A premiação da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi realizada em dois momentos: uma, no dia 27 de julho, onde foram premiados os medalhistas de prata e bronze, as escolas, os professores e os municípios. A outra premiação,de caráter nacional, aconteceu no dia 27 de agosto,no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A Escola Francis Hime, mais uma vez, ficou em destaque.
Sendo premiada, pela 3ªvez consecutiva , a Escola Francis Hime está entre as 127 melhores do país na 7ª OBMEP. Além disso,o professor Luiz Felipe, que é professor da rede e trabalha na escola,foi premiado pela 4ªvez (2007,2009, 2010 e 2011). E os alunos também brilharam:1 medalha de ouro, 1 de prata e 4 de bronze.
Na cerimônia de premiação nacional, estiveram presentes: a presidente Dilma Rousseff, acompanhada do ministro da Educação, Aloisio Mercadante, do ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp e do governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, além da secretária de Educação, Claudia Costin.
O aluno medalhista de ouro, Marlon Benjamin, de 15 anos, que está no 9º ano do Ensino Fundamental, respondeu as perguntas do Rioeduca:
Quando e como começou o seu interesse pela Matemática?
A verdade é que eu sempre fui um admirador da matemática, via o meu irmão fazendo cálculos e aquilo me impressionava, eu achava super difícil. Mas a minha paixão pela mesma só começou no ginásio, quando eu tive aulas com o professor Felipe e aprendi através de jogos e aulas bem dinâmicas uma matemática diferente e muito mais agradável.
Pensando em futuro, como você planeja usar esse conhecimento premiado em Matemática? Vai fazer uma faculdade relacionada à Matemática ou tem outros planos?
Eu penso sim em me formar em áreas relacionadas com a matemática, hoje tenho preferência pela engenharia, até por aspectos financeiros, mas tenho vontade de após formado em engenharia fazer uma faculdade de matemática.
A OBMEP, criada em 2005, é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e é promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e Inovação e da Educação. Os alunos que receberam medalhas em todo o Brasil poderão participar do Programa de Iniciação Científica Júnior com uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por um ano, em 2013, caso sigam matriculados na rede pública de ensino. Quando estiverem na universidade, o desempenho na competição será levado em conta como critério para o programa do governo federal Ciência sem Fronteiras.
A Escola Municipal Francis Hime também ficou entre as 10 melhores escolas da prefeitura do Rio de Janeiro no IDEB 2011, batendo a meta estipulada e ficando em 7º lugar na rede.
PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!
CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA! RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?
Parabéns equipe e alunos da FRANCIS. Estamos dividindo este orgulho com vcs. Eu especialmente estou muito feliz vendo exalunos. beijos IANA minha aluna quando era antiga C.A.
Postado por Dilma Vianna em 20/09/2012 14:16
Parabéns Marlon Benjamin e sucesso sempre.
Postado por Fatima Lucia Braga em 23/09/2012 21:58