
Sexta-feira, 02/11/2012
Viva Jovelina, Pérola Negra do Samba
O Polo de Educação para o Trabalho, Telêmaco Gonçalves Maia, estabeleceu uma parceria com a Arena Carioca da Pavuna, Jovelina Pérola Negra, através do professor Nilton Barbosa Filho. Com essa parceria, desenvolveu uma oficina de desenhos com o objetivo de comemorar os 68 anos da cantora e partideira Jovelina Pérola Negra
Pérola Negra do Samba
Jovelina Pérola Negra foi uma das grandes damas do samba e do pagode. Voz rouca, forte e amarfanhada, de tom popular e força batente. Nascida em Botafogo, Jovelina fincou o pé na Baixada, em Belford Roxo. Pastora do Império Serrano, ajudou a consolidar o que é chamado hoje de pagode.
O sucesso chegou tardiamente e ela não realizou o sonho de ganhar muito dinheiro e dar aos filhos tudo o que não teve. Faleceu aos 54 anos de enfarte.
PET Telêmaco Gonçalves Maia e Arena da Pavuna: uma Parceria de Sucesso
Através do Professor Articulador Nilton Barbosa Filho, estabeleceu-se uma parceria entre o Polo de Educação para o Trabalho, Telêmaco Gonçalves Maia, e a Arena Carioca da Pavuna, Jovelina Pérola Negra.
A Arena oferece oficinas gratuítas em vários horários e programação de música, dança, teatro, standup comedy e shows para 1.500 pessoas
Da união, nasceu o projeto Viva Jovelina, Pérola Negra do Samba, que comemorou os 68 anos da cantora e partideira. Esse foi o ponto gerador para a realização do trabalho artístico primoroso de criação de pranchas de caricaturas e de desenhos de personalidades do samba pelos alunos do Polo de Educação para o Trabalho Telêmaco Gonçalves Maia.
Herança da Musicalidade Africana
Orientados pelo professor Nilton Barbosa e pelos professores da Arena Jovelina Pérola Negra, os alunos partiram de uma pesquisa minuciosa sobre a ancestralidade afrodescendente e a herança da musicalidade africana que gerou o samba, o caxambu, o jongo e o partido alto.
Esse último foi caracterizado pela tradição do improviso verbal, rimado, sustentado pelas palmas e por ritmo e melodia espontânea. Reúne uma roda de cantoria trazida do coração da África, mais precisamente de Angola, de onde ressoavam os batuques ancestrais que alcançaram as terras quilombolas da Bahia e do Rio de Janeiro na época da colonização.
Como o repente nordestino, o Partido Alto também adquiriu as características do desafio entre duplas ou grupos de improvisadores, tornando as rodas de samba mais dinâmicas e divertidas.
A casa da Tia Ciata foi palco das rodas de grandes partideiros que, mesmo sendo perseguidos pela polícia, consolidaram o estilo como samba de raiz. Atualmente, ele permanece vivo e forte, graças à contribuição de Clementina de Jesus, um grande nome representante da ancestralidade africana que deixou um legado para Martinho da Vila, Candeia, Aniceto, Geraldo Babão, João da Gente, Jair do Cavaquinho , Almir Guinéto, João Nogueira, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, Alcione, Beth Carvalho, Lecy Brandão e tantos outros. Mas foi Jovelina Belfort, a Pérola Negra que continuou a tradição de Clementina.
Oficina de Desenhos com Caricaturas de Personalidades do Samba
Após a vasta pesquisa relatada acima, os alunos do PET - Polo de Educação para o Trabalho - Telêmaco Gonçalves Maia produziram caricaturas das grandes personalidades do samba. Entre elas, a própria Jovelina Pérola Negra.
As caricaturas realizadas pelos alunos do PET enfatizaram e exageraram as características das personagens pesquisadas de uma forma humorística, além de retratarem gestos vícios e hábitos particulares.
As caricaturas que veremos a seguir apresentam um estilo bastante semelhante ao cartoon. São divertidos e com um leve exagero que não deprecia a pessoa desenhada.
A palavra caricatura vem do italiano "caricare", que significa carregar no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção
É comum vermos caricaturas políticas em nossos jornais ou revistas. Entretanto, as sátiras sociais através de caricaturas já existiam principalmente a partir do Século 18, realizadas por artistas de renome.
A caricatura é a "mãe" do expressionismo, onde o artista desvenda as impressões que a índole e a alma deixaram na face da pessoa.
Todos estão de parabéns pelas obras que abrilhantaram a exposição cultural durante evento do dia 21/07/2012 que foi coroado de êxito. Feijoada, muito samba de raiz, partido-alto e fundo de quintal. Sem deixar de mencionar o show da bateria do GRES Império Serrano, a escola de coração da Pérola Negra do Samba.
Termino a matéria parabenizando todos os envolvidos neste processo educacional: professores, alunos, coordenadores e tantos outros que ajudaram, de alguma forma, para o desenvolvimento da expressão; ajudando o aluno a atuar de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando e sugerindo.
Para finalizar, apresento a vocês um vídeo mostrando o desenvolvimento de todo otrabalho. Vamos apreciar este belíssimo projeto!
Gostou deste projeto? Envie o seu para seu publicado no Portal Rioeduca. Será um prazer divulgar o seu trabalho! Nós somos a seXta CRE!
Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE Twitter: @PatriciaGed E-mail: pferreira@rioeduca.net
|


Postado por Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE Comentar (3) Indicar para amigo(a)
6ªcre (344)
artesvisuais (69)
Postado por KATIA BARBOZA em 02/11/2012 20:04
Postado por Profº Nilton Barbosa em 05/11/2012 01:25
Postado por Sueli Guedes em 06/11/2012 10:14