A A A C
email

Segunda-feira, 30/07/2012

SME Itinerante 2012

Tags: 10ªcre, evento, sme, itinerante.

 

Aconteceu no dia 12 de julho de 2012, no auditório do Planetário de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, mais um encontro da secretária de Educação Claudia Costin e de todo o seu “staff”, com os coordenadores das 8ª, 9ª e 10ª CREs e diretores de escolas.

 

Os encontros da SME Itinerante vêm se tornando uma prática habitual na Cidade do Rio de Janeiro.

 


São momentos propícios para que os diretores das escolas participantes façam uma descrição minuciosa das suas unidades escolares, como localização, segmentos e público atendidos, relação com pais, responsáveis e comunidade e, principalmente, apresentem os planos e estratégias que estão sendo praticados para melhorar o desempenho escolar dos alunos.

 


 

A seleção das escolas participantes da SME Itinerante é feita pelas Coordenadorias Regionais de Educação, entre aquelas que tiveram desempenho mais fraco na Prova Rio e ainda não conseguiram alcançar as metas estabelecidas pelo IDEB.

 


Na sua fala inicial, a secretária de Educação Claudia Costin  fez questão de ressaltar que os diretores não estavam ali como uma forma de castigo e muito menos deveriam se envergonhar, porque o que se esperava deles era exatamente a apresentação de um plano de melhoria da aprendizagem dos alunos visando à busca da excelência acadêmica.

 


 

Claudia Costin referiu-se às 8ª, 9ª e 10ª CREs como coordenadorias localizadas no que chamou de “Zona Oeste profunda”, que passa por um processo de intensas transformações, lembrando que tais transformações devem passar prioritariamente pela educação.

 


Como tem feito em outras oportunidades de encontros com os coordenadores das CREs e com os diretores, a secretária de Educação citou, com a lembrança e ajuda da subsecretária de Ensino, professora Helena Bomeny, algumas das ações que estão sendo concretizadas pela SME Rio, desde princípios de 2009, lembrando que “educação é processo”, tudo decorrendo de ação continuada e prolongada, cujos resultados  nem sempre são perceptíveis de forma imediata.

 


 

Um dos pontos destacados por Claudia Costin foi a inauguração da Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire, que funcionará como centro de formação dos professores municipais.

 


A secretária disse que o centro de formação tem por objetivo valorizar e capacitar os professores do município do Rio de Janeiro, possibilitando uma formação sólida e continuada nas diversas áreas do conhecimento, atendendo assim as necessidades dos alunos da Rede.

 


 

Foto acima:  Professor José Mauro e equipe da 9ª CRE

 

 

 

Após a fala inicial da secretária de Educação, os diretores convidados se apresentaram, seguindo a ordem das coordenadorias regionais de educação (8ª, 9ª e 10ª CREs).

 


Pela 8ª CRE, apresentaram-se as diretoras Marise, do CIEP Marechal Júlio Caetano; Neide, da E. M. Ivan Rocco Marchi; Cecília, da E. M Gilberto Freyre e Silvânia, da E. M. Ruben Berta. Muitos pontos fortes foram destacados pela professora Nazareth Vasco, coordenadora de Educação da SME Rio: A utilização do círculo montessoriano; recuperação paralela; atividades diversificadas; participação da família; reagrupamento; rodas de leitura, etc.

 

 

 

 

 

Foto abaixo: Helena Bomeny, Kátia Max, Jurema Holperim, Nazareth Vasconcelos, Lourdinha, Marcia Prado e Mariza Lomba    

 

 

 

Foto acima: André Ramos, Rafael Parente, Teca Pontual e  Beatriz Alqueres

 

 

 Foto abaixo: Lelia Moreira, Rosa Raimundo e  Enilda

 

 

 

 

 Foto acima: Regina Ribeiro, Marcia Gonçalves, Sheila Mairing, Sergio e Rosângela

 
 

Pela 9ª CRE, apresentaram-se: Marta, diretora da E. M. Moacyr Scliar; Mônica, diretora da E. M Professor Fábio César Pacífico; Jane, diretora da E. M. Charles Dickens e Terezinha, diretora da E. M. Fernando Barata Ribeiro, cujos pontos fortes foram: parcerias com os responsáveis e com o Ginásio Experimental Carioca; utilização de jogos; ênfase na representatividade e troca de experiências entre os professores.

 


Pela 10ª CRE, apresentaram-se: Marcos, diretor da E. M. Professor Jorge Gonçalves Farinha; Wilson, diretor da E. M. Ponte dos Jesuítas; Anderson, diretor da E. M. Dr. José Antônio Ciraudo; Claudia, diretora do CIEP Ismael Nery, cujos pontos fortes foram: correio escolar; assembléia; reagrupamento; atividades diversificadas; uso de novas tecnologias; atividades nas salas de leitura, etc.

  

 

 

 

 

 
 

O encontro da secretária de Educação do Rio de Janeiro e seus principais assessores com os coordenadores das 8ª, 9ª e 10ª CREs e com os diretores das escolas que tiveram desempenho mais fraco na prova do IdeRio, foi também um momento de confraternização troca de experiências e grande aprendizado. Cada diretor, na apresentação, mostrou caminhos certeiros com estratégias que certamente melhorarão o desempenho dos alunos, a partir do segundo semestre de 2012.
 

 

 

 

                               

 

 

 

]


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
evento (29)
sme (3)
itinerante (1)

Comentários
Momento especial, onde pudemos vivenciar uma descrição minuciosa das ações e estratégias para nossas escolas, a fim de melhorar o desempenho escolar dos nossos alunos! Nossa Secretária demonstrou satisfação com as apresentações, nos deixando bem à vontade. E o que mais nos deu segurança: o apoio e credibilidade que tivemos da nossa Coordenadora ( Gracinha )e sua equipe nota DEZ... não é à toa que somos da 10ª CRE!!! Valeu...

Postado por Marcos Renovato em 30/07/2012 08:49

Desejo sucesso as escolas que participaram deste encontro em busca do melhor desempenho dos seus alunos. Parabéns SME pela criação da Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire.Pena que não poderei estudar nesta escola pois acabei de me aposentar.

Postado por Fatima Lucia Braga em 30/07/2012 10:11

Fico muito orgulhoso com o trabalho que vem sendo feito pela educação no Rio de Janeiro. É de longe um dos melhores estados com profissionais esforçados. Continuem o bom trabalho

Postado por Info Jobs em 30/07/2012 16:09

Parabéns a todos os diretores de escolas que participaram da SME Itinerante, que visa melhor o desempenho das escolas municipais. Parabéns em especial a Marcos Renovato que dirige sua escola com humanidade, carisma, e competência ao lado de Alzira Barros uma adjunta nota dez e Kelly Liane Coordenadora que tem o dom da palavra e habilidade natural para coordenar este grupo docente que faz acontecer!

Postado por Mª Helena Lima da Silva em 02/08/2012 08:13