A A A C
email

Sexta-feira, 20/04/2012

Buscando a Saúde na Essência do Ser

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas, projetos.

A Creche Municipal Estrelinha Dourada fica localizada no bairro de Irajá e pertence ao grupo de Creches da 5ªCRE. É gerenciada pela professora Elizabeth que, junto a sua equipe, estão fazendo um trabalho diferenciado onde as crianças iniciam a aprendizagem de forma prazerosa e saudável.

 

 

 
Pautado no PPP  “Estrelinha Dourada é agora e já, promovendo Saúde em Irajá", a creche está desenvolvendo, desde 6 de fevereiro, com término em 19 de maio, o  primeiro subprojeto “Buscando a SAÚDE na essência do SER...”, tendo como objetivo principal a saúde das relações na vida em sociedade.

 


"Nossas crianças estão conhecendo o “mundo” e fazem isso através das relações, das interações com outras pessoas e objetos, com o meio em que estão inseridas.

 

Partindo deste pressuposto, buscaremos abordar os seguintes temas: diversidade, identidade da turma, relacionamentos, conceito de grupo, regras de convivência, valores, afetividade, família e lazer. Sempre com foco na qualidade das  “relações saudáveis”..."


 

Turma da Amizade e a Turma do Abraço

 

As professoras da creche relatam que nomearam as turmas de acordo com o tema proposto, enfatizando a construção de valores e a identificação da criança e seu grupo, após observarem o comportamento e as características de cada turma. Assim surgiram a Turma da Amizade (EI 40 – Maternal I) e a Turma do Abraço (EI 30 – Maternal II).

 

 

As professoras Suzana e Letícia, respectivamente, Turma da Amizade e do Abraço, apresentaram o trabalho e contaram um pouco sobre como chegaram ao nome de cada uma, explanando o trabalho desenvolvido.


“Iniciamos o tema contando para as crianças a história TODO MUNDO PRECISA DE UM AMIGO, para que pudessem perceber a importância de ter uma pessoa em quem possam confiar.

 

A história narra como nossa vida é diferente quando temos um amiguinho por perto. No decorrer da leitura as crianças identificaram e reproduziram as “caretas” dos personagens fazendo associações com os sentimentos em destaque (alegria ou tristeza).

 

Em seguida, fomos para a área externa da creche para que pudéssemos captar com fotografias os momentos nos quais eles estavam felizes, ajudavam uns aos outros e brincavam juntos.

 

Decidimos, após a reflexão sobre a coletânea de fotos tiradas  e pela participação das crianças, chamá-la de TURMA DA AMIZADE, porque toda a creche tem inspirado esse sentimento. Com isso, produzimos um “reconto” sobre o livro citado, no qual nossas crianças ilustram as páginas do livrinho, demonstrando o relacionamento e o entrosamento ente a turma e educadoras.” 

 

 

 

(Profª Suzana – Turma da Amizade – EI 40)

 

 

“Desde o início do ano, pudemos perceber o quanto esta turma gosta de fazer carinho e abraçar uns aos outros. As educadoras sempre incentivaram esta prática, até mesmo para fazer parte da socialização.

 

Em um momento da “rodinha”, contei a história “TODO MUNDO PRECISA DE UM ABRAÇO”, e todos ficaram muito entusiasmados. A partir desta história, produzimos um reconto com as falas das crianças, explicando para que damos abraços.  Foi muito interessante. Eles puderam perceber que atitudes de carinho são vivenciadas a todo o momento.

 

Fizemos uma dramatização e registramos com fotos, partindo das falas reproduzidas na rodinha.  Confeccionamos então o livrinho da turma, nomeada por eles como a TURMA DO ABRAÇO. Desde esse dia, nossa “Turma do Abraço” não esqueceu que esse simples ato de abraçar pode dizer muita coisa, envolvendo toda a creche nesse sentimento.” 

 

 

 

 (Profª Letícia – Turma do Abraço – EI 30)

 

 

 

Estreitando laços de amizade entre as crianças, professoras e responsáveis, a C. M. Estrelinha Dourada visitou a Lona Cutural João Bosco, no bairro de Vista Alegre, levando o maternal II (3 anos) a participar da I Mostra Cine Carioquinha, dia 06/03/12.

 

As crianças se divertiram muito no trajeto de ônibus  entre a Creche e a Lona, além de assistirem com muita alegria o filme Desmond e a Armadilha do Monstro do Brejo, de Magnus Carisson (Suécia).


 

 

 

 

 

Dar carinho é só o começo. O educador mostra que se importa com seus alunos quando observa o que eles sentem e valoriza as capacidades e os gostos de cada um. Trabalhar com sentimentos envolve delicadeza e percepção aguçada.

 

Quer conhecer mais sobre a C. M. Estrelinha Dourada?

Então clique em http://cmestrelinhadourada.blogspot.com.br/

 

 Se  você ou sua escola desenvolve ou desenvolveu algum trabalho que tenha causado impacto na aprendizagem escreva para nós ,através  dos e-mails da representante do Rioeduca na sua CRE.

 

Para saber o endereço do representante da sua CRE, clique AQUI.
 


Profª Regina Bizarro_ Representante do Rioeduca na 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza
  

 

                               

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
5ªcre (414)
blogsdeescolas (402)

Comentários
Eu gostei muito, da publicação feita Regina, pois a creche Estrelinha Dourada,tem feito um trabalho muito bom em cima deste projeto. parabéns equipe da Creche Estrelinha Dourada, continue firme neste propósito, pois com certeza vocês estão fazendo a diferença.

Postado por RUTE LEMOS NOGUEIRA LEAL em 20/04/2012 11:56

Parabéns a todos da C.M. Estrelinha Dourada.pelo belo trabalho desenvolvido. Promover Saúde e possibilitar um espaço feliz e prazeroso para os alunos e todos os que ali convivem. Como Coordenadora do PSE , me sinto feliz em apreciar o trabalho através do Blog. Qualquer dia os visitarei. Um abraço em todos MDores Coord. do PSE/SME

Postado por Maria das Dores em 21/04/2012 16:57

Oi Regina!!! Ficamos muito felizes com a sua postagem. É muito bom ver nosso trabalho sendo divulgado e valorizado com palavras tão doces e de incentivo. Aqui na creche, todos estão muito envolvidos nesse projeto, estamos conseguindo resultados muito bons. Muito obrigada pelo carinho!!! Fabiana Dias - Dir. Adj. - CM Estrelinha Dourada

Postado por Fabiana Dias em 24/04/2012 09:12