A A A C
email

Terça-feira, 17/01/2012

GEC, uma educação humanista

Tags: educaçãonotadez, gec.

 

Sou professor de Artes Cênicas e participo de uma revolução na qualidade da educação pública da cidade do Rio de Janeiro.

 

No ano de 2011, pude exercer minha docência de forma qualitativa, com a implementação do Ginásio Experimental Carioca na escola municipal Orsina da Fonseca, onde leciono Artes Cênicas – um projeto inovador, que vem sendo identificado pela sigla GEC. Este projeto propõe em suas bases a Excelência Acadêmica, o Projeto de Vida e a Formação para os Valores, que articulam diretamente com os quatro pilares da Educação para o Século 21, da ONU (Jacques Delors), que atendem à necessidade de os jovens aprenderem por habilidades e competências, dividindo os pilares em aprender a Ser, Conviver, Fazer e Conhecer.

 

As diretrizes do GEC também apresentam, em sua matriz curricular, disciplinas que mobilizam sua finalidade e objetivos. Desta forma, apresenta quatro disciplinas, que possibilitam uma educação inovadora, humanista e qualitativa: Projeto de Vida, em que cada aluno, com a orientação do professor, inicia, reflete e estrutura o seu projeto de vida, englobando todas as dimensões dos seus sonhos, aprendendo a ser; Protagonismo Juvenil, que é o espaço-tempo para o aluno exercer sua autonomia, principalmente nos Clubes Juvenis, aprendendo a conviver com responsabilidade; Estudo Dirigido, cujo objetivo é flexibilizar o aprimoramento dos estudos, em consonância com a realidade de cada GEC, permitindo que o aluno aprenda a fazer sua agenda de estudo, preparar suas atividades extraclasses e outras tarefas próprias de uma escola em horário integral; e Eletivas, que são módulos semestrais, estruturados pelos professores e oferecidos aos alunos, para que eles elejam, por afinidade e com autonomia, o que vão aprender. As Eletivas permitem que os alunos aprendam a conhecer novas formas de saberes e fazeres. (Continue lendo)

Profº Lindomar da Silva Araujo

E.M. Orsina da Fonseca

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

gec (73)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.