A A A C
email

Quinta-feira, 19/01/2012

Educar para Transformar

Tags: 4ªcre.

 


 

Para que as condições concretas que viabilizam a construção de uma sociedade sejam transformadas, é preciso reinventar o mundo de hoje e a educação é indispensável nessa reinvenção. Essa reinvenção do mundo exige comprometimento. Como experiência especificamente humana, a Educação é uma forma de intervenção no mundo, veja o que a Professora Regina Coeli Cavalcante pensa sobre o assunto.

 

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

 

"Desde criança eu sempre admirei minhas professoras e pensava em ser professora. Brincava com outras crianças reproduzindo o ambiente de uma sala de aula, e sempre eu era a professora. Desde cedo sonhava em trabalhar com alfabetização e imaginava quão gratificante é acompanhar o desenvolvimento de um aluno desde a fase do reconhecimento das letras até a realização de textos.

 

 

Educação para mim tem o significado de transformação. O caminho do estudo é o único que proporciona o crescimento do indivíduo no contexto social, conscientizando e abrindo as portas pelo conhecimento e ainda, moldando um cidadão pleno de seus direitos e de seus deveres.

 

Ingressei no magistério em 1990, e tenho o meu trabalho como a minha maior realização pessoal. Continuei meus estudos e me formei em pedagogia, pois sabia que meu caminho profissional não podia ser outro. Investi muito em cursos e pós-graduação com o objetivo sempre de aperfeiçoamento e fazer o máximo pelos meus alunos. Identifico como minha maior força a minha determinação e a vontade de fazer algo a mais, nunca me acomodo diante de novos desafios e busco me atualizar e obter conhecimento.

 

 

Desde 2005, faço parte do quadro de professores do Município do Rio de Janeiro e sem dúvida foi um grande desafio e tem sido até hoje uma experiência intensa, pois percebo que na rede pública, as conquistas que temos com a vitória dos alunos são mais significativas e refletem em toda a comunidade. Fato que torna o papel do educador mais amplo e transformador das vidas dessas pessoas.

 

Após três anos atuando com os projetos Acelera e Se Liga do Instituto Ayrton Senna, despertei para a necessidade de me preparar para os novos caminhos da Educação, que se moderniza diante do aparato tecnológico que se dissemina. Assim, fui aceita pela Educopédia para produzir aulas digitais e retornei à faculdade de Pedagogia para obter a licenciatura das séries iniciais. E em 20112, começo uma nova etapa em minha vida profissional, pois inicio meu primeiro mandato como Diretor Adjunta da E.M. Capitão de Fragata Didier Barbosa Vianna." Texto: Professora Regina Coeli Cavalcante

 

O Rioeduca parabeniza a Professora Regina por sua enorme dedicação e deseja boa sorte em sua nova caminhada na Gestão da E.M. Capitão de Fragata Didier Barbosa Vianna.

 

 

                                              

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ªcre (287)

Comentários
Parabéns! Continue assim determinada a alcançar seus sonhos.

Postado por Ana Márcia em 19/01/2012 13:25

Parabéns professora .A SME precisa de profissionais que ama o que faz.

Postado por Fatima Braga em 19/01/2012 13:43

Como é linda cada história de vida. Deus abençoe sua gestão [da equipe] na E.M. Capitão de Fragata Didier Barbosa Vianna.

Postado por ReginaBizarro em 19/01/2012 13:44

Parabéns Regina! Vc merece o reconhecimento do seu trabalho que pude acompanhar um pouco e sei que é maravilhoso!!!!!

Postado por Aurea Fintelman em 19/01/2012 22:11

Parabéns pelo belo texto e pela beleza do design aplicado nessa postagem. Adorei!!

Postado por Luciana em 20/01/2012 16:00

Parabéns Regina.

Postado por Edvar Vasconcellos em 20/01/2012 16:33

Esse é o caminho, mudar sempre para que nossos alunos sejam os maiores beneficiados. Nesse momento, nossas palavras devem ser superação, transformação para que possamos ter uma nova geração. Parabéns Regina, força para sua equipe. Parabéns Ana que nos mostra professores que buscam o melhor para nossa rede.

Postado por Katia em 21/01/2012 03:45

Parabéns, Regina. Estar sempre atualizada e interagir com um mundo de novidades tecnológicas que moderniza o papel do educador é a sua marca. Seguindo essa linha, com certeza, o seu novo trabalho abrirá oportunidades para que nós todos possamos interagir através de opiniões e sugestões que possam promover mudanças de atitudes e novas metodologias de trabalho. Beijos, C.P. Rita Bichara

Postado por Rita de Cássia Bichara em 21/01/2012 18:31

Parabéns pela sua dedicação e boa sorte nessa sua nova jornada.

Postado por Roberta Bighi em 23/01/2012 14:21