A A A C
email

Sexta-feira, 17/08/2012

FolcloreArte

Tags: 6ªcre, artesmusicais, artesvisuais, artescênicas.

 

A E. M. Virgílio Francisco Monteiro está realizando com os alunos o projeto FolcloreArte com o objetivo de fazer com que os alunos conheçam a cultura e a tradição dos povos antigos e compreendam um pouco mais do seu modo de viver através da arte. As crenças, os mitos, as lendas, as festas, as superstições e a arte são a essência de um povo. Daí a ideia da escola de apresentar o folclore através da expressão artística.

 

Folcore significa sabedoria popular. A palavra folclore vem da expressão inglesa folk-lore, que significa saber do povo. O escritor e colecionador de antiguidades, William John Thoms, criou essa denominação, no século XIX, para identificar e interpretar os saberes do povo.

 

As manifestações folclóricas são, na verdade, a forma de pensar, de agir e de sentir de um determinado povo. Com toda a sua simplicidade, o folclore apresenta caracterísiticas de todas as regiões de uma nação. O folclore, como cultura popular, torna-se de fundamental importância, pois somos formados por meio de expressões culturais, costumes e tradições.

 

Pensando nisso, a E. M. Virgílio Francisco Monteiro estará realizando, durante  o mês de Agosto, o projeto FolcloreArte, com o objetivo de fazer com que os alunos conheçam a cultura e a tradição de povos antigos e compreendam seu modo de viver hoje.  As crenças, os mitos, as lendas, as festas, as superstições e a arte são a essência de um povo. Daí a ideia da escola de apresentar o folclore para seus alunos, através da expressão artísitica.

 

 

Alguns momentos do projeto FolcloreArte realizado pela E. M. Virgílio Francisco Monteiro

 

 

A E. M. Virgílio Francisco Monteiro reservou todo o mês de agosto para a apreciação e aprendizado do Folclore. Todos os dias, os alunos aprenderão lendas, cantigas, brincadeiras, parlendas e danças que representem o folclore das diversas regiões de nosso país.

 

No dia 26 de agosto, será realizada a culminância, onde serão expostos os diversos trabalhos realizados pelos alunos e as expressões de dança de algumas regiões. Todos estão convidados!

 

Veremos, a seguir, o trabalho que já está sendo desenvolvido com o projeto FolcloreArte na E. M. Virgílio Francisco Monteiro.

 

Alunos aprendem e desenvolvem trabalhos artísiticos sobre as personagens do folclore brasileiro

 

 

 

Alunos e professores preparam a escola para a exposição dos trabalhos sobre o folclore

 

 

 

Alunos trabalham com quebra-cabeça de cantigas de roda

 

 

Os trabalhos já desenvolvidos foram expostos na II UExpondo da 6ª CRE de 2012. A escola está toda mobilizada na produção dos cartazes, produções de textos, murais e danças. E tudo isso para comemorar a cultura brasileira em nossa sociedade.

 

A UExpondo teve como tema Acolhendo a Comunidade, Cultivando nossa Cultura e Cativando nossos Alunos. A exposição contou com grandes atrações e brincadeiras! Vamos ver as atividades preparadas pelos alunos e professores da escola?

 

 

Alunos fazem exposição dos trabalhos que realizaram sobre o folclore

 

 

 

Através da expressão artística, alunos apresentam o folcore brasileiro

 

 

Os alunos e professores da E. M. Virgílio Francisco Monteiro estão dando conta do recado! Os trabalhos não acabaram aqui não! Dá uma passadinha no blog da escola para ver o desdobramento destas atividades durante todo o mês de agosto. O endereço do blog da escola é http://emvirgiliomonteiro.blogspot.com.br/2011/08/projeto-folclorear.html.

 

Parabéns à E.M. Virgílio Francisco Monteiro por ajudar seus alunos, através do projeto FolcloreArte, a conhecerem o mundo em que vivem utilizando a sua imaginação. Através dela, o povo procura resolver os mistérios da natureza,  entender as dificuldades da vida e seus prórpios temores. Vocês estão ajudando a formar verdadeiros cidadãos.

 

Envie o seu projeto para ser publicado no Portal Rioeduca! Divulgue o seu trabalho! Nós somos a seXta CRE!

 

Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

                                

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (344)
artesvisuais (69)
artesmusicais (37)

Comentários
Manter viva as nossas memórias através de um projeto desses é fantástico... e viva nosso folclore tão rico!

Postado por Christiane Penha em 20/08/2012 16:10

Que lindo o projeto! Tudo o que envolve ARTE é sucesso garantido.Parabéns!!!!!

Postado por cassia cilene em 22/08/2012 18:15

Parabéns Equipe da EM Virgílio pelo maravilhoso trabalho realizado. Vocês são nota 10!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postado por KATIA BARBOZA em 23/08/2012 10:54