
Sexta-feira, 20/04/2012
Buscando a Saúde na Essência do Ser
A Creche Municipal Estrelinha Dourada fica localizada no bairro de Irajá e pertence ao grupo de Creches da 5ªCRE. É gerenciada pela professora Elizabeth que, junto a sua equipe, estão fazendo um trabalho diferenciado onde as crianças iniciam a aprendizagem de forma prazerosa e saudável.
Partindo deste pressuposto, buscaremos abordar os seguintes temas: diversidade, identidade da turma, relacionamentos, conceito de grupo, regras de convivência, valores, afetividade, família e lazer. Sempre com foco na qualidade das “relações saudáveis”..."
Turma da Amizade e a Turma do Abraço
As professoras da creche relatam que nomearam as turmas de acordo com o tema proposto, enfatizando a construção de valores e a identificação da criança e seu grupo, após observarem o comportamento e as características de cada turma. Assim surgiram a Turma da Amizade (EI 40 – Maternal I) e a Turma do Abraço (EI 30 – Maternal II).
As professoras Suzana e Letícia, respectivamente, Turma da Amizade e do Abraço, apresentaram o trabalho e contaram um pouco sobre como chegaram ao nome de cada uma, explanando o trabalho desenvolvido.
A história narra como nossa vida é diferente quando temos um amiguinho por perto. No decorrer da leitura as crianças identificaram e reproduziram as “caretas” dos personagens fazendo associações com os sentimentos em destaque (alegria ou tristeza).
Em seguida, fomos para a área externa da creche para que pudéssemos captar com fotografias os momentos nos quais eles estavam felizes, ajudavam uns aos outros e brincavam juntos.
Decidimos, após a reflexão sobre a coletânea de fotos tiradas e pela participação das crianças, chamá-la de TURMA DA AMIZADE, porque toda a creche tem inspirado esse sentimento. Com isso, produzimos um “reconto” sobre o livro citado, no qual nossas crianças ilustram as páginas do livrinho, demonstrando o relacionamento e o entrosamento ente a turma e educadoras.”
(Profª Suzana – Turma da Amizade – EI 40)
“Desde o início do ano, pudemos perceber o quanto esta turma gosta de fazer carinho e abraçar uns aos outros. As educadoras sempre incentivaram esta prática, até mesmo para fazer parte da socialização.
Em um momento da “rodinha”, contei a história “TODO MUNDO PRECISA DE UM ABRAÇO”, e todos ficaram muito entusiasmados. A partir desta história, produzimos um reconto com as falas das crianças, explicando para que damos abraços. Foi muito interessante. Eles puderam perceber que atitudes de carinho são vivenciadas a todo o momento.
Fizemos uma dramatização e registramos com fotos, partindo das falas reproduzidas na rodinha. Confeccionamos então o livrinho da turma, nomeada por eles como a TURMA DO ABRAÇO. Desde esse dia, nossa “Turma do Abraço” não esqueceu que esse simples ato de abraçar pode dizer muita coisa, envolvendo toda a creche nesse sentimento.”
(Profª Letícia – Turma do Abraço – EI 30)
Estreitando laços de amizade entre as crianças, professoras e responsáveis, a C. M. Estrelinha Dourada visitou a Lona Cutural João Bosco, no bairro de Vista Alegre, levando o maternal II (3 anos) a participar da I Mostra Cine Carioquinha, dia 06/03/12.
As crianças se divertiram muito no trajeto de ônibus entre a Creche e a Lona, além de assistirem com muita alegria o filme Desmond e a Armadilha do Monstro do Brejo, de Magnus Carisson (Suécia).
Dar carinho é só o começo. O educador mostra que se importa com seus alunos quando observa o que eles sentem e valoriza as capacidades e os gostos de cada um. Trabalhar com sentimentos envolve delicadeza e percepção aguçada.
Quer conhecer mais sobre a C. M. Estrelinha Dourada? Então clique em http://cmestrelinhadourada.blogspot.com.br/
Se você ou sua escola desenvolve ou desenvolveu algum trabalho que tenha causado impacto na aprendizagem escreva para nós ,através dos e-mails da representante do Rioeduca na sua CRE.
Para saber o endereço do representante da sua CRE, clique AQUI.
E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
Twitter: @rebiza
|


projetos (558)
5ªcre (414)
blogsdeescolas (402)
Postado por RUTE LEMOS NOGUEIRA LEAL em 20/04/2012 11:56
Postado por Maria das Dores em 21/04/2012 16:57
Postado por Fabiana Dias em 24/04/2012 09:12