A A A C
email

Segunda-feira, 30/04/2012

1º Centro de Estudos Integrado: E. M. Portugal e E. M. Floriano Peixoto

Tags: 1ªcre, projetos.

 

As Escolas Municipais Portugal e Floriano Peixoto  trabalharam juntas no 1º Centro de Estudos de 2012. Gestores, coordenadores e professores perceberam, nesta união, uma possibilidade ímpar de aprendizagem e troca de experiências. 

 

 


PLANEJAMENTO

 

Em cumprimento ao Calendário letivo e buscando ações de formação continuada para os professores de nossas escolas, os coordenadores pedagógicos Alexandre Roque (E. M. Portugal) e Solange Comerlato (E. M. Floriano Peixoto) tiveram a ideia de unir as duas escolas em um grande Centro de Estudos, para troca de experiências e discussões de alguns assuntos relevantes para a Educação.

 

 

 


 

 

As Escolas Portugal e Floriano Peixoto vêm trabalhando juntas há algum tempo, na elaboração e na execução de ações pedagógicas, que são compartilhadas por nossos coordenadores.

 

 

CENTRO DE ESTUDOS - AÇÃO

               

O CE começou com um delicioso café da manhã comunitário, momento de reencontro de colegas e hora de colocar a conversa em dia. Logo depois, o grupo se dirigiu ao Laborátório de Informática da Escola, onde foi realizada a reunião.

 

A diretora Cristhiane agradeceu a presença de todos os amigos da Escola Floriano Peixoto e falou da alegria que a E. M Portugal estava sentindo em recebê-los para esse evento, momento tão importante para a formação continuada dos professores.

 

O coordenador da escola, professor Alexandre Roque, apresentou o Material das Olimpíadas de Língua Portuguesa e incentivou os professores da escolas a participar do evento. Em seguida, o professor Antônio (da CED) falou sobre  a importância do professor proporcionar atividades de Recuperação Paralela constante para os alunos com maior dificuldades de aprendizagem. Destacou ainda a relevância do conhecimento da documentação legal que rege todo o nosso trabalho docente, como por exemplo, a Resolução que trata da Avaliação na nossa Rede de Ensino.

 

A professora Solange, coordenadora da Escola Floriano Peixoto, conversou com os professores sobre alguns aspectos a serem observados nas produções escritas dos alunos. Trabalhou com os professores coesão e coerência textual, apresentando situações concretas de intervenção nas produções das crianças, visando sanar dificuldades apresentadas e erros recorrentes de coesão textual.

 

 

PALESTRA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

 

O ponto alto do encontro  foi a presença da Professora Adrianne Ogêda, da UNIRIO, que brindou  a todos com uma excelente oficina e Palestra "Leitura, Escrita e Produção Textual":

 

A professora Adrianne fez uma contação de história da obra de Câmara Cascudo, que prendeu a atenção de todos! Os professores ficaram boquiabertos esperando o desfecho da história - um momento para repensar como histórias contadas são sempre bem-vindas em qualquer idade! Depois, para descontrair, realizou uma oficina de idenficação de personagens das histórias infantis. Nessa hora, professores voltaram a se comportar como as crianças, rindo, e  se divertindo pra valer!

 

Avaliação

 

Os professores acreditam  que o encontro foi um sucesso e pretendem  fazer esta integração mais vezes. O resultato foi positivo e certamente o objetivo de troca e aprendizagem foi alcançado.

 

 

Fonte:http://escolamunicipalportugal-rio.blogspot.com.br/

 

Blogs das escolas: Escola Municipal Portugal

                            Escola Municipal Floriano Peixoto

 

Professor, envie o projeto de sua escola , ações de encontros pedagógicos ou eventos para ruteferreira@rioeduca.net.  Seu relato será publicado aqui.

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
1ªcre (379)

Comentários
Muito bom saber que em nossa rede existem profissionais , como os coordenadores das duas escolas, comprimissados com seu trabalho em prol de uma Educação de Qualidade. Parabéns aos professores Alexandre e Solange, e às direções das escolas, que apoiam as açoes de seus coordenadores.

Postado por Francisco Gonçalves em 30/04/2012 09:20

Outras escolas deveriam seguir esse exemplo, afinal, não somos ilhas. "A União faz a força". Parabéns.

Postado por Maria Barcelos em 30/04/2012 09:22

Uma observação: O professor Alexandre fez o repasse da Palestra que o professor Antônio fez para os CPs. O professor Antônio não participou do CE.

Postado por ESCOLA MUNICIPAL PORTUGAL em 30/04/2012 18:10

Otília, Cristiane e respectivas equipes, parabéns pela iniciativa que ratifica o trabalho sério e de qualidade desenvolvido por vocês. Que venham outros, pois este é o caminho. Grande beijo e “Saudações Alvinegras” rsrs!

Postado por Fátima Sueli em 01/05/2012 00:17

Parabéns aos diretores das escolas que permitiram que seuscoordenadorespudessem realizar esse trabalho conjunto.Parabéns aos dois coordenadores, que buscam unir forças pela Educação de Nossas crianças

Postado por Sergio Machado em 01/05/2012 10:56

Gente, fico muito orgulhoso de trabalhar com vocês! São idéias como esta que possibilitam nosso crescimento e enriquecimento profissional. Parabéns a todos os envolvidos, em especial aos Coordenadores Pedagógicos e às diretoras, minhas amigas, que respeito muito!. Bjs,

Postado por JOSÉ LUIZ em 02/05/2012 08:28

Excelente Centro de Estudos integrado visando a formação continuada dos professores. A palestra da professora da UNIRIO Adrianne Ogêda foi muitíssimo enriquecedora e nos fez repensar nossa prática pedagógica por vezes "engessada" por velhas posturas. Grata a todos que me oportunizaram este momento de troca, aprendizagem e reflexão.

Postado por Maria Martinez em 03/05/2012 11:59

Parabens coordenadores por tao bem utilizar o espaco do CE. As escolas devem se orgulhar de contar com profissionais assim. Parabens aos professores e a direcao das escolas. Sao escolas que fazem a diferenca.

Postado por ViViane ANTERO em 04/05/2012 05:33