para trabalharem com a Educopédia estão prontissimas com TV, Som, Video.

 

 

 

Descemos para o andar térreo, sendo levada a conhecer o Tapete Contador de Histórias da profª Dayse Campos, de Língua Portuguesa, e de seus alunos do 6º ano que fizeram uma representação da história “Branca de Neve”.
 

 

 

 

 

Neste corredor do andar térreo, local principal da culminância, acontecia a votação para a escolha da Melhor Paródia. Os alunos do 6º ano entregavam a cédula de votação feita por eles mesmos, tudo por uma escolha democrática. Eles, também, apresentavam o lançamento do Jornal Planet Zélia_1ª Edição.

 

Ficha Técnica do Jornal Planet Zélia:

Desenhistas: Alex, Alessandro, Elias e Lucas Reis;

Pesquisa de textos: Ariany, Daniela, Raíssa, Mirelly, Fabiana, Alex, Hyuri, Thiago, Lucas R. e Lucas F., todos os alunos das turmas do 6º ano.

Professora responsável pelo Jornal: Dayse Campos

 

 

Fui convidada mais adiante pela profª de História, Solange Ferreira, para que seus alunos falassem sobre Lima Barreto e Machado de Assis, sua biografia e poemas. Foi lindo!

 

Participei de outra  apresentação, as experiências científicas dos alunos da profª de Ciências_ Marilza. Foi demais!

 

Eles explicavam os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências, dessa professora que chegou há um ano à escola para somar aos demais o trabalho tão significante que acontece na EM Irmã Zélia.

 


 
 


 

Pausa para conversar um pouquinho com a Diretora, profª Neli - coincidentemente nos conhecíamos há mais de 15 anos.

 

Da direita para a esquerda, a profª Neuza_ Diretora Adjunta, a profª Neli_Diretora, a Coordenadora Pedagógica_profªJanete e a Representante do Rioeduca na 5ªCRE, profª Regina.

 

Depois fui assistir à dança das alunas da profª Solange Ferreira sobre o Dia da Consciência Negra, também reverenciado por poesias criadas, declamadas e apresentadas por alunos do 8º ano.  

 

 


 

 

Mais uma vez, a entusiasta profª Dayse convidou-me a conhecer as maquetes que representavam o trabalho feito com letras de músicas, como cantiga de roda, e poemas de autores brasileiros feitas por seus alunos.

 

 

 

"Se essa rua, se essa rua fosse  minha, eu mandava, eu mandava ladrilhar,  

com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes..."

 

Outra alegria foi rever a  profª Leda, colega de antiga jornada, que hoje é regente da Sala de Leitura da EMIZ. Ela explanou, arrebatada de alegria pelo trabalho que desenvolvera com os alunos da Educação Infantil, a produção de livros dos pequeninos.

 

 

 

Nesse turbilhão de atividades culturais conheci o estagiário Jonathas Barros, sempre simpático e eficiente, que ajudava em todos os momentos e para o que precisasse.

 

Nos corredores da escola os trabalhos expostos refletiam a dinâmica da Unidade Escolar.

 

Aqui, todos acreditamos no desafio de lutar pela Educação. Cada um faz o seu melhor e, como consequência, a Escola Municipal Irmã Zélia continua a educar e brilhar!_ diz a direção no Blog da escola.


Parafraseando o cantor e compositor Roberto Carlos, foram "muitas emoções" que vivi naquela manhã. Foi muito bom sentir a integração de todos, professores e alunos, querendo mostrar um pouquinho daquilo que juntos criaram para este momento e espero que esta matéria esteja à altura do magnífico trabalho, o qual eu tive o prazer de conhecer de perto, feito por toda a equipe da Escola Municipal Irmã Zélia.


Realmente, esta Escola é uma verdadeira SINFONIA!
 

Se você professor e/ou sua escola desenvolvem ou desenvolveram algum projeto
ou atividade interessante; se você, sua escola ou se algum aluno tem blog,
clique na imagem abaixo para obter o e-mail do representante do
Rioeduca na sua CRE.


 

Representante do Rioeduca na 5ªCRE - Profª Regina Bizarro
E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
Twitter: @rebiza

 

Achou interessante esta publicação?
Então comente e/ou clique nas imagens abaixo e divulgue o Rioeduca.

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)
blogsdeescolas (402)
visitas (62)

Comentários
Excelente trabalho.Parabéns!

Postado por Fatima Braga em 16/12/2011 00:33

Que momentos maravilhosos você viveu, Regina! Melhor do que falar sobre os projetos é vê-los de pertinho e estar com as crianças. Parabéns a todos!

Postado por Neilda em 16/12/2011 14:24

É uma grande satisfação participar da equipe da Escola M. Irmã Zélia e é um enorme prazer lecionar nossa língua: o Português! Parabéns para todos nós!

Postado por Deise Campos em 16/12/2011 23:06

Adorei ver a minha querida escola brilhando com demonstração de tamanho sucesso, através do trabalho e do excelente desempenho dos professores, alunos, da equipe de direção e, especialmente, da nossa queridíssima coordenadora Janete. Avante EMIZ! Parabéns!

Postado por Professora Vania Cunha em 17/12/2011 10:54

Olá! Sou professora da EMIZ e estou super feliz e orgulhosa com a repercussão do trabalho desenvolvido pela nossa escola. Este ano foi excelente. O ano que vem será melhor ainda. Todos juntos no ritmo da nossa Sinfonia Inacabada. PARABÉNS A TODA EQUIPE!

Postado por Cristiane Filgueiras em 18/12/2011 19:06

Sou professora da EMIZ e tenho muito orgulho em ver a repercussão do trabalho desta ótima equipe, parabéns a todos!!

Postado por Mariana Candida em 18/12/2011 22:40

É com muito orgulho que faço parte da equipe da EMIZ, realmente todos somos envolvidos por essa grande Sinfonia que é o nosso PPP e os nossos Projetos Anuais, é gratificante ver os alunos, Professores e Direção participando de cada momento com empenho e um sorriso no rosto. Vamos rumo a 2012 sonhando cada vez mais alto!

Postado por Vivian Couto em 19/12/2011 22:52

Oi pessoal da 5ªCre...Agradeço muito por ter gostado do jornal e da escola,Vocês são e serão muito bem vindo lá.Volte sempre abraçoss

Postado por hyuri anjos-aluno emiz(do jornal planet zelia) em 07/03/2012 11:04