A A A C
email

Terça-feira, 10/07/2012

GEC Mario Paulo de Brito Apoiando a Sustentabilidade no Planeta

Tags: 5ªcre, gec, rio+20, meioambiente.

Chegamos à etapa final do RIO+20.  Muitos trabalhos realizados por alunos e professores, além de visitas de escolas ao Armazém 4_ Pier Mauá, agregando competências e habilidades à preservação da vida no Planeta.

 

 

Chega ao fim o maior evento  sobre sustentabilidade do planeta já registrado na história, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável _ Rio+20.

 

O objetivo da Conferência foi assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem, com intuito de programar ações através dos resultados obtidos dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.


 

Os dois temas em foco foram: (a) a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e (b) o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.


 

Escolas Municipais da Cidade do Rio de Janeiro visitaram o Galpão das Artes, no Armazém 4 do Cais do Porto, e alguns alunos apresentaram suas criações artísticas, como um "rap" para os integrantes do evento e visitantes. Além disso, alunos e professores em suas escolas priorizaram o tema Sustentabilidade com o mesmo objetivo, conscientizar da preservação do Planeta.

 

Os alunos do Ginásio Experimental Carioca Mario Paulo de Brito/5ª CRE, localizado a Rua São Leonardo, bairro Vista Alegre, visitaram em dois momentos espaços que permearam a RIO+20: no dia  31 de maio o GREEN NATION FEST, Quinta da Boa Vista, e dia 19 de junho o Galpão das Artes, Armazém 4_ Cais do Porto/Rio de Janeiro.

 

Segundo a Escola, o objetivo da visita ao GREEN NATION FEST foi de destacar a importância do desenvolvimento sustentável e os impactos que as ações dos seres humanos podem provocar na natureza do nosso planeta.

 

Destaque: O desenvolvimento sustentável é concebido na interação entre três pilares: o social, o pilar econômico e o pilar ambiental.

 

“Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações se tornou uma meta fundamental para a humanidade.”

Trecho da Declaração da Conferência da ONU sobre meio ambiente.
(Estocolmo, 1972), parágrafo 6

 

 

 

 

Em seu blog  o GEC Mario Paulo relata ser "uma Escola movida pela utopia do sonho em ação", onde realiza "o projeto de transformar vidas, apoiar escolhas, criar laços afetivos, promover a busca do conhecimento e, sobretudo, transmitir valores que propiciem um futuro empreendedor e mais humano".

 

Acompanhei a visita dos alunos do 9º ano do GEC Mário Paulo de Brito,  junto à diretora, professora Silvia Amorim, a Regente de Sala de Leitura, professora Inês Rocha e a estagiária da área de Ciências, professora Luana Tabaiares, ao Galpão das Artes, Pier Praça Mauá, dia 19 de junho, e me surpreendi com o excelente interesse dos alunos em conhecer todos os setores do evento, como tudo sobre Sustentabilidade do Planeta.

 

 

Alunos curiosos e atentos

 

 

 

Alunos interessados e alegres, acompanhados pela diretora, professora Silvia Amorim, pela Regente de Sala de Leitura, professora Inês Rocha,  e pela estagiária Luana Tabaiares, no Pier Mauá.

 

 

 

 

 Vídeo criado pela representante do Rioeduca/5ªCRE, através do registro de fotos no dia da visita do GEC Mário Paulo de Brito ao Armazém 4, Cais do Porto

 

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável reuniu cerca de 46 mil particiantes de 193 nações. O "ministro Laudemar Aguiar, secretário nacional do Comitê Nacional de Organização da Rio+20, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo, secretário-executivo da delegação do Brasil na  Rio+20, e o secretário-geral da Rio+20,  Sha Zukang, participaram da cerimônia de troca de bandeiras realizada no Riocentro dia 23 de junho. A bandeira da ONU foi hasteada no dia 05 de junho, quando o Centro de Convenções ficou sob a tutela da Organização para a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20".

 

Parabéns ao GEC Mario Paulo de Brito! Parabéns, alunos e professores! Parabéns à professora Silvia Amorim, diretora do GEC Mario Paulo de Brito, e sua equipe!

 

Veja essas e outras atividades no blog do GEC Mario Paulo de Brito, aqui.

 

 Escolas e professores, querem publicar um projeto ou uma atividade que fez a diferença na vida de seus alunos? Então, escreva para o Rioeduca, clicando SOBRE NÓS e contate o professor representante da sua CRE.

 

 

Regina Bizarro_ Representante do Rioeduca 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

 

                                


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)
meioambiente (103)
gec (73)
rio+20 (12)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.