
Quarta-feira, 21/03/2012
Professores e alunos da Rede refletem sobre espaços urbanos
A terceira edição da formação docente do Projeto Ciência Hoje de Apoio à Educação das Crianças no Rio de Janeiro foi uma grande surpresa para cerca de 200 professores dos 5º anos da rede municipal.
No Circuito de Oficinas “Aventure-se RIO”, os professores saíram a campo com um projeto de pesquisa bem definido: comparar realidades e paisagens da cidade do Rio de Janeiro, contribuindo na construção de uma visão ampla do ambiente e da vida urbana. A formação aconteceu entre os dias 6 e 10 de fevereiro e incluiu estudos de campo no Bosque da Barra.
A incorporação do estudo de campo à formação docente - um dos diferenciais do “Aventure-se RIO” - tem por objetivo desenvolver o espírito e o pensamento científico dos professores e, consequentemente, de seus alunos. Para a Diretora Pedagógica do Projeto, Maria Del Carmen Chude, este Circuito de Oficinas e a saída a campo representam um espaço para reflexão sobre os desafios da nossa vida social.
O Projeto Ciência Hoje de Apoio à Educação das Crianças é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto Ciência Hoje (ICH) desde 2010. E neste Circuito de Oficinas, a formação já foi considerada positiva antes mesmo do final da formação. Após o estudo de campo, professores relataram que o curso superou as expectativas. “O formador incentivou-nos o tempo inteiro, tornando as aulas super interessantes e dinâmicas, além de despertar a nossa curiosidade científica”, ressaltou a professora Isabel Cristina de Oliveira Mendonça da Escola 05.15.032 Leonor Posada.
|


Postado por Neilda Silva em 06/03/2012 14:53
Postado por Fatima Lucia Braga em 06/03/2012 20:20