A A A C
email

Segunda-feira, 06/08/2012

Cordel da Central

Tags: 1ªcre, projetos.

 

A professora Martha, do GEC Rivadávia Correa, compartilhou com o Rioeduca e com todos os nossos leitores o sucesso do premiado projeto “Central de Leitores”, concurso promovido pelo instituto C&A e FNLIJ.

 

 

 

Dia 17 de julho, o GEC realizou o “Cordel da Central”, evento que, além de enaltecer a irreverente arte da literatura de cordel, celebrou os 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, o escritor Ariano Suassuna e o nordeste, de um modo geral, foram os homenageados neste ano na Maratona da rede.

 

Foi uma belíssima manhã e, contrariando o Climatempo que previa chuva neste dia, fez sol no Cordel da Central!

 

A unidade contou com a ilustríssima presença da escritora Laura Sandroni, consultora no projeto, que vibrou com a festa literária e até fez uma participação no coral dos professores do GEC Rivadávia Corrêa que cantou “Asa Branca”, do nosso rei do baião.

 

Também esteve por lá a grande escritora Sandra Lopes, nossa colega da rede, que nos brindou com o comovente relato da criação do seu livro “Cordel da Candelária”. Todos se sentiram muito honrados com a presença do presidente da Academia Brasileira de Cordel, Gonçalo Ferreira da Silva, que fez uma belíssima apresentação que prendeu a atenção de todos e deu uma verdadeira aula sobre este tipo de literatura que cada vez mais tem atraído leitores, pura poesia.

 

Alguns alunos encenaram um trecho do “Auto da Compadecida”, e também realizaram o famoso Sarau do GEC, com diversas pessoas lendo cordéis e, mais uma vez, fizemos o Escambo Literário onde puderam proporcionar a troca de livros entre os participantes.

 

Alunos fizeram distribuição de livros na praça, cumprindo assim, mais uma vez, o objetivo maior do projeto, que é levar a escola até a comunidade e proporcionar um maior número de pessoas com acesso à leitura.

 

 

 

 

A professora Martha e toda equipe do GEC agradecem a todos que, de alguma forma, se envolveram no evento, que tem sido a contribuição da unidade em uma ação maior que é o “Rio, uma cidade de leitores”.

 

Com o sucesso do projeto, temos a certeza de que o Rio de Janeiro continua lendo.
Que venha o próximo! 

 

 

Envie para o Rioeduca.net os trabalhos de sucesso
que sua escola realiza e publicaremos aqui.

 

Contatos:
Rute Albanita
Representante Rioeduca.net da 1ªCRE
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (558)
1ªcre (379)

Comentários
Não poderia deixar de externar minha gratidão ao GEC Rivadávia Correa, à profª Martha e aos alunos, por disseminarem o cordel na escola. Parabéns por semearem esta nobre cultura popular_Cordel!

Postado por Regina Bizarro em 06/08/2012 07:00

Aos companheiros da bela jornada agradecemos todo o apoio e empenho para tornar nossa cidade um Rio de Leitores!

Postado por Bárbara Portilho em 06/08/2012 09:17

Excelente projeto desenvolvido pelo GEC Rivadávia Correa! Envolve toda comunidade escolar e presenteia o centro do Rio com literatura pura. Parabéns professora Martha e a todos os envolvidos!

Postado por Rosana Sales em 06/08/2012 16:19

Parabéns Profa Martha e equipe.

Postado por Fatima Lucia Braga em 06/08/2012 20:59

Coral de professores maravilhoso, adorei participar!

Postado por Janete em 07/08/2012 13:28