A A A C
email

Quarta-feira, 28/12/2011

Rioeduca Retrospectiva 2011 na 10ª CRE

Tags: 10ªcre, iderio.

 

Revisitando as Escolas Municipais Professora Leila Mehl de Menezes, Leôncio Corrêa e Eduardo Rabelo, conheci as alunas Julia Clara de Oliveira Carvalho e Ana Júlia Lima da Silva e o aluno Leandro Oliveira dos Santos, que foram premiados pela Secretaria Municipal de Educação, por terem se destacado com as melhores notas em Português e Matemática nas provas do IDERIO.
 

 

Vinte e sete de dezembro de 2011. Ano Novo de 2012 já se aproximando. Hora de planejamentos e replanejamentos. Ótima oportunidade também para rememorarmos a metáfora da Muralha da China, tão citada pela secretária de Educação, Claudia Costin, nas suas falas e encontros com professores e gestores das escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 


O que realizamos neste ano que está terminando? Que metas pretendemos alcançar em 2012? Como diz a secretária Claudia Costin, se pretendemos prosseguir na caminhada, é preciso avaliar o itinerário já percorrido.

 


Aqui na 10ª Coordenadoria Regional de Educação, com escolas, creches, Cieps e Edis implantados desde o Conjunto Alvorada, quase fazendo fronteira com o município de Itaguaí, até as cercanias do novo túnel da Grota Funda, já na Ilha de Guaratiba, completando o polígono geográfico da Barra de Guaratiba e de Sepetiba, em linha quase reta até a localidade dos Jesuítas, no portal de entrada para o município de Seropédica, foram muitas as realizações que marcaram o ano letivo de 2011.

 


Ainda há muito para fazer, pois o processo é dinâmico e o caminho extenso, mas na ação contínua, eficiente, eficaz e prolongada que a 10ª CRE desenvolveu em 2011, convém ressaltar inúmeros pontos positivos, como o desempenho no Ideb das crianças do CIEP Primeiro de Maio, os progressos alcançados pelo Ginásio Experimental Carioca e os excelentes resultados confirmados pelas turmas dos programas de Aceleração e de Realfabetização.
 

 

Como disse a secretária Claudia Costin, em entrevista ao Jornal “O Globo”, “a escola boa é a que tem bom diretor e bons professores. “

 


Como representante do Rioeduca na 10ª CRE tive a oportunidade de conhecer várias das boas escolas da região. Se a escola tem bons professores, certamente terá bons alunos. No mês de julho de 2011, conheci e conversei com três excelentes alunos de escolas localizadas em Manguariba, quase na divisa entre as regiões administrativas de Santa Cruz e Campo Grande, da Ilha de Guaratiba, em um recanto ainda caracterizado pelo seu aspecto bucólico e rural, e outra que fica situada em área completamente urbanizada, na confluência das movimentadas Avenida Cesário de Melo, Rua Felipe Cardoso e estradas que seguem para a Zona Sul, via Guaratiba, e em direção à Sepetiba.
 

 

Na Escola Municipal Professora Leila Mehl de Menezes, do Conjunto Manguariba, fui recebido com peculiar cortesia pela diretora Maria Alice Teixeira de Oliveira, pela diretora adjunta Ana Cristina de Assis Bonifácio e pela coordenadora pedagógica Ana Luíza Karan Miguel da Costa Alves Marques, para uma agradável conversa com a aluna Júlia Clara de Oliveira Carvalho que, em companhia da sua mãe Rita, falou dos seus sonhos e das suas conquistas.

 


Júlia Clara foi a melhor aluna da 10ª CRE na prova do IdeRio 2010, obtendo nota máxima em Português e em Matemática, razão pela qual foi homenageada pela Secretaria Municipal de Educação, ganhando uma bicicleta de presente.

 


Fátima, professora da Júlia Clara, também presente ao encontro, falou com orgulho e admiração da sua aluna, que hoje serve de exemplo para todos os colegas da Escola Professora Leila Mehl de Menezes.

 


Saindo de Manguariba dirijo-me à Escola Municipal Leôncio Corrêa, localizada na Ilha de Guaratiba, onde já estão me aguardando a aluna Ana Júlia Lima da Silva, a diretora Ana Paula Cardoso Santos e a professora Jane.

 

 


Ana Júlia é muito simpática e comunicativa. Na E.M. Leôncio Corrêa, além de ser destaque como a melhor aluna nas provas do IdeRio 2010, é também uma líder e protagonista, participando como representante do segmento aluno no Conselho Escola-Comunidade e desempenhando relevante papel em todas as iniciativas que tenham como objetivo melhorar as condições materiais, pedagógicas e administrativas da escola.

 


Depois de declarar que o seu grande sonho é tornar-se cientista, e que a sua matéria preferida é o estudo das Ciências, Ana Júlia confirma o seu papel de protagonista formulando um pedido especial para a secretária Claudia Costin: que mande construir uma quadra esportiva coberta na Escola Municipal Leôncio Corrêa, pois a comunidade da Ilha de Guaratiba ainda ressente muito a falta de equipamentos para a prática de atividades culturais, esportivas e de lazer.

 


A terceira escola visitada, E.M. Eduardo Rabelo está localizada bem em frente ao Conjunto Habitacional Rollas e ao lado do Conjunto Habitacional Octacílio de Carvalho Camará, popularmente conhecido como “Cesarão”, por encontrar-se na Avenida Cesário de Melo.
É uma escola de segundo segmento, onde o aluno Leandro Oliveira dos Santos, que em 2011 cursava o 9º ano, obteve as melhores notas nas provas do IdeRio de 2010.

 


Tranquilo, simples e modesto, porém firme nas suas convicções, Leandro fala sobre a surpresa com a premiação e com a repentina fama que conquistou na E.M. Eduardo Rabelo, onde faixas e cartazes o parabenizam e homenageiam.

 


Leandro, que obteve nota máxima em Matemática, recebeu das mãos da secretária Claudia Costin um netbook que foi entregue em homenagem especial realizada no Aterro do Flamengo.
 

 

Na Sala de Leitura Anísio Teixeira, da Escola Municipal Eduardo Rabello, converso com a diretora Márcia Ferreira, com a coordenadora pedagógica Elza Maria Baratta e com a professora regente da Sala de Leitura, Márcia Cristina da Silva Rodrigues, constato, vendo algumas mostras de trabalhos realizados pelos alunos, que “Escola boa é a que tem bom diretor e bons professores”, repetindo as palavras da secretária Claudia Costin.

 


Mesmo enfrentando algumas adversidades, pela localização em área quase sempre de conflagração e conflito armado, os alunos da Escola Municipal Eduardo Rabello superam os obstáculos e orgulham a 10ª CRE e a Secretaria Municipal de Educação, como tão bem demonstrou o aluno Leandro Oliveira dos Santos.
 

 

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
iderio (3)

Comentários
Parabéns Sinvaldo pelo seu empenho. É perceptível o carinho de todos os representantes do Rioeduca.Esse trabalho é maravilhoso, pois temos a oportunidade de termos acesso aos belíssimos trabalhos realizados, como esses da 10ª Cre. Parabéns a todos!

Postado por Gabriela Silva em 28/12/2011 14:02

Parabéns Sinvaldo pela excelente matéria! Não me cansarei de repetir para você o quanto os seus textos carregados de poesia, verdade e emoção tocam o meu coração. Cada vitória de alunos, professores, escolas de nossa CRE me faz acreditar mais e mais o quanto uma equipe integrada, da qual tenho orgulho de fazer parte na 10ª CRE, tem possibilitado a nós o compartilhamento com a história da educação dessa cidade e desse país. Estamos construindo um futuro melhor e você nos lembra muitíssimo bem isso em cada texto que escreve. Feliz Ano Novo e continue brilhando a sua luz em 2012. Com carinho, Rosa

Postado por Rosa em 28/12/2011 14:56

Parabéns para Sinvaldo e todos os profissionais da 10 CRE.Feliz 2012 e muito sucesso para todos.

Postado por Fatima Braga em 28/12/2011 20:48

Parabéns pela postagem! Parabéns 10ª CRE! Feliz 2012!

Postado por Roberta Vitagliano em 29/12/2011 08:47

Grande Sinvaldo, parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo deste ano. FELIZ 2012 a vc e a toda equipe da 10ª CRE. Parabéns também a Gracinha pelo grande apoio e união que percebemos nesta equipe.

Postado por Márcia Alves em 30/12/2011 18:38