A A A C
email

Quarta-feira, 17/10/2012

Água Santa em Projeto

Tags: 3ªcre, protagonismojuvenil, blogsderioeducadores.

 

Projetar é apontar as armas para que o alvo seja atingido com êxito. As armas da professora Patrícia Faria são seus alunos da turma 1502 e o alvo é um futuro sustentável para o bairro de Água Santa onde fica localizada a E.M. Brigadeiro Faria Lima da 3ª CRE.

 

 

 

Tendo a sustentabilidade como linha mestra do projeto político pedagógico, a E.M. Brigadeiro Faria Lima desenvolveu importantes atividades neste ano letivo como já conferimos no post Feira Interdisciplinar de Sustentabilidade. A professora Patricia Faria da turma 1502 resolveu acrescentar outro relevante ingrediente a esta reflexão: voltar os olhos para a sua comunidade - seu bairro, seus vizinhos, suas alegrias e problemas locais. É da apropriação de seu bairro que se pode atuar no mundo.

 


Desde o início do ano, a turma foi colocada a par deste objetivo de maior conhecimento de seu bairro, suas mazelas e potencialidades. O blog Ciências e Ambiente na Brigadeiro foi criado para registrar as ações do grupo. O caminho da ciência já havia sido escolhido.

 

 

 

 

 

 

Objetivos traçados, coube a todos o conhecimento da história do bairro a partir de seu nome e da ocupação humana dos espaços. O registro dos problemas atuais e a observação da geografia local foram outras atividades realizadas pelos alunos. Passado e presente contribuíram para uma visão bastante realista do entorno da escola e do bairro como um todo.

 

 

 

 

 

 

Com os conceitos adquiridos, eles puderam imaginar a Água Santa do início da sua história e projetar, a partir dos trabalhos sobre sustentabilidade, a Água Santa ideal.

 

 

 

 

 

 

Surgiram do desejo dos alunos ônibus ecológicos circulando pelas ruas e um Centro de Reciclagem para que o lixo acumulado em local inadequado não aparecesse mais nas fotos. Então, desse belo trabalho histórico-científico cresceu o amor pelo bairro e a consciência da manutenção das atitudes sustentáveis para o futuro de todos. A apropriação dos conhecimentos e de sua comunidade aumenta a responsabilidade com o futuro. Atuar conscientemente é obrigatório para quem projeta um bairro melhor no futuro.

 

 

 

 

Imagens e informações retiradas do blog da turma.

 

 

 

Contate-nos

 

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Comentários
foi Um bom trabalho,Mas achei esse muito legal. falamos da agua santa ideal e agua santa antigamente.. adorei esse projeto...

Postado por karine em 17/10/2012 19:18

Gostei muito de ver o nosso trabalho aqui no Rioeduca. É bom saber que estamos no caminho certo e ter nosso trabalho reconhecido!

Postado por Patrícia em 18/10/2012 11:44