A A A C
email

Sexta-feira, 20/04/2012

Ler é um Prazer!

Tags: 6ªcre.

 

 

 “Um país se faz com homens e com livros”.

Essa frase criada por Monteiro Lobato demonstra, não somente a valorização que ele dava à leitura, mas também a sua forte influência no mundo literário.

 

 

O Dia da Literatura Infantil, 18 de abril, é comemorado na E. M. Ana de Barros Câmara com contação de história pelos professores e dramatização com os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo.

 

A E. M. Ana de Barros Câmara, no Dia da Literatura Infantil, relembrou a importância do escritor Monteiro Lobato. Foi um dia muito prazeroso para os pequenos, que atentamente participaram das atividades oferecidas.

 

A data escolhida para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, a partir de 2002, é uma homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato.

 

Monteiro Lobato criou aventuras com personagens bem brasileiros, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. Ele  misturou  elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.

 

 

                                             Algumas obras de Monteiro Lobato

 

 

 

Como viveu grande parte de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.

 


Monteiro Lobato criou uma das maiores obras da literatura infantojuvenil: O Sítio do Pica Pau Amarelo.

 


Os principais personagens são: D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, a cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva; Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho; Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias.


 

Ler Monteiro Lobato é entrar em um mundo novo e explorá-lo! Seus livros são mágicos e por isso permitem ao leitor viajar para lugares inacreditáveis.


 

Os pequenos alunos da E. M. Ana de Barros Câmara viajaram por este mundo mágico através de seus professores que realizaram um trabalho envolvente e contagiante.  No Dia da Literatura Infantil  contaram diversas histórias e dramatizaram com os alunos os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato.

 

 

 

 

 

 

 Dramatização com a Profa Fatima

 

 

 

 

Alunos ouvindo atentamente belas histórias da Literatura Infantil

 

 

 

Profa Beatriz (Sala de Leitura) - contação de história

 

 

 

Clique na imagem para saber mais sobre Monteiro Lobato 

 

 

 

 

Monteiro Lobato era um homem movido a paixões:

      pelas crianças,
     pelo Brasil
      e pela comunicação

 

 

 

Acesse o vídeo da comemoração do Dia da Literatura Infantil  na E. M.  Ana de Barros Câmara

 

 

  

 

 

 

Fatima Lucia Braga

Representante Rioeduca 6ªcre

fatimabraga@rioeduca.net

 

 

                                       

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (344)

Comentários
Foi um dia maravilhoso! A contação de histórias e as rodas de leitura já são constantes na nossa escola. Mas homenagear Monteiro Lobato junto com as crianças foi especial!!!

Postado por Beatriz em 20/04/2012 21:11

Belo trabalho! Homenagear Monteiro Lobato no dia da literatura infantil é sempre uma boa ideia. Parabéns a equipe da EM Ana de Barros Câmara.

Postado por Cátia Cristina em 21/04/2012 15:12

Parabens a toda equipe!!!!!! É um prazer ver que vocês continuam realizando um excelente trabalho, com envolvimento de toda equipe. Um grande beijo.

Postado por Morgana Rezende em 22/04/2012 14:16