A A A C
email

Sexta-feira, 02/11/2012

Preparando Cidadãos

Tags: 3ªcre, educaçãoinfantil, creches.

 

 

A democracia é um exercício diário de escolhas. É preciso exercitar a capacidade de decidir o melhor para si próprio e para o grupo. Toda a sociedade é afetada por essas escolhas. A Creche Municipal Nosso Cantinho, da 3ª CRE, escolheu formar cidadãos. Confiram!

 

 

 

O processo democrático é baseado na representatividade. São escolhidos, entre nossos pares, aqueles a quem daremos um voto de confiança. Cabe aos escolhidos cumprir bem esse papel e, a nós, cobrarmos e fiscalizarmos todas as ações nesse sentido.  A Creche Municipal Nosso Cantinho, dando continuidade ao projeto Greminho, realizou suas eleições aprofundando ações para preparar os cidadãos do futuro.


Como tudo que envolve a Educação Infantil, a ludicidade esteve presente, mas as crianças sabem que o assunto é sério. Elas elaboraram, em produção coletiva e ilustrada, uma carta com as reivindicações que julgaram mais pertinentes às suas necessidades e demandas.

 

 

 

 

 

 


Então, partiram para o exercício democrático de escolha de seus representantes. Aqui a escrita mostrou todo o seu papel social. Assinar a lista registrando sua presença e manifestar sua vontade escolhendo seu representante são alguns exemplos da importância da aquisição desse conhecimento, além da carta que registrava seus desejos. O momento era de compromisso com o próprio futuro. Cada voto depositado na urna levava muito mais do que o nome do colega que o representaria. Levava a esperança de ver seus pedidos atendidos. 

 

 

 

 

 

 

Mas o processo democrático não termina com o voto na urna. É preciso registrar a contagem dos votos e definir quem representará a coletividade. Mais um momento de aprendizagem da importância do registro na sociedade. Registro este que deve ser lido, entendido e consultado por todos a qualquer momento.

 

 

 

 

 

 

 

Também é preciso acompanhar o trabalho dos representantes eleitos. Nas turmas do Maternal II, as eleitas foram Angelina e Kauanny. Elas terão a missão de fazer, valer junto à direção da creche, todos os pedidos registrados na carta. E podemos conferir que eles são muito justos e ainda tem um recadinho sobre as qualidades do presidente do Greminho.

 

 

 

 

 

 

 

Muito bom saber que o nosso futuro está sendo bem preparado para exercer a cidadania com responsabilidade. Confiram mais ações da C.M. Nosso Cantinho no blog da escola.

 

 

 

 

 

 

 

Contate-nos

 

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3ªcre (326)
creches (89)

Comentários
Que projeto lindo! Adorei a cartinha dos alunos!

Postado por Roberta Vitagliano em 02/11/2012 07:39

Regina, parabéns a vc e aos seus funcionários pelo belo Projeto. Bjs Vera

Postado por Vera Lucia Guedes em 02/11/2012 14:41