A A A C
email

Terça-feira, 31/01/2012

Escola Juliano Moreira, Biografia do Patrono que É Referência na Psiquiatria Brasileira

Tags: 7ªcre, patronos.

 

 

Juliano Moreira foi médico e um dos pioneiros da psiquiatria brasileira.Ele nasceu em Salvador, no dia 6 de janeiro de 1873.Sendo o primeiro professor universitário a citar e incorporar a teoria psicanalítica no seu ensino na Faculdade de Medicina.Ele é patrono da Escola Municipal Classe em Cooperação Juliano Moreira que está localizada na Colônia Juliano Moreira,na Taquara.

 

 

 Biografia do Patrono

  O Prof. Dr. Juliano Moreira manifestou seu interesse pela Medicina cedo.Nascido em Salvador, negro e de origem pobre, entrou na Faculdade de Medicina da Bahia com apenas 13 anos, em 1886, formando-se aos dezoito anos, em 1891 com a apresentação da tese “Sífilis maligna precoce”, tornando-se professor da Faculdade.

  Foi o  primeiro professor universitário a citar e incorporar a teoria psicanalítica no seu ensino na Faculdade de Medicina.Já em 1900 representa o Brasil em congressos internacionais: em Paris, neste ano - sendo também eleito Presidente Honorário do 4º Congresso Internacional de assistência a alienados, em Berlim; também foi congressista brasileiro em Lisboa, em 1906; Milão e Amsterdão, em 1907; Londres e Bruxelas, em 1913.
 

  Em 1903, após ter exercido a clínica psiquiátrica na Faculdade Baiana, mudou-se para o Rio de Janeiro.Durante seu trabalho na direção do Hospital Nacional dos Alienados, do Rio de Janeiro, humanizou o tratamento e acabou com o aprisionamento dos pacientes. Reformou e ampliou a instituição e obteve a promulgação da primeira lei brasileira de assistência aos loucos (1902-1930). Batalhador em prol dos doentes mentais foi um dos responsáveis pela lei de assistência aos alienados (1904). Foi também Diretor Geral de Assistência a Alienados (1911-1930), criou o manicômio judiciário, adquiriu o terreno para construção do atual Hospital-Colônia Juliano Moreira e fundou a nova colônia para mulheres em tratamento.


 

  Em seu trabalho clínico eliminou coletes e camisas-de-força e instalou um laboratório de análises, a partir do qual iniciou-se, no Brasil, a rotina de punções lombares para elucidação de diagnóstico. Professor de neurologia e psiquiatria e pesquisador de doenças tropicais, deixou importantes trabalhos sobre o ainhum, a bouba, a leishmaniose e a lepra, e os livros Assistência aos alienados no Brasil (1906) e A evolução da medicina no Brasil (1908).

  No período, entre maio e junho de 1910, o hospital recebeu o ilustre líder da Revolta da Chibata, João Cândido, para tratamento de uma psicose de exaustão.Defendeu a idéia de que a origem das doenças mentais se devia a fatores físicos e situacionais, como a falta de higiene e falta de acesso à educação, contrariando o pensamento racista em voga no meio acadêmico, que atribuia os problemas psicológicos do Brasil à miscigenação. Foi importante representante internacional da Psiquiatria brasileira.

  Dentre as instituições das quais foi membro Juliano Moreira, contam-se: Antropolegische Gesellschaft (Munique); Societé de Medicine (Paris); Medico-legal Society (Nova York). Juliano Moreira foi membro da Diretoria da Academia Brasileira de Ciências entre 1917 e 1929, tendo ocupado o cargo de Presidente no último triênio.

Texto adaptado da Wikipedia e http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_2428.html
 

Classe em Cooperação Juliano Moreira

 

Atualmente com cerca de 680 alunos da Educação Infantil ao 5ºano do Ensino Fundamental, incluindo Classes Especiais, distribuídos em dois turnos.A prática pedagógica desenvolvida aponta para a construção do conhecimento através do diálogo, de atividades lúdicas e do afeto, de modo que a escola seja um espaço de aprendizagens significativas , onde se goste de estar, para trabalhar interagir, conviver e aprender.


A Escola promove atividades interdisciplinares que são programadas no decorrer do ano letivo para atender aos aspectos de integração, socialização e confraternização, tais como: dinâmica de projetos pedagógicos, Culminância de Projetos, Recreios Festivos, Concursos Educativos, Oficina de Poesia, Oficina de Dança, Aulas Passeio, Solenidades Cívicas, Projetos de Monitoria, entre outros.


 

entrada da escola

Alunos assistindo atividade lúdica contra o mosquito da Dengue

 

Momentos Finais de 2011 entre os Professores e Boas Vindas à Nova Direção 2012


A Escola Municipal Juliano Moreira no último Conselho de Classe,na sala de leitura usou a criatividade na hora das fotos.Muitas emoções no final do ano, com os resultados do nosso trabalho, e a troca da direção, coordenação.

 Da direita para a esquerda:Prof. Rosângela Augusto, Prof. Cecilia Amancio, Prof.Cristiane, Prof.Rejane, e a então coordenadora Soraia Pessanha


Professoras Cecilia e Rosângela, destacaram a importância do coletivo, da união da equipe com o livro Nós de Eva Furnari.


 

Professores são igual aos alunos quando se reúnem, o livro Fuzuê foi escolhido para mostrar isso, nos intervalos sempre muita descontração,muita bagunça, muita alegria que tornam os momentos de troca gratificantes.


Em “Um Patinho Realmente Feio” as professoras fizeram uma brincadeira com a amiga Rosângela por ela ser dupla regência na escola. A amizade nunca acaba mesmo com aqueles que se vão! ( e acabam voltando)

 


Na sala do primeiro ano, as professoras Patrícia Helena,Rosângela Augusto, Cecilia Amancio, após o conselho em um momento descontraído.

 

 

 


Parte da equipe, da esquerda para a direita: Professoras Patrícia, Rejane,Fátima, A diretora Ester Henriques, Professoras Cecilia, Rosângela e Regina.


Aproveitamos para dar as boas vindas as nossas amigas de trabalho:Luísa e Daisy  que em 2012 tomaram posse dos cargos de diretora e diretora adjunta respectivamente na ordem das fotos, desejando que a nossa Classe em Cooperação Juliano Moreira, continue sendo uma escola de cooperação e de muita amizade, responsabilidade e trabalho sério!Parabéns!

  

Texto e fotos de  Momentos Finais  enviados pela professora Cecília Amancio

 

METAS PRINCIPAIS PARA 2012

A Direção da E.M.C.C. Juliano Moreira pretende melhorar a qualidade do ensino, favorecendo a aprendizagem e o rendimento de todos os alunos. A grande prioridade para 2012 serão as turmas de alfabetização. A Escola também quer estreitar os vínculos com toda a comunidade escolar, principalmente a relação entre os responsáveis com a unidade escolar. Acreditando que esta relação é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento do processo ensino aprendizagem.

 

 

PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?
http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

 

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

7ªcre (332)
patronos (25)

Comentários
Amo essa escola, de coração, e amo minhas colegas, companheiras, irmãs de profissão! Diariamente estamos acrescentando sempre umas as outras porque ninguém sabe tudo e todo mundo depende sempre do outro pra alguma coisa!Agradeço a Deus que me colocou nesse lugar, e não foi por acaso!

Postado por Cecilia em 31/01/2012 09:07

Olá garotas alegres e compromissadas! Parabéns pelo trabalho tão significante da Classe em Cooperação Juiano Moreira. Parabéns as professoras Luísa e Daisy por essa nova responsabilidade e alegre empreitada.

Postado por ReginaBizarro em 31/01/2012 09:53

Roberta, parabéns pela postagem!

Postado por Renata Carvalho em 31/01/2012 10:38

Parabéns a toda equipe desta escola pelo trabalho desenvolvido.

Postado por Fatima Braga em 31/01/2012 21:28

Esta equipe é nota 1000!!! Aprendi muito quando estive por lá, em DR. Pessoas acolhedoras, amigas e humanas em sua plenitude. E acima de tudo, profissionais competentes e altamente compromissadas. Parabéns a todos e todas e sucesso total para as novas diretoras.

Postado por Valéria Poubell em 03/02/2012 10:49