A A A C
email

Quarta-feira, 25/01/2012

Protagonismo Juvenil no GEC Bolívar 3ª CRE

Tags: 3ªcre, blogsdeescolas, protagonismojuvenil, gec.

 

A proposta dos Ginásios Experimentais Cariocas passa, basicamente, pelo protagonismo juvenil. Ser agente de sua aprendizagem, das primeiras decisões da sua vida acadêmica e reflexões sobre seu futuro são alguns dos conceitos do protagonismo juvenil. O Ginásio Experimental Bolívar levou este conceito também ao seu blog. Vamos conhecê-lo?

 

Para começar, um aprofundamento do que seja Protagonismo Juvenil. Nossa fonte é o blog Protagonismo Juvenil:


“ O Protagonismo Juvenil é um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal. É uma forma superior de educação para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. É passar a mensagem da cidadania criando acontecimentos, onde o jovem ocupa uma posição de centralidade. O Protagonismo Juvenil significa, tecnicamente, o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla. Outro aspecto do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromissos, que é responsabilidade. Na raiz do protagonismo tem que haver uma opção livre do jovem, ele tem que participar na decisão se vai ou não fazer a ação. O jovem tem que participar do planejamento da ação. Depois tem que participar na execução da ação, na sua avaliação e na apropriação dos resultados. Existem dois padrões de protagonismo juvenil: quando as pessoas do mundo adulto fazem junto com os jovens e quando os jovens fazem de maneira autônoma.”


Resumindo, o conceito reúne as ideias de ação, reflexão e realização por parte dos jovens envolvidos. No Blog Bolívar, os alunos são convidados a refletir através das enquetes presentes. Os temas variam: formas de estudos, provas e bullyng.

 

 


 

 

Também registram as atividades realizadas ou a se realizar na escola como vemos no histórico e nas seções. Temas trabalhados nas aulas, informações e interesses dos alunos.

 

 

 

 

Os textos são produzidos pelos alunos em diversos formatos. Temos entrevistas, textos informativos, didáticos, escritos em grupos ou individualmente.

 

 

 

 

O twitter do GEC Bolívar ( @gecbolivar) também é gerenciado de maneira coletiva pelo Grêmio da escola. Eles se reúnem e registram as atividades, frases, poesias ou outros textos recolhidos entre os demais alunos da escola. Postam também fotos das atividades desenvolvidas.

 

 

Alunos do Grêmio reunidos para gerenciar o twitter, buscando e postando músicas solicitadas.

 

 

Foram registradas via twitter e via blog as atividades da Brigada contra a Dengue que conversou com os passantes da estação ferroviária do Engenho de Dentro, vizinha da escola, sobre os hábitos de prevenção da Dengue.

 

 

A Brigada contra Dengue planeja e entra em ação


 

Agora que tal conferir um pouco do que foi publicado por lá em 2011? Os alunos protagonistas aguardam seus comentários. Com certeza teremos muitas novidades em 2012.

 

 

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsdeescolas (402)
3ªcre (326)
protagonismojuvenil (76)
gec (73)

Comentários
Angela, como foi bom ver o blog da escola Bolivar agora GEC, onde fui coreografa por 3 anos dessa escola no projeto da Prefeitura Orquestra de Vozes Meninos do Rio. Adorei a postagem e já sou uma seguidora do blog, quero acompanhar de pertinho essa escola onde toda a Comunidade Escolar sempre me tratou com muito carinho. Parabéns GEC BOLIVAR, amo vcsssss

Postado por MONICA DA FONSECA em 25/01/2012 21:31