A A A C
email

Segunda-feira, 25/06/2012

O Blog da Escola Municipal Ana Neri

Tags: 10ªcre, patrono, blog, evento.

 

Abrimos espaço para a divulgação do Blog da Escola Municipal Ana Neri, da 10ª CRE, cujas postagens começaram a ser publicadas no mês de abril de 2012.

http://escolamunicipalananeri.blogspot.com.br

 

 

A Escola Municipal Ana Neri está localizada na Estrada da Barra de Guaratiba, 9953. É um endereço privilegiado, pois a escola fica bem em frente à paradisíaca Praia da Barra de Guaratiba, que é uma das mais frequentadas pelos banhistas e moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

 


 

É também uma das mais antigas escolas da região, que ainda preserva características pesqueiras.

 

 

 


Segundo explicações dos estudiosos da língua tupi, a palavra Guaratiba teria proveniência de uma ave pernalta, de plumagem vermelha e bico recurvado, conhecida como guará, bastante frequente em regiões típicas de manguezais.

 

 

 


A E. M Ana Neri, que sempre procura valorizar a história e a cultura local, também dá destaque para as informações sobre a região da Barra de Guaratiba em seu blog, que começou a ser postado no mês de abril de 2012.

 


Toda a região litorânea de Guaratiba foi habitada por índios tupis, conforme documentou a arqueologia, a partir dos estudos realizados nos sambaquis, que são acumulações pré-históricas evidenciando a ocupação humana, bem antes da chegada dos colonizadores portugueses.

 


Nada mais natural, portanto, que uma das primeiras postagens publicadas no Blog da Escola Municipal Ana Neri se reporte às comemorações em homenagem ao “Dia do Índio”.

 


Os alunos da Educação Infantil tiveram participação especial na comemoração que teve como objetivo divulgar os hábitos e costumes indígenas, valorizando a sua cultura como parte importante na formação do povo brasileiro e da nossa história.

 


O Blog também divulga um retrato da patronesse Ana Neri, imortalizada como heroína que muito fez pelo Brasil durante o desenrolar da Guerra do Paraguai. Há um ótimo resumo biográfico da enfermeira, que nasceu em 1814 e foi sepultada em 1880.

 

 

 

Sobre o bairro litorâneo da Barra de Guaratiba, há uma descrição interessante, baseada em textos de autoria do pesquisador Francisco Alves Siqueira, o “Seu” Chiquinho, narrando pormenores das festas religiosas, reuniões sociais e competições esportivas, que sempre foram comemorações marcantes na localidade.

 

 

 

 

 http://escolamunicipalananeri.blogspot.com.br

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
evento (29)
patrono (22)
blog (16)

Comentários
Parabéns pelo blog.

Postado por Fatima Lucia Braga em 25/06/2012 19:35