A A A C
email

Sexta-feira, 22/06/2012

Carta da Terra e Rio+20 no CIEP Manoel Maurício de Albuquerque

Tags: 5ªcre, rio+20, cartadaterra, meioambiente.

 

Desde 2011, o CIEP Manoel Maurício de Albuquerque vem criando
na sua comunidade escolar uma cultura voltada para a preservação do meio ambiente, adotando  a política dos 3 R: reduzir, reutilizar e reciclar,
usando entre outros meios a Carta da Terra.


 

O CIEP Manoel Maurício de Albuquerque está de parabéns, pois seus alunos estão sendo conscientizados da preservação do meio ambiente usando os 3R: reduzir, reutilizar e reciclar. Algumas ações tão simples estão sendo adotadas, como deixar de usar copos descartáveis, reaproveitar cartazes e outros materiais que possam ser utilizados novamente e incentivar a diminuição do consumo de água e do desperdício de comida, ratificando os objetivos do Projeto Político Pedagógico que está "centrado na cidadania e na formação de indivíduos pensantes e críticos".

 


Em 2012, o CIEP está trabalhando o subprojeto "Cidadão Sustentável",  ano em que completamos 20 anos do Eco-92, além de sediarmos mais uma vez um evento tão importante para o nosso Planeta: o "Rio+20" , na cidade do Rio de Janeiro. Pensando em sustentabilidade, o  5º ano está desenvolvendo um projeto sob a orientação da professora Andréa Mendonça, com objetivo de criar consciência ecológica voltado para a  "Rio+20". Eles criaram um vídeo que fala da Carta da Terra, tendo como narradores os próprios alunos. O objetivo é que esta consciência de preservação do meio ambiente ultrapasse os muros da escola, alastrando-se pela comunidade como um todo.

 


 


Paralelo ao trabalho da professora Andréa, a Coordenadora Pedagógica, professora Bianca, dinamizou uma oficina para as turmas de 5º ano, orientando a confecção de um porta-níquel feito com caixas de leite adquiridas no refeitório. Este material foi tão especial e original que serviu de presente para o dia das mães.

Os alunos gostaram tanto que estão pensando em outras oficinas usando materiais diversos.

 


 

 

 

A Carta da Terra

 


O NAIA (Núcleo de Amigos da Infância e da Adolescência) criou uma versão da Carta da Terra para crianças, elaborada com a intenção de "fazer germinar a idéia de que um outro mundo é possível e acreditando que as crianças continuam sendo a esperança de um mundo melhor".

 

A Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade que seja justa, sustentável e pacífica. Ela diz o que devemos fazer para cuidar do mundo: respeitar a natureza, os direitos humanos, providenciar para que todos tenham o que necessitam para viver e empenhar-se para viver sempre em paz e harmonia.
Defende a idéia de sermos cidadãos do planeta, de nos importarmos com todo e qualquer ser vivo e com o presente e futuro da Terra. Evidencia que todos os povos da Terra são irmãos e compartilham a responsabilidade de preservar e melhorar o mundo em que vivemos.

 


Clique AQUI para conhecer


 

 


Veja o Mundo Através das Lentes da Carta da Terra

 


Este é o slogan da Carta da Terra Internacional, no lançamento da Campanha de Comunicação 2012_ Carta da Terra e Rio+20.


Convidamos você a usar e difundir este vídeo.


 

Esta campanha divulga a mensagem da Carta da Terra e está sendo executada em duas fases que começou em  abril e terminará em dezembro de 2012.

 

A comunidade mundial, na sua maioria, não conseguiu fazer jus às promessas feitas durante a Eco-92.

Hoje, 22/06/2012, último dia do Rio+20, representantes do mundo buscam soluções para os mesmos desafios de desenvolvimento sustentável ocorrido em 1992. Um dos principais focos deste encontro é a Economia Verde e, por esse motivo, esta campanha de comunicação está centrada principalmente na sua contribuição nesse sentido.

 

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD ou, como é mais conhecida, Rio+20) está terminando e sendo considerado o maior evento já realizado pelas Nações Unidas discutindo dois temas principais:

- uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza;

- o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

 

O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes, relata a ONU no Brasil.

 

Sites de Pesquisa:


Carta da Terra

http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html

Earth Charter in Action

http://www.earthcharterinaction.org/invent/images/uploads/Carta%20da%20Terra.pdf

NAIA
www.naia-rs.org.br

ONU_Brasil

http://www.onu.org.br/rio20/temas/

Youtube

http://www.youtube.com/watch?v=gnsS-g9uSwA&feature=player_embedded

 

Parabéns aos alunos, professores, direção e toda comunidade escolar pelo envolvimento nesta campanha tão siginficativa de preservação do nosso Planeta Terra.

 

Visite o blog do CIEP Manoel Maurício de Albuquerque.

Acompanhe, comente, participe!
http://ciepmanoelmauriciodealbuquerque.blogspot.com.br/2012/05/carta-da-terra.html

 

Querm publicar um projeto ou uma atividade que fez a diferença na vida de seus alunos? 

Então, escreva para nós, clicando SOBRE NÓS

e contate o professor representante da sua CRE.

 

Regina Bizarro_ Representante do Rioeduca 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

                               


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)
meioambiente (103)
rio+20 (12)
cartadaterra (1)

Comentários
Nós não podemos mudar o passado, mas podemos e temos a obrigação, de mudar o futuro. É pra isso, e somente por isso, que somos PROFESSORES.

Postado por Andréa Mendonça em 22/06/2012 11:28

Bem legal as ações do CIEP, estão de parabéns mesmo. É uma pena que a Rio+20 não tenha atingindo os objetivos previstos.

Postado por Facebook login em 22/06/2012 14:31

A professora Andréa, os alunos e toda a escola estão de parabéns pelo lindo trabalho!

Postado por Ana Márcia em 22/06/2012 17:54

Super legal o projeto.Parabéns!

Postado por Fatima Lucia Braga em 22/06/2012 21:04

Gostei muito e principalmente da carta da terra.

Postado por Cátia em 23/06/2012 23:46

Muito me orgulha trabalhar com professores capazes de realizar trabalho tão importante para o desenvolvimento de seus alunos. Valeu!

Postado por katia maria fiuza cislaghi em 24/06/2012 11:39