A A A C
email

Quarta-feira, 06/06/2012

Da Janela da Sala de Leitura

Tags: 3ªcre, gec, riodeleitores, blogsdeescolas.


 

Janelas são muito mais que simples aberturas para o exterior ou o interior de casas e prédios. Elas carregam em si a ideia de espaços de trocas, de curiosidade aguçada ou saciada. A relação delas com os livros flui naturalmente: ambos aberturas entre mundos. Pois, hoje vamos espiar por uma Janela da Sala de Leitura.

 

 

Salas de leitura são espaços privilegiados das escolas municipais. Jamais silenciosas como as bibliotecas, lá os livros criam asas. Voam de mão em mão, de aluno a aluno. As histórias se enlaçam e tecem novos textos. A janela que vamos espiar é a da sala de leitura do Ginásio Experimental Carioca Rio de Janeiro. Esta janela foi aberta para nós pela professora Maria Carolina Macedo através do blog Janela da Sala de Leitura.

 

 

 

 

Pois é bem isso que vemos ao nos debruçarmos nesta janela: alunos em atividades, ações e visitas da escola, participação dos pais, divulgação de concursos e outros registros. Quando me aproximei da janela, vi a aluna Dayana da Costa. Do alto dos seus 14 anos, ela é uma das maiores leitoras do GEC:  22 títulos, de fevereiro para cá.

 

Sua leitura também é produtiva. Ela tece comentários, indica, discute e até troca os livros que seu irmão Filipe (17 títulos) requisitou na sala de leitura. Sua última descoberta foi O Mário que não é de Andrade, de Luciana Sandroni. Assim, apresentada ao nosso escritor modernista, começou a refletir sobre suas ideias e opiniões. " Queria saber se na Sala de Leitura encontraria Macunaíma e estranhou o fato de Mário de Andrade não "gostar" de Monteiro Lobato.
 

 

 

Produção pós-leitura do livro
 

 

 

A professora Maria Carolina tratou de alimentar essa fome de saber com o livro Fotobiografias - edição bem cuidada da Alumbramento - com fotos documentais da vida de Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Drummond. Ela falou do futuro que esse prazer de ler e estar em contato com os livros podem proporcionar a ela. Por enquanto, a menina saiu com o Macunaíma nas mãos.

 

Antes de finalizar esta espiadinha pela Janela da Sala de Leitura, pude ler a Opinião do Leitor sobre o que é leitura, atividade realizada por eles junto com a professora. E lá estava a Dayana com sua opinião formada: " Ler é sempre estar de bem com as palavras."

 

 

 

 

A janela está aberta. Passe por lá, espie e comente.

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsdeescolas (402)
3ªcre (326)
riodeleitores (185)
gec (73)

Comentários
O post ficou lindo! Obrigada pela divulgação e, sobretudo, valorização da Dayanna! Ela é uma leitora de fôlego, realmente muito especial, um exemplo!

Postado por Maria Carolina Mattos Macêdo em 06/06/2012 06:44

Gosto muito de ler mesmo,muito obrigado......

Postado por Dayana da Costa Pedroso em 06/06/2012 09:36

Lindo, Angelinha! Muito bom mesmo! Parabéns para Maria Carolina e para Dayana. Belo trabalho! Continuem...

Postado por Maria Lucia em 06/06/2012 19:24

Parabéns Dayana da Costa pelo seu lindo texto .

Postado por Fatima Lucia Braga em 06/06/2012 22:50

Parabéns Profª Maria Carolina e querida aluna Dayana! A nossa sala de leitura é um espaço vivo onde a viagem pelo mundo da leitura realmente acontece de várias formas e isso é motivo de muito orgulho! Obrigada Angela pelo carinho e por mostrar um pouquinho do GEC Rio de Janeiro.

Postado por Cláudia Fonseca em 10/06/2012 00:22