
Quinta-feira, 20/09/2012
Lixo, Reciclagem e Aconchego
A Rio +20 ainda não acabou na Creche Municipal Aconchego. De portas abertas para o futuro, eles continuam o trabalho pedagógico de reutilização e reciclagem. Educar o olhar para o lixo começa de pequenino.
A criança pequena precisa ter sua imaginação instigada e enriquecida para que possa elaborar sua visão de mundo. A ludicidade também precisa ser contemplada na elaboração das atividades educacionais. Eles conhecem o mundo com o trabalho de suas mãozinhas sobre os objetos e assimilam na maneira significativa como os conceitos são apresentados. Assim, os pequeninos desta creche estão, desde o início deste ano, colocando as mãos no lixo. Aliás, não só as mãos. O corpo todo foi solicitado nas atividades de circuito elaboradas com o objetivo de fazê-los entender que lugar de lixo é na lixeira. E na lixeira correta.
Depois de conhecer e produzir mini lixeiras para coleta de materiais para reciclagem, ficou muito mais fácil percorrer o labirinto de tarefas para jogar cada lixo em seu lugar. O circuito é uma atividade de Educação Física, que propõe a passagem em vários aparelhos ou situações até que se atinja o objetivo proposto, como vemos nas fotos acima. A montagem do circuito em si, já pode contemplar o uso de materiais recicláveis como os velhos pneus. A criança se sente desafiada a superar seus limites na realização das tarefas e valoriza ainda mais o ato final. Então, colocar vidro, plástico, metal e papel na lixeira adequada vira uma gostosa brincadeira.
O contato com o mundo fantástico das lendas do nosso folclore também ganha contornos ecológicos quando são utilizados materiais reciclados para representá-los. O Saci, a Cobra Grande, os bois Garantido e Caprichoso ganhando vida, a partir de caixas de ovo, garrafas PET, caixas de leite e muito trabalho das pequenas mãos torna-se muito mais significativo do que imaginá-los. No blog da Creche, podemos ver, com detalhes, cada uma dessas atividades. E observar a seriedade com que as crianças trabalharam na produção de cada objeto.
O uso pedagógico de material reciclado também foi um dos pontos altos da Semana da Educação Infantil da escola. A família foi envolvida na produção de brinquedos e jogos a partir do material que a creche já possuía. Os responsáveis confeccionaram os brinquedos e brincaram junto com seus filhos levando com eles a capacidade de produzir novos brinquedos a partir de materiais que podem encontrar no quintal de casa.
Agora, com a proximidade da Primavera, eles voltaram seus olhos para as Artes. O artista inspirador foi Jean Claude Monet. O material reciclado ganha nova vida através do trabalho concentrado dos pequeninos. Fundo e figura, caule e folha, cor e flor foram compondo a maquete do quadro Flores da Primavera. Na Creche Municipal Aconchego, as portas estão abertas para a estação das flores e para o futuro consciente e atuante de seus alunos. Confiram com mais detalhes as atividades realizadas no blog deles que está recheado de boas ideias.
Contate-nos angela.freitas@rioeduca.net twitter @angeladario facebook Angela Regina de Freitas
|


blogsdeescolas (402)
3ªcre (326)
meioambiente (103)
creches (89)
Postado por Maria Aparecida em 20/09/2012 08:41
Postado por Edna Novaes em 20/09/2012 21:18
Postado por CLAUDIA REGINA MARQUES em 20/09/2012 22:34
Postado por MARA em 20/09/2012 22:55