A A A C
email

Quinta-feira, 26/07/2012

I Expo de Ciência e Tecnologia

Tags: 9ªcre, expociencias.

 

A I Expo de Ciência e Tecnologia aconteceu no dia 12 de julho na E. M. Doutor Nelcy Noronha e contou com a participação de professores, direção, funcionários, alunos, responsáveis e comunidade.

 

O tema estava relacionado com a questão do Meio Ambiente: SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA, que já havia sido explorado durante o Aulão Rio + 20.

 

 

 

Mais uma vez a E. M. Doutor Nelcy Noronha inova e lança sua I Expo de Ciência e Tecnologia dando continuidade ao trabalho desenvolvido em junho pela U. E. e quem nos conta sobre esta atividade é a professora Carla. Lembram?

 

Professora Carla (direita)e Professora Márcia Abreu (esquerda)

 

Enfrentamos diversos tipos de problemas, pois nossas tarefas eram imensas. A carga de trabalho excessiva nos deixavam desanimados porque o momento era de fechamento do bimestre. Contudo, nossa equipe acreditou no projeto. Promover a integração de toda a escola e fazer os alunos pesquisarem, produzir trabalhos e assimilar conteúdos acerca da questão ambiental, esse era nosso objetivo.

 

 

 

Os professores abordaram vários temas como: Energia Eólica; Linha do Tempo Tecnológica; Preservação da Água dos Rios; Química/Experimentos (uma aliada para um mundo melhor); Sistema Solar; Vulcão; Os 3 R'S (reciclagem); Casa Ecológica; Jardim de Temperos; Lixo Tecnológico; IMC; Aquecimento Global e Efeito Estufa; Sistema Respiratório; Polígonos Representando Ar, Terra, Fogo e Água; Consumo Consciente; Gravidez e Aborto; Ecobairros.

 

 

 

Na Casa Ecológica, os alunos foram orientados pela profª Amanda e produziram com garrafas PET's, vassoura, sofá, cama, casa e jardim vertical. A cada dia na escola, chegavam muitas garrafas trazidas pelos alunos vindas inclusive de lixões. Além disso, a Casa Ecológica contou com barco movido a vapor, luz produzida com limões, forno solar, alimentos feitos com sobras (um bolo delicioso feito com cascas de banana e suco produzido com cascas de abacaxi) e sabão produzido com óleo reciclável.

 

 

O trabalho Ecobairros contou com a participação efetiva do 9° ano que reproduziu um bairro da Espanha que utiliza a energia eólica, captação das chuvas e a compostagem do lixo. O Alexandre, professor de Língua Estrangeira (Espanhol), esteve com os alunos diretamente na produção da maquete, pois foi necessário furadeira, eletricidade e motivação para que tudo ficasse pronto.Todas as luzes dos postos da maquete acendiam, os cata-vento giravam e os alunos ainda apresentavam a explicação em português ou espanhol, de acordo com o pedido do visitante. Muitos pais se emocionaram ao ver o trabalho concretizado com a participação de seus filhos. 

 

O trabalho IMC contou com a orientação da Professora Márcia de matemática. Os alunos calculavam o IMC dos visitantes e ainda ofereciam dicas de uma alimentação saudável. A professora também coordenou os alunos no trabalho sobre aquecimento global e efeito estufa.

 

 

 

A professora Carla orientou os alunos da turma 1905, com Experimentos de Química. A partir do conteúdo dado sobre sublimação, funções químicas, tensão superficial e reações químicas, os alunos produziram bebida esfumaçante, sangue do diabo, leite psicodélico, experimentos com balões e indicador químico a partir de suco de repolho roxo, lembrando que a química é uma grande aliada para um mundo melhor. A professora também orientou os alunos da 1904 sobre o descarte correto de pilhas e baterias e o consumo exagerado, sob o título de Lixo Tecnológico. A turma 1604 trabalhou o tema Rio Sujo/Rio Limpo: só jogue na água o que o peixe pode comer. O tempo de decomposição do lixo foi amplamente trabalhado.

 

 

As turmas de projeto também tiveram participação na Expo com as professoras Mariângela e Greice Mara: Energia Eólica e Reciclagem.

 

 

O tema reciclagem também foi orientado pela professora Nane de Artes Visuais: Reciclagem com Arte. Os alunos produziram pulseiras, porta-trecos, bolsas, diversos utilitários com caixas de ovos, latinhas, caixas de leite, garrafas pet, rolo de papel higiênico e etc. A professora também produziu com os alunos blocos (lembranças) produzidos com cartolina reciclável.

 

 

 

A professora Fátima Alves trabalhou a Pirâmide Alimentar que ficou linda! Com outra turma, ela produziu um jardim de temperos com cebolinha, hortelã, salsa, manjericão e pimenta.

 

 

Josemar, professor  de geografia coordenou os trabalhos com as turmas 1601 e 1603 sobre Vulcões e Sistema Solar. As crianças ficaram encantadas vendo seu astro suspenso sobre a quadra da escola e os vulcões entrando em erupção.

 

Outros professores também estiveram envolvidos: professora Rosângela, de Artes, professora Daniela, de História, professora Rita Simone e professora Nádia.

 

 

 

 

A escola CEFET esteve presente, sendo representada pela professora Marta e pelos alunos da MAFIA (Muitas Atividades de Física Interativa e Aplicada) que demonstraram experimentos de Física, como o Disco de Newton. Nossos alunos do 9º ano demonstraram bastante interesse, uma vez que Física será o conteúdo do 2º semestre.

 

 

 

Os responsáveis foram presença marcante durante todo o período da feira, das 9h às 16h. Os alunos receberam convite para que os pais pudessem participar do evento.

 

 

 

O empenho dos alunos na nossa I Expo de Ciência e Tecnologia foi surpreendente. Descobrimos vários talentos e a solidariedade, a cooperação, a integração e o comprometimento foi fundamental para que nosso projeto desse certo.

 

Veja nos links a seguir a Página do CEFET e as fotos cedidas pela Professora Marta da MAFIA.

 

http://noticias.cefet-rj.br/2012/07/17/campus-nova-iguacu-projeto-mafia-realiza-sua-segunda-atividade-de-extensao/

 

https://plus.google.com/photos/107909415937564545900/albums/5765760447691034497?banner=pwa

 

A seguir poderemos conferir o vídeo e a justificativa do professor Alexandre, coordenador do trabalho Ecobairros.

  

 

 

O desejo de confeccionar um “Ecobarrio” surgiu durante os trabalhos desenvolvidos com as turmas sobre desenvolvimento sustentável. Trabalhamos em sala de aula com o vídeo de Leonardo Boff “La Carta de la Tierra” e discutimos o texto na íntegra. Um semana depois, nossa escola realizou o projeto de divulgação e explicação do que seria o Rio + 20, idealizado pela professora Carla Maria em conjunto com as professoras Amanda Santos e Fátima Alves. Todos nós demos, ao mesmo tempo, a mesma aula planejada. O resultado foi um sucesso! Semanas depois aconteceria a I Expo de Ciência e Tecnologia da Nelcy e decidimos que seria o momento de colocarmos em prática o tão idealizado projeto de construirmos um “Ecobarrio”. O projeto seria baseado no modelo espanhol de desenvolvimento sustentável. Convidamos alunos das turmas de 9º ano para que participassem dele. Os alunos o abraçaram com muita determinação e, durante oito dias de trabalho intenso, foram descobertos muitos talentos individuais que foram coadunados em torno de um objetivo comum: transformar o que já é real na Espanha e em outras partes do mundo em algo que pudesse, mesmo sendo fictício, explicitar aquilo que almejamos para nossa realidade local.

 

 

Os vídeos a seguir mostram o Making of da Expo e um vídeo completo com depoimentos, vamos conferir?

 

 

 

 

 

Parabéns E. M. Doutor Nelcy Noronha por mais uma vez abrilhantar nossa página do blog, mostrando que a Revolução Acontece nas escolas da nossa prefeitura.

 

Um agradecimento especial a professora Carla que veio mantendo contato e enviando todo este material. Essa parceria é fundamental para que este trabalho aconteça.

 

Venha você também fazer parte desta REVOLUÇÃO, envie seu trabalho.

 

 Representante do Rioeduca na 9ªCRE
Profª Márcia Cristina Alves


E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

9ªcre (325)
expociencias (1)

Comentários
Obrigada mais uma vez a todos que promoveram esse evento de sucesso! Trabalhar com pessoas capacitadas e que dão de si tudo em prol de uma educação de qualidade vale muito a pena todo o esforço e superação. Agradeço também à direção que não mede esforços para fazer o nosso sonho dar certo! AMO VOCÊS de coração, vocês sabem disso! Agradeço também a professora Márcia da 9ª CRE que compartilha nossos projetos publicando-os no Rioeduca para que todos vejam a dedicação em tudo que fazemos.

Postado por Carla Maria em 26/07/2012 12:03

UM LINDO EVENTO QUE FOI ORGANIZADO POR NOSSOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS, COM O APOIO E A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS DEMAIS. UM MOMENTO QUE OPORTUNIZOU APRENDIZADO, INTERAÇÃO, CONTEMPLAÇÃO, SUPERAÇÃO E AUTOESTIMA À NOSSA COMUNIDADE ESCOLAR. É DIFÍCIL DE EXPLICAR COM PALAVRAS O PRAZER QUE SENTIMOS DE "VER ISSO DE PERTO"...DE SER "NELCY NORONHA"! PARABÉNS MEUS AMIGOS! TUDO É POSSÍVEL QUANDO PERMITIMOS QUE O AMOR E O PROFISSIONALISMO INTERAJAM. CHEIA DE ORGULHO! BJK

Postado por KAREN PATRÍCIA CORRÊA CURY em 26/07/2012 13:48

Tivemos muito trabalho e dificuldades mas a vontade de realizar uma feira com tamanha expressividade nos deu força e ânimo para concluir com brilhantismo. Nossos alunos se envolveram demais e o interesse em participar me deixou eufórica. Trabalhar com profissionais com tanta competência e elegância como os profissionais da Nelcy me deixam feliz e realizada!!! Em especial Carla, Fátima e Marcia vocês são nota 1000! Que venham muitas outras...

Postado por Amanda Santos em 26/07/2012 16:14

Que trabalho fantástico! Parabéns para toda a equipe! Parabéns para os alunos e todos que colaboraram! Que venha a II Expo Ciência e Tecnologia em breve!

Postado por Roberta Vitagliano em 26/07/2012 16:46

Tenho aprendido a cada dia como diretora dessa escola. Ver os pais entrando na escola para ver os trabalhos dos seus filhos foi muito graficante. Mas isso só aconteceu porque a Prof. Carla insistiu muito comigo e eu sempre dizendo não, até que cedi... Foi a melhor coisa que fiz. Ouvir o outro é muitas vezes o melhor a fazer. Agradeço a Carla porque mais uma vez ela me ensinou. Deus realmente foi muito bom comigo quando me colocou a frente dessa escola. Adoro meu trabalho e mais do que tudo adoro meus colegas de trabalho e meus alunos. Um beijo e um queijo pra todos!!!!!!

Postado por CLAUDIA MACHADO em 26/07/2012 20:10

No início achamos que não fosse possível dar conta do tudo que havíamos pensado sobre a Expo. Não fazer? Isto não! Partimos para a ação e à medida que nos empolgamos fomos envolvendo alunos, professores e a direção. Ao final ficamos orgulhosos do nosso trabalho, da interação entre todos. O mais importante é que a Expo despertou nos alunos o interesse pela Ciência e que esta não se restringe apenas ao que é trabalhado em sala de aula. Ela faz parte do nosso cotidiano. Através da Expo foi possível integrar as diferentes áreas. Valeu o empenho de todos. Muito obrigada! E o trabalho não terminou....a FLINN está chegando....

Postado por Fátima Alves em 26/07/2012 20:35

Parabéns prof. Alexandre! Você conseguiu colocar no vídeo o nosso envolvimento na EXPO. Ultrapassou as nossas expectativas. Parabéns pelo trabalho!

Postado por Fátima Alves em 27/07/2012 13:32

Parabéns mais uma vez à professora Carla e toda a equipe da nossa escola. Essa foi a nossa primeira EXPO e já foi um sucesso. Fico imaginando as próximas!!! Muito bom trabalhar com pessoas que fazem a diferença na educação!

Postado por Claudia Mayrinck em 28/07/2012 15:27

Obrigada William! Todas as fotos e a confecção do vídeo ficaram perfeitas. Vc está se revelando um ótimo cinegrafista e fotógrafo, é claro! Incluindo ao seu perfil mais estas características. Valeu professor!!!

Postado por Fátima Alves em 28/07/2012 21:07

Parabéns pelo projeto realizado pela escola. Sou professora de sala de leitura da 4ª CRE e fiquei muito feliz em saber que meu filho André aluno do CEFET e componente da MAFIA pode colaborar com a escola, enriquecendo o evento e incentivando os alunos a pesquisa na área da física.Parabéns a todos!

Postado por Angela Vidal em 02/08/2012 01:26