A A A C
email

Quarta-feira, 29/08/2012

Popularização do basquete nas escolas da 10ª CRE

Tags: 10ªcre, rio, saudável, evento, gibi.

O Projeto GIBI (Grupo de Iniciação ao basquete infantil) é uma parceria da Associação Master de basquete do Estado do Rio de Janeiro - AMBERJ com a Secretaria Municipal de Educação  e vem contando com a adesão de várias escolas da 10ª CRE.

 

 

 

 

Segundo informações do professor Humberto Figueiredo, da Gerência de Educação da 10ª CRE, um dos objetivos do Projeto GIBI é promover a popularização do basquete nas escolas da rede municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 


Como se trata de um projeto piloto conhecido como Grupo de Iniciação ao Basquete Infantil, daí a sigla GIBI, a iniciativa visa fazer com que os alunos aprendam as regras do basquetebol e estejam preparados para competir, com treinamento proporcionado por professores da rede devidamente capacitados.

 


Os alunos que participam do Projeto GIBI praticam as atividades esportivas em horário do contraturno, sendo estimulados a se destacarem também nos estudos, como condição preliminar para a prática do basquete.

 


Todos recebem uniformes com as cores e logomarca do projeto e também são incentivados a cumprirem certos preceitos de cidadania, espírito esportivo, solidariedade, respeito aos adversários, enquanto são realizadas atividades e competições para a captação de prováveis talentos no basquete.

 

 

 

 


No mês de julho de 2012, foi realizada, no âmbito da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, uma competição reunindo todas as equipes de basquete das escolas que participam do Projeto GIBI, visando o aperfeiçoamento das habilidades esportivas dos alunos, além de propiciar um encontro agradável para o intercâmbio e relacionamento social e esportivo dos atletas das diversas unidades escolares da 10ª CRE.

 


Ainda segundo informações enviadas pelo professor Humberto Figueiredo, a competição teve dois momentos especiais: No dia 9 de julho de 2012 foi a vez do encontro dos mirins, que contou com a participação das E. M. Francisco José Antonio, treinados pela professora Carla; E. M. Professor Coqueiro, campeã feminina, com o professor Marcelo; e E. M. Prof. Paulo Silva, da 9ª CRE (convidada), campeã masculina, orientados pelo professor Leonardo.

 


Os jogos aconteceram na E. M. Francisco José Antonio, na localidade de Santa Veridiana, em Santa Cruz.

 

 

 

 


No segundo momento, ocorrido no dia 16 de julho de 2012, a competição do GIBI contou com a participação das E. M. Joaquim da Silva Gomes, sob o comando do professor César; E. M. Gandhi, campeã masculina, cujos atletas foram treinados sob a orientação do professor Emmanuel; E. M. Prof. Paulo Silva, da 9ª CRE, convidada especial  e campeã feminina, liderada pelo professor Leonardo; e E. M. Bertha Lutz, vice-campeã feminina e masculina, com o professor Marcos Hilário. Deste segundo momento da competição, participaram atletas de 14 a 16 anos, todos matriculados no projeto.

 


Iniciado em fevereiro de 2010, o GIBI vem recebendo apoio da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro e, de ano para ano, tem sido ampliado, com mais escolas e mais alunos inscritos no projeto que está contribuindo efetivamente para a popularização do basquete em nossa cidade.

 


Nossos agradecimentos ao professor Humberto Figueiredo, da 10ª CRE, pelo envio das informações e das fotos aqui estampadas.

Contatos: sinvaldosouza@rioeduca.net

 

 

 

 

                                      

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
evento (29)
rio (22)
gibi (1)

Comentários
Não conhecia este projeto. Super interessante.

Postado por Fatima Lucia Braga em 29/08/2012 17:40

Professor Humberto sempre realizando seus projetos com qualidade e eficiência. Parabéns 10ª CRE pela qualidade de profissionais que possui.

Postado por Helena(by troia) GED 10ª CRE em 25/05/2013 21:21

olá. excelente projeto. gostaria de falar com o francisco liberato, que aparece na foto , teria como passar meu contato para ele : santanaederrj@hotmail

Postado por eder em 10/10/2016 12:45