A A A C
email

Terça-feira, 17/04/2012

Tecendo o Amanhã – Registros de uma Caminhada

Tags: 2ªcre, entrevistas, peja.

No blog da professora Nívea Segreto, encontramos registros de experiências bem sucedidas nas aulas de Língua Portuguesa. Hoje vamos conhecer como esta ferramenta colabora com a aprendizagem dos alunos.

 

Nívea Segreto é Mestra em Literatura Brasileira e atua como professora regente de Língua Portuguesa na E. M. Madrid, em turmas do 2º segmento do Ensino Fundamental e também na E. M. Lourenço Filho, ministrando aulas no PEJA.


Hoje, a professora Nívea Segreto nos conta um pouco sobre como utiliza o blog “Tecendo o Amanhã”, como colaborador em suas aulas.

 

 

Professora Nívea Segreto

 

 

RIOEDUCA: Como surgiu a ideia de criar um blog educacional?


Nívea Segreto: A ideia de criar um blog surgiu enquanto trabalhei no projeto Acelera 3, na Escola Municipal Jornalista Assis Chateaubriand, em 2011. Como precisávamos, professores e alunos, criar nosso memorial e registrar nossas atividades, tive a ideia de fazer esse registro de forma que pudesse, também, ser compartilhado com colegas e alunos de outras escolas.

 


RIOEDUCA: Como é possível perceber a repercussão do blog “Tecendo o Amanhã”?


Nívea Segreto: A tecnologia nos permite estar em muitos lugares, com muitas pessoas e de forma rápida. O blog "Tecendo o Amanhã" já foi visto por algumas pessoas nos Estados Unidos, Inglaterra, Índia e Portugal. Em Portugal, por exemplo, as experiências registradas foram vistas com certo "estranhamento" por colegas de Língua Portuguesa, que ainda atuam de forma muito ortodoxa em sala de aula. Mas as mensagens que recebi foram sempre muito positivas.

 

 

RIOEDUCA: Como acontece a participação dos alunos nas atividades do blog?


Nívea Segreto: Os alunos da E. M. Madrid estão trabalhando na realização de um projeto cujo título é "Retratos do Rio em Branco e Preto". Estão bastante envolvidos na realização da atividade proposta e o resultado será postado no blog “Tecendo o Amanhã”.


Os alunos visitam constantemente o blog e foram eles mesmos que sugeriram que o utilizássemos para divulgar suas atividades. Isso foi muito bacana! Eles ficam envaidecidos quando identificam as atividades que realizamos juntos! Agora, quero divulgar suas próprias produções e, também, orientá-los na construção de seus próprios blogs! Futuramente os alunos do PEJA também terão acesso ao blog através do uso do datashow nas aulas de Língua Portuguesa.

 


RIOEDUCA: Como o blog “Tecendo o Amanhã” tem contribuído para a prática pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa?

 

Nívea Segreto: Acredito que a principal contribuição de qualquer tecnologia de comunicação é dinamizar a informação, obtendo-a e tornando-a mais rápida e mais ampla. É o que pretendo fazer com o uso do blog "Tecendo o Amanhã". Quero fazer dele um portal, não só para meus atuais alunos, mas para todos os ex-alunos, amigos e colegas que sempre me procuram em busca de dicas, esclarecimentos e informações. Foi dessa forma que fui atendida quando precisei de ajuda. A palavra de ordem do século XXI é compartilhar! Como já dizia o poeta que me inspirou para o "trocadilho" nome do blog: "Um galo sozinho não tece uma manhã. Ele precisará sempre de outros galos..." (João Cabral de Melo Neto)


No blog “Tecendo o Amanhã” existem algumas postagens que registram a caminhada da professora Nívea Segreto, junto com as turmas da E. M. Madrid e da E. M. Professor Lourenço Filho. Vejamos uma postagem sobre os alunos do PEJA.

 

PEJA - Tempo de Recomeçar

 

"Olá, amigos!

Há dois meses, iniciamos nosso trabalho no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos - na Escola Municipal Professor Lourenço Filho. Enfrentamos muito desafios, mas há algo maior que nos movimenta: a obstinação! Tenho duas turmas noturnas - 151 e 152 - equivalentes ao 6º e 7º anos. A maioria dos alunos está acima dos 40 anos, tendo o ciclo escolar interrompido por motivos pessoais e com a alfabetização ainda em nível intermediário. São homens e mulheres que trabalham arduamente o dia inteiro e, apesar do cansaço e das tribulações que enfrentam, chegam à escola com a esperança de prosseguir os estudos, (re) construir o saber e mudar o futuro...

A vocês, queridos guerreiros, dedico este momento do nosso trabalho!

Nívea Segreto."

 

Nota: Retirado do blog "Tecendo o Amanhã"

 

 

Alunos do PEJA em atividade de produção textual

 

Muito sucesso à professora Nívea Segreto e seus alunos!

 


Para conhecer o blog “Tecendo o Amanhã” clique na imagem abaixo.

 

Professor, você também pode divulgar os blogs ou projetos desenvolvidos por sua escola. Entre em contato com o representante de sua CRE!

 

Gostou desta publicação? Clique em “curtir” para compartilhá-la com seus amigos no Facebook e deixe, também, um comentário.

 

 

Professora Renata Carvalho – Representante do Rioeduca na 2ªCRE
Twitter: @tatarcrj
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
 

 



 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (320)
peja (37)
entrevistas (28)

Comentários
Parabéns Nívea!!!!! Tenha certeza que você faz a diferença na vida dos alunos ( jovens ou adultos) Um grande beijo Morgana Rezende

Postado por Morgana Rezende em 18/04/2012 03:23

Quem conhece a professora Nívea Segreto sabe o quanto ela acredita na educação. É de profissionais como ela que o Brasil precisa. Parabéns pelo trabalho, Mestra!

Postado por Ugo Gomes em 18/04/2012 09:14

Estou orgulhosa de você, Nívea!!! Você vive uma experiência de construção e, sem dúvida, seus alunos só lucrarão com essas atividades. Continue, vá sempre em frente, vivendo com dignidade sua profissão.

Postado por Nícia em 18/04/2012 20:29

Lindíssima iniciativa, Nívea. Continue compartilhando boas notícias. Sou seu fã. Beijão.

Postado por Fábio Flora em 18/04/2012 21:34

Queridos amigo Fábio, marido Ugo e mestras Morgana e Nícia... Cada um de vocês me inspira de forma singular! Agradeço pelo carinho, pelo incentivo e por estarem comigo nesta caminhada! Muito obrigada, de coração! Nívea Segreto.

Postado por Nívea Segreto em 19/04/2012 00:26

O que dizer para você além do meu orgulho! Parabéns minha filha! Que o artigo chegue ao Ministério da Educação. O nosso futuro depende de pessoas como você que amam a profissão de forma incondicional.

Postado por Jorge Segreto em 19/04/2012 09:20

Posso me permitir o direito de sentir e manifestar, também, o orgulho que sinto da menininha que vi crescer e tornar-se esta mulher que abraça com tanta nobreza a profissão que escolheu seguir, fazendo dela uma missão. Te amo.

Postado por Eliana Correia de Weber em 21/04/2012 14:17

É deliciosa a percepção de não estarmos só no sentimento de amor ao próximo. A base de todas as diferenças sociais. Está na capacidade de interpretação das mais variadas formas de linguagem. Parabéns Nívea!

Postado por Fábio Weber Tanure em 21/04/2012 18:46

Fico emocionada com o carinho de todos! Gostaria de agradecer às minha diretoras, coordenadoras e equipe da E.M. Madrid e E.M. Professor Lourenço Filho. E parabenizar a Renata Carvalho pela publicação tão bacana! Muito obrigada! Nívea Segreto.

Postado por Nívea Segreto em 25/04/2012 22:35

Parabéns à professora pelo excelente trabalho realizado. São pessoas como você, que tem paixão pelo que fazem, que fazem a diferença na vida de nossos alunos. GEJA - SME

Postado por Margarete em 21/05/2012 08:25

Muito obrigada, Margarete! O apoio de vocês, companheiros de jornada, também é muito importante! Beijos!

Postado por Nívea Segreto em 01/08/2012 01:14