A A A C
email

Quarta-feira, 03/10/2012

Prato do Dia: Poesia

Tags: 3ªcre, riodeleitores, jogos, blogsdeescolas.


 

A Poesia já foi chamada muitas vezes de alimento da alma. A E. M. Maranhão, da 3ª CRE, está servindo este alimento de bandeja. Você também está com fome de poemas?

 

 

Ela foi a primeira maneira de guardarmos no coração (de cor) as narrativas que nos eram contadas por nossa família ou tribo. A poesia, com sua escolha arbitrária de palavras, alimentou-nos os ouvidos de beleza e nossa imaginação, de personagens. A Ilíada, a Odisseia, a Eneida e o nosso Os Lusíadas nutriram a mente de tantos e tantos com suas histórias fantásticas e seus belos versos. Pois é este alimento privilegiado que está sendo servido no almoço da E. M. Maranhão.

O projeto Almoçando com Poesia tem por objetivo aproximar a poesia do dia a dia como outrora já ocorreu e incentivar a prática da leitura, buscando uma integração com todos os segmentos da comunidade escolar e diversificando os espaços de leitura. Por que não aproveitar o momento em que se alimenta o corpo para suprir as necessidades também da alma?
Os poemas são colocados em suportes que ficam ao alcance do olhar, bem ali sobre as mesas do refeitório. Basta escolher o autor preferido: Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes e outros. O cardápio poético é tão variado e nutritivo quanto a merenda. Em agosto, foram servidos também provérbios, trava-línguas e adivinhas. Até quem não vai almoçar acaba consumindo as iguarias poéticas.

 

 

 

 

 

 

 

 

E como quem se alimenta de leituras enriquece seu imaginário, não demorou nada para que, quem consumia poesia, passasse a ser produtor. E estas produções foram realimentar os famintos de poemas. Então, a equipe pedagógica e a professora da Sala de Leitura Tânia Cristina criaram o Game Show Poético. Foi o momento de partilhar as produções dos alunos e testar o conhecimento de todos sobre os poemas lidos. As equipes foram formadas e quem não foi selecionado ficou na torcida. Claro que no final todo mundo ganhou em conhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

Aliás, a E. M. Maranhão é uma Escola de Leitores. Tem sempre uma atividade ligada à leitura acontecendo por lá. Leitura na Janela é o momento de indicar o livro que leu ao colega; Ilustrando seu poema preferido como os alunos do sexto ano fizeram com o Ou Isto ou Aquilo da Cecília Meireles e a releitura dos provérbios trabalhados em agosto.

 

 

 

 

 

 

 

Como Um Tijolo Só não Faz a Maranhão, projeto político pedagógico da escola, eles estão construindo dia a dia uma escola de excelência. Confiram estas e outras ações no blog Maranhão em Ação.

 

 

 

 

Contate-nos

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsdeescolas (402)
3ªcre (326)
riodeleitores (185)
jogos (31)

Comentários
Fome de leitura, iguaria poética, prato do dia: poesia... Que beleza de projeto!! Parabéns pela iniciativa da equipe técnico-pedagógica de VALORIZAR e incentivar a leitura de textos poéticos. A poesia é necessária!! Profª Ana Lúcia F. Nóbrega

Postado por Ana Lúcia Fernandes Nóbrega em 03/10/2012 09:25