
Quinta-feira, 19/07/2012
Jornada Socioambiental no CIEP João Batista
O CIEP João Batista dos Santos realizou diversas ações a partir do eixo temático de trabalho “CIEP, mostra a sua cara no país da Sustentabilidade”. O CIEP integrou a Jornada Socioambiental do ALFAZENDO - organização civil sem fins lucrativos, filantrópica, educativa e de promoção social, fundada por educadores/ moradores e ex-moradores que atuam no movimento social na Cidade de Deus, que iniciou uma proposta pensando acerca dos temas abordados na Rio + 20, para realizar a “Jornada de Educação Socioambiental Cidade de Deus e Maré Rumo a Rio + 20.”
A Jornada teve como objetivo destacar iniciativas práticas e metodologias que pudessem promover o desenvolvimento socioambiental, dando visibilidade à articulação dos atores sociais, às conexões entre as ações locais e às mudanças globais a partir da Educação Socioambiental nos territórios Cidade de Deus e Maré.
A questão ambiental é um tema muito comentado por uma razão simples: a necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na escola.
O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, com atitudes de conservação.
Para falar sobre Educação Ambiental com crianças é importante abordar assuntos que produzam resultados ao alcance delas e a principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade local e global, possuindo um desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
A educação ambiental, uma vez implantada, proporcionará à criança a oportunidade de manter um contato profundo com a natureza, ambientando-as às condições naturais que o mundo oferece em seu habitat.
Para se fazer um estudo ligado à área de meio ambiente não precisa de muitos recursos financeiros e sim boa vontade, pois com cartilhas educativas e a boa vontade de professores que sejam orientados para tal, com certeza o assunto será tratado de maneira fácil e esclarecedora. Para tanto, justifica-se a necessidade de se fazer um trabalho voltado para despertar o interesse das crianças, a fim de que elas possam fazer descobertas que contribuam para o enriquecimento do saber e para a preservação do meio em que vivem, e assim, cresçam conscientes para não destruirem o mundo que as rodeiam.
Objetivos do Eixo Temático
Implantar desde a Educação Infantil um programa que procure tratar as questões ambientais;
Relacionar os problemas causados pela degradação do meio ambiente;
Estudar os diversos fatores causadores da poluição na cidade;
Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da Sustentabilidade e da importância da sua preservação, assim como a necessidade do reaproveitamento do lixo por meio de reciclagem, e como o homem está inserido nesse meio;
Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza.
O eixo de trabalho tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente nas ações de preservação do meio ambiente, mas refletir como colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade, abordando o princípio de sustentabilidade ambiental e associando-o às nossas atitudes cotidianas.
A avaliação aconteceu ao longo do desenvolvimento do eixo através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas e suas produções.
Comportamentos ambientalmente corretos serão aprendidos na prática do dia-a-dia na escola adotando posturas no ambiente escolar, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis.
CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php
|


7ªcre (332)
meioambiente (103)
Postado por Fatima Lucia Braga em 19/07/2012 00:21
Postado por Fernanda em 19/07/2012 10:58
Postado por Cristiane Brandão em 19/07/2012 17:21
Postado por Bernadete de Lourdes em 19/07/2012 20:49
Postado por Fernanda Nogueira em 20/07/2012 22:22
Postado por Lenira D'Avila em 22/07/2012 16:45
Postado por Eenice Vieira em 23/07/2012 22:39