A A A C
email

Quarta-feira, 17/10/2012

Linguagem Teatral Sensibiliza, Emociona e Provoca

Tags: 6ªcre, artescênicas, riodeleitores.

A professora Luciane da Escola Municipal Cláudio Ganns realizou, no início do 2º semestre, uma Oficina de Teatro com os alunos de 3º ao 5 º ano.  O principal objetivo do trabalho foi estimular a criatividade, a memória auditiva, a oralidade, o gosto pela leitura e a desinibição para falar em público.

 

O Teatro na educação é um espaço a ser conquistado. Embora existam educadores que acreditam na força que ele tem para promover a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, ainda há  um grande número de professores que não aceitam, não acreditam e não dão o devido valor ao exercício teatral no processo educativo do aluno.

 

Utilizar o Teatro aliado à educação oportuniza aos educandos um conhecimento diversificado e lúdico, por que existe um clima de liberdade, no qual o aluno libera seu potencial. Quando o educando interpreta uma personagem ou dramatiza uma situação, revela parte de si mesmo, mostrando como  se sente, pensa e vê o mundo.

 

A atividade teatral ensina a aprender com a diversidade e somente assim é que ocorre a construção do conhecimento do sujeito.

Procurando aprimorar o desenvolvimento de seus alunos,  a professora Luciane da Escola Municipal Cláudio Ganns encontrou no Teatro um recurso pedagógico muito eficaz.  Ela realizou a Oficina de Teatro com os alunos do 3º ao 5º ano, tendo por objetivo estimular a criatividade, a memória auditiva, a oralidade e a desinibição para falar em público.

 

 

 

A professora Luciane encontrou no Teatro o caminho para ajudar no desenvolvimento intelectual e emocional dos alunos de 3º ao 5º ano

 

 

No primeiro momento da oficina, os alunos ouviram as histórias contadas pela professora  Luciane da Sala de Leitura e, em seguida, conversaram sobre as questões abordadas no livro.

O segundo momento foi marcado pela confecção de dedoches para a realização do Teatro de Fantoches. Esta  modalidade do Teatro permite que os alunos explorem todos os movimentos dos dedos, mãos e braços e, a partir daí, criem uma atmosfera de conhecimento do próprio corpo.

No terceiro momento, cada aluno participou, como um personagem, da contação da história escolhida .

O quarto e último momento foi a escolha de um colega para contar a história de João e Maria no Quintal de Histórias.

 

 

 

O Teatro de Fantoches teve sua origem na Antiguidade, quando modelavam-se bonecos de barro

 

 

 

O Teatro de Fantoches permite que os alunos discutam e reflitam sobre valores e atitudes, conhecendo os acontecimentos da realidade social

 

 

A aluna escolhida pela turma para contar a história de João e Maria foi a encantadora Milene. Assista ao vídeo abaixo e se deleite com esta aluna que, com sua voz, cativa  e prende a atenção de todos.

 

 

 

 

 

A oficina proposta pela professora Luciane está preparando os alunos para enfrentarem os problemas que estão por vir em sua trajetória.  Além disso, ajuda na evolução de  várias áreas, como a coordenação, a criatividade, a memorização, no vocabulário e a socialização.

 

Parabéns à professora de Sala de Leitura, Luciane,  por utilizar a linguagem teatral para perceber os traços de personalidade de cada aluno e, principalmente, para estabelecer estratégias que ajudem  no aprimoramento do trabalho pedagógico.

 

  

Você gostou desta oficina? Realize-a em sua escola e depois conte-nos como foi. Será um prazer divulgar o seu trabalho no Portal Rioeduca. Nós somos a seXta CRE!

 

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter:@PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (344)
riodeleitores (185)

Comentários
Parabenizo o excelente trabalho que a professora Luciane vem desenvolvendo com seus alunos. Sempre de forma dinâmica e criativa vem atraindo cada vez mais nossos alunos para o mundo maravilhoso das descoberta dos livros. Parabéns tia Lu.

Postado por Valdéris em 17/10/2012 22:35

Agradeço as belíssimas palavras referidas a este trabalho. As vezes, pequenas ações vista por pessoas com sensibilidade torna-se um grande feito.

Postado por Luciane Siqueira de Oliveira em 19/10/2012 21:04

Agradeço as belíssimas palavras referidas a este trabalho. As vezes, pequenas ações vista por pessoas com sensibilidade torna-se um grande feito. Foi um prazer realizar este projeto com esses alunos, eles são maravilhosos e alcançaram plenamente os objetivos traçados para este trabalho. Espero que este sirva de incentivo para outras professoras, pois vale a pena inovar e ousar!

Postado por Luciane Siqueira de Oliveira em 19/10/2012 21:13

Pequenas ações fazem toda a diferença. Adoró a história João e Maria. Parabéns, professora Luciane pelo belo trabalho.

Postado por Christiane Penha em 20/10/2012 15:07

Parabéns pelo trabalho. Adorei.

Postado por Christiane Penha em 20/10/2012 20:30

Parabéns profª por esta grandiosa iniciativa! Parabéns equipe da EM Claudio Ganns!

Postado por KATIA BARBOZA em 22/10/2012 19:08