A A A C
email

Quarta-feira, 19/09/2012

20 anos da Creche Municipal Buriti Congonhas

Tags: 5ªcre.

Duas décadas se passaram e a C. M. Buriti Congonhas nos mostra sua trajetória ao longo deste tempo, comemorando seu aniversário no Dia Nacional da Educação Infantil.

 


Em 25 de agosto de 2012, a Creche Municipal Buriti Congonhas completou 20 anos de existência. Não há ocasião mais oportuna para comemorar essa data do que o Dia Nacional da Educação Infantil.

No dia anterior, 24 de agosto, várias atividades aconteceram na Creche, antecipando seu aniversário e para celebração final deste evento foi escolhido o Parque de Madureira, durante a Culminância da Semana de Educação Infantil / 5ªCRE.

 


História da Creche Municipal Buriti Congonhas

 

 

Uma longa trajetória de lutas marca a vida da Creche Municipal Buriti Congonhas, resultando no espaço que é hoje, um espaço criado essencialmente para conscientizar os sujeitos envolvidos com a realidade local e transformá-la.

 

Sua diretora, a professora Luciana Feidman Prietos, não se cansa de promover nas mídias sociais os trabalhos de toda a sua preciosa equipe. De fato, o trabalho em equipe resulta em melhor qualidade para todos os envolvidos. 

 

 

Creche Municipal Buriti Congonhas

 

 

 Creche Municipal Buriti Congonhas

 

 

Equipe Creche Municipal Buriti Congonhas

 

 

Creche Municipal Buriti Congonhas

 

 

 Creche Municipal Buriti Congonhas

 

Primeira foto AACs e alunos, segunda foto diretora da Creche Municipal Buriti Congonhas, profª Luciana Feidman Prietos. Terceira foto prof.ª Fátima Mendes, diretora da EM José Alpoim;  ao meio, prof.ª Célia Napole, Gerente de Educação da 5ª CRE e a prof.ª Luciana Feidman. Última foto os pequenos da Buriti.

 

 

"A Creche Municipal Buriti Congonhas foi inaugurada em 25 de agosto de 1992, pelo então prefeito da Cidade do Rio de Janeiro  Marcelo Alencar e era administrada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, inicialmente chamada CEMAC Buriti Congonhas.

 

As crianças ficavam no CEMAC Buriti Congonhas até os 6 anos de idade, quando então iam para a escola e até hoje, os moradores antigos lembram com saudades e dizem que as crianças deveriam sair da creche nessa idade.

 

A instituição foi concebida através do esforço da comunidade e da Associação de Moradores, com o apoio da Escola de Serviço Social da UFRJ, pois a comunidade fazia e faz parte de projeto de extensão da Universidade e sendo assim, há vasto material na Faculdade de Serviço Social, como produções acadêmicas, inclusive fitas de vídeos onde o grupo responsável pela construção da creche apresenta o terreno e os objetivos propostos. No ano de 2003, a creche foi transferida da Secretaria Municipal de Assistência Social para a Secretaria Municipal de Educação, nesse momento, a Professora Maria Vírgínia foi indicada para dirigir a unidade e tendo como companheira nessa tarefa a professora Simone Teixeira Oliveira como professora articuladora e hoje diretora adjunta da instituição. No início, as instalações eram precárias, faltavam lâmpadas, cadeiras, o computador era antigo, não havia impressora para os trabalhos administrativos. Em agosto de 2006, assumiu a direção, a professora Luciana Feidman Prietos, em sua primeira experiência fora de turma.

 

Os profissionais eram todos terceirizados, no início, a Associação de Moradores era a empregadora desses funcionários, passando posteriormente para as OSC (organizações da sociedade civil) e as únicas funcionárias da SME eram a diretora e a professora articuladora.

 

A Creche Buriti Congonhas continuou o trabalho com a UFRJ, através da parceria formalizada pela 5ª Coordenadoria Regional de Educação da Secretaria Municipal de Educação – Rio de Janeiro, que previa o planejamento e realização em conjunto de atividades destinadas às crianças, especialmente as referentes a questões de saúde e de educação. Infelizmente, por motivos de falta de segurança e apoio da Associação de Moradores, o projeto foi temporariamente suspenso, a biblioteca que havia na comunidade, foi desfeita, e a única instituição ativa no local, hoje, é a creche.", relata a direção, através do Blog da Creche.

 

O Rioeduca tem o enorme prazer de compartilhar este momento lindo com os leitores do Blog A Revolução Acontece / SME e deseja à Creche Buriti sucesso nesta caminhada brilhante, desejando também paz e união de todos, além de grandes parcerias com a comunidade, pois certamente resultarão, em todos os momentos, um ganho para seus alunos.

O carinho, a dedicação, o compromisso com seus alunos, junto ao talento de toda equipe foram, são e serão fundamentais para galgarem o sucesso!

Parabéns!

 

Visite o Blog da CM Buriti Congonhas, clicando no link http://cmburiticongonhas.blogspot.com.br/
 

 

 

 Professor, mostre seu trabalho ao Mundo através do Portal Rioeduca,

mas para isso entre em contato com o representante de sua CRE, clicando em SOBRE NÓS.

 

Regina Bizarro

Professora Representante do Rioeduca 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza 

                                


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (414)

Comentários
Parabéns C.M. Buriti Congonhas pelos 20 anos dedicados à educação buscando educar os pequeninos com qualidade , competência e dinamismo.Que Deus derrame muitas benção sobre todos nesta Unidade escolar.

Postado por Fatima Lucia Braga em 17/09/2012 10:19