Carta da Terra e Rio+20 no CIEP Manoel Maurício de Albuquerque
Tags: 5ªcre, rio+20, cartadaterra, meioambiente.
Desde 2011, o CIEP Manoel Maurício de Albuquerque vem criando
na sua comunidade escolar uma cultura voltada para a preservação do meio ambiente, adotando a política dos 3 R: reduzir, reutilizar e reciclar,
usando entre outros meios a Carta da Terra.
O CIEP Manoel Maurício de Albuquerque está de parabéns, pois seus alunos estão sendo conscientizados da preservação do meio ambiente usando os 3R: reduzir, reutilizar e reciclar. Algumas ações tão simples estão sendo adotadas, como deixar de usar copos descartáveis, reaproveitar cartazes e outros materiais que possam ser utilizados novamente e incentivar a diminuição do consumo de água e do desperdício de comida, ratificando os objetivos do Projeto Político Pedagógico que está "centrado na cidadania e na formação de indivíduos pensantes e críticos".
Em 2012, o CIEP está trabalhando o subprojeto "Cidadão Sustentável", ano em que completamos 20 anos do Eco-92, além de sediarmos mais uma vez um evento tão importante para o nosso Planeta: o "Rio+20" , na cidade do Rio de Janeiro. Pensando em sustentabilidade, o 5º ano está desenvolvendo um projeto sob a orientação da professora Andréa Mendonça, com objetivo de criar consciência ecológica voltado para a "Rio+20". Eles criaram um vídeo que fala da Carta da Terra, tendo como narradores os próprios alunos. O objetivo é que esta consciência de preservação do meio ambiente ultrapasse os muros da escola, alastrando-se pela comunidade como um todo.
Paralelo ao trabalho da professora Andréa, a Coordenadora Pedagógica, professora Bianca, dinamizou uma oficina para as turmas de 5º ano, orientando a confecção de um porta-níquel feito com caixas de leite adquiridas no refeitório. Este material foi tão especial e original que serviu de presente para o dia das mães.
Os alunos gostaram tanto que estão pensando em outras oficinas usando materiais diversos.
A Carta da Terra
O NAIA (Núcleo de Amigos da Infância e da Adolescência) criou uma versão da Carta da Terrapara crianças, elaborada com a intenção de "fazer germinar a idéia de que um outro mundo é possível e acreditando que as crianças continuam sendo a esperança de um mundo melhor".
A Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade que seja justa, sustentável e pacífica. Ela diz o que devemos fazer para cuidar do mundo: respeitar a natureza, os direitos humanos, providenciar para que todos tenham o que necessitam para viver e empenhar-se para viver sempre em paz e harmonia.
Defende a idéia de sermos cidadãos do planeta, de nos importarmos com todo e qualquer ser vivo e com o presente e futuro da Terra. Evidencia que todos os povos da Terra são irmãos e compartilham a responsabilidade de preservar e melhorar o mundo em que vivemos.
Este é o slogan da Carta da Terra Internacional, no lançamento da Campanha de Comunicação 2012_ Carta da Terra e Rio+20.
Convidamos você a usar e difundir este vídeo.
Esta campanha divulga a mensagem da Carta da Terra e está sendo executada em duas fases que começou em abril e terminará em dezembro de 2012.
A comunidade mundial, na sua maioria, não conseguiu fazer jus às promessas feitas durante a Eco-92.
Hoje, 22/06/2012, último dia do Rio+20, representantes do mundo buscam soluções para os mesmos desafios de desenvolvimento sustentável ocorrido em 1992. Um dos principais focos deste encontro é a Economia Verde e, por esse motivo, esta campanha de comunicação está centrada principalmente na sua contribuição nesse sentido.
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD ou, como é mais conhecida, Rio+20) está terminando e sendo considerado o maior evento já realizado pelas Nações Unidas discutindo dois temas principais:
- uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza;
- o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.
O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes, relata a ONU no Brasil.
Parabéns aos alunos, professores, direção e toda comunidade escolar pelo envolvimento nesta campanha tão siginficativa de preservação do nosso Planeta Terra.
Visite o blog do CIEP Manoel Maurício de Albuquerque.